“Completando 28 anos”

Dirt” é o segundo álbum de estúdio da banda americana Alice in Chains e foi lançado em 29 de setembro de 1992 pelo selo Columbia Records. As gravações foram realizadas entre os meses de abril e julho de 92 nos estúdios Eldorado Recording Studios em Burbank, London Bridge, Seattle e no One on One Recording Studios em Los Angeles. A produção foi de responsabilidade de Dave Jerden e do Alice in Chains, exceto a faixa “Would?”, que teve a produção da banda e de Rick Parashar.

As canções do álbum enfocavam depressão, dor, raiva, comportamento anti-social, relacionamentos complicados, vício em drogas guerra, morte e outros tópicos, mas sempre com uma extrema carga emocional.  O disco trouxe reconhecimento e fama à banda muito além de seu álbum de estreia. Para muitos fãs, “Dirt” é lembrado como a obra prima do Alice in Chains e o clássico definitivo da então chamada era de ouro do estilo grunge no início dos anos 90.

A maior parte das músicas do álbum foi composta pelo guitarrista Jerry Cantrell, mas o vocalista Layne Staley escreveu duas músicas sozinho em primeira mão sendo elas as faixas “Hate to Feel” e “Angry Chair“, ambas também apresentam Staley tocando guitarra.  A faixa “Iron Gland” traz Tom Araya do Slayer nos vocais como convidado especial.

Os singles de “Dirt” foram: “Would?” que obteve classificações nas paradas ‘Mainstream Rock Tracks’, número 5 e ‘Modern Rock Tracks’ o numero 11;  “Them Bones” no ‘Mainstream Rock Tracks’, posição 24 e no ‘Modern Rock Tracks’ a posição 30; “Angry Chair”  conseguiu sétimo na ’Mainstream Rock Track’ e o número 34 na ‘Modern Rock Tracks’; “Rooster”  foi número 8 no ‘UK singles charts’ e “Down in a Hole”  a décima posição ‘Mainstream Rock Tracks’. Já o álbum  chegou ao número 6 na parada Billboard Top 200 e 42 na UK Albums. “Dirt” foi certificado com disco de platina no Canadá com 100 mil cópias vendidas. O LP repetiu o mesmo número em vendas no Reino Unido e com isso recebendo o disco de ouro local e nos Estados Unidos superou os 4 milhões de discos vendidos e assim sendo certificado com quádrupla platina. A revista Metal Hammer em 2006 classificou o álbum na posição 18 em sua lista ‘Os 200 Melhores Álbuns dos anos 90’. Já a Classic Rock em 2001 em sua lista ‘100 Melhores Álbuns de Rock de Todos os Tempos’, postou “Dirt” no número 50. A publicação Visions da Alemanha coloca o disco na posição número 7 em sua lista ‘100 Álbuns Mais Importantes da Década de 1990’. Com esse trabalho o Alice in Chains foi indicado ao Grammy Awards em 1992, como ‘melhor performance de hard rock’.

A tour promocional de “Dirt” contou com shows do Alice in Chains como headliner e também servindo como open-act para Ozzy Osbourne por três meses. Além disso a banda participou de festivais de médio e grande porte como o Hollywood Rock aqui no Brasil em janeiro de 1993 ao lado de Nirvana, Red Hot Chili Peppers, L7 entre outros e o itinerante  festival alternativo Lollapalooza ao lado de Primus, Tool, Rage Against the Machine e Babes in Toyland. No total foram 137 apresentações entre 25 de junho de 1992 (em Los Angeles) e 29 de setembro de 1993 (em Detroit).

O sucesso de “Dirt” se refletiu também nas publicações especializadas com a banda sendo destaque em capas, resenhas de shows e várias entrevistas.

Solicitamos a opinião do colaborador Márcio Machado aqui do HB, que definiu “Dirt” da seguinte maneira:

Dirt” é uma obra atemporal e uma pérola do heavy metal. O conjunto do lírico somado ao denso instrumental, tornam o disco uma viagem sombria e carregada com os mais obscuros sentimentos. Somado a isso, temos um descarrego de riffs de um Cantrell inspiradíssimo, soando preciso conforme o momento pede, pesado ao extremo em “Them Bones” e melódico e carregado de feeling em “Down in a Hole”. Uma das principais obras dos anos 90 e um verdadeiro expurgo sentimental transformado em música e acertando em cheio os ouvintes os envolvendo na sua atmosfera! Uma experiência sonora e uma das obras primas do rock! Vida longa ao Alice in Chains!

 Lado A

1.”Them Bones

2.”Dam That River”    

3.”Rain When I Die”   

4.”Down in a Hole”    

5.”Sickman”      

6.”Rooster”

Lado B

1.”Junkhead”     

2.”Dirt”     

3.”God Smack”  

4.”Iron Gland”            

5.”Hate to Feel”

6.”Angry Chair” 

7.”Would?”       

Alice in Chains:

Layne Staley – vocal, guitarra

Jerry Cantrell – guitarra, vocal

Mike Starr – baixo

Sean Kinney – bateria

Convidado especial:

Tom Araya – vocal em “Iron Gland”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)