Os 35 anos de “Fight for the Rock”
“Fight for the Rock” é o terceiro álbum da banda americana de heavy metal Savatage e foi lançado no dia 30 de junho de 1986 pelo selo Atlantic Records. A produção foi de Stephan Galfas em associação com Steven Machat e Rick Smith.
Esse trabalho marca a estreia na line up do Savatage do excelente baixista Johnny Lee Middleton, que ajudaria nos anos seguintes a moldar o som singular da banda. Porém “Fight for the Rock” também divide opiniões, pois fãs menos informados não sabem o que por que da queda do nível das composições em relação aos discos anteriores. A Atlantic Records foi a responsável por tudo, pois solicitou aos irmãos Oliva (principalmente Jon) a escrever músicas pop-rock para outros artistas com o pseudônimo de John Waite. No entanto, a gravadora acabou se valendo do contrato para escolher algumas dessas canções e obrigar o Savatage a grava-las.s e virando e disse à banda. Isso prejudicou em muito a credibilidade da banda aos olhos da crítica e principalmente com os fãs mais elais e antigos, que naquela altura não sabiam dos problemas que a banda enfrentava. Para piorar Jon Oliva comaçava a lidar com uma forte depressão usando drogas e álcool. A banda se recuperaria apenas após o lançamento do próximo disco, “Hall of the Mountain King” em 1987, mas Jon pagaria um alto preço nos anos seguintes.
Devido as severas críticas iniciais que o disco sofreu foi uma opção conjunta (gravadora e banda) não lançar nenhum single, mas devido a popularidade do heavy metal naquela época e a fama obtida graças aos ótimos trabalhos anteriores, “Fight for the Rock” conseguiu ingressar na concorrida parada de álbuns Billboard 200 na posição número 158. O cover de “Wishing Well“, clássico da banda Free, também teve certo destaque nas rádios americanas.
A tour de divulgação também foi afetada pelos problemas e foi bem aquém do que poderia ter sido por uma gravadora major. A primeira apresentação ocorreu no dia 10 de julho no famoso L’Amour, no bairro do Brooklyn, em Nova York. Após algumas outras datas locais a banda se apresenta na Finlândia, Dinamarca e Alemanha e encerra o giro ainda em 1986, na cidade Tilburg, Holanda no dia 12 de dezembro.
Milagrosamente os quatro primeiros discos do Savatage foram lançados por aqui sem muitos atrasos e “Fight for the Rock” foi um deles. Minha cópia demorou um bocado para chegar na estante e fazer companhia aos clássicos “Sirens”, “Power of the Night” e “Hall of the Mountain King”. Fama ruim de disco corre mais que fofoca e por isso só comprei minha cópia de “Fight for the Rock” em 14 de maio de 1992 no ótimo sebo chamado Ventania, que ficava próximo a Galeria do Rock. Pra se ter uma ideia da minha falta de pressa em completar a coleção (mesmo sendo essa uma das minhas bandas favoritas), naquela altura eu já tinha comprado LPs importados dos álbuns “Gutter Ballet” e “Streets”, lançamentos de 1989 e 1991 respectivamente.
“Fight for the Rock” não é um clássico só do Savatage, muito pelo contrario, mas se tivesse sido lançado por uma banda de hard rock mesmo que iniciante teria obtido ótimos resultados, pois existem faixas bem legais no disco. O problema é que o parâmetro se chamava Savatage, e daí o sarrafo era muito, mais muito mais alto. O trabalho ficou taxado como ruim por causa da concorrência absurda que os demais trabalhos da banda impõem quando a discografia é colocada na mesa. Mas, se fosse não conhece é bom ter seu próprio julgamento. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 30 de junho de 1986.
Selo: Atlantic (EUA); WEA (Brasil).
Produção: Stephan Galfas.
Savatage:
Jon Oliva – lead vocals, piano
Criss Oliva – guitars, backing vocals
Johnny Lee Middleton – bass guitar, backing vocals
Steve “Doc” Wacholz – drums, percussion
Additional musicians:
Larry Dvoskin (credited as “Dvoskin”) – keyboards
Brent Daniels – backing vocals
Lado A:
1.”Fight for the Rock”
2.”Out on the Streets”
3.”Crying for Love”
4.”Day After Day” (Badfinger cover)
5.”The Edge of Midnight”
Lado B:
1.”Hyde”
2.”Lady in Disguise”
3.”She’s Only Rock ‘n Roll”
4.”Wishing Well” (Free cover)
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)