A banda britânica de metal Cage Fight anunciou o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Exuvia, previsto para o dia 1º de maio via Spinefarm. A formação atual conta com Rachel Aspe (vocais), James Monteith (guitarra), Nick Plews (bateria) e Will Horsman (baixo). O anúncio chega acompanhado do novo single e videoclipe, “Un Bon Souvenir”.

Sobre a faixa, Rachel Aspe comenta: Não cuspa no prato que come. Essa música faz referência a uma experiência anterior em uma banda controlada por uma pessoa tóxica e manipuladora. É um lembrete de que diminuir os outros não vai te elevar. Foi uma experiência difícil, mas, como ele mesmo disse, ainda é uma boa memória — ça reste un bon souvenir.”

 

O videoclipe retrata o desmoronamento do falso mundo de um protagonista construído sobre manipulação e controle. Embora inicialmente pareça forte, suas convicções se revelam frágeis, evidenciadas pela dependência de uma orientação espiritual obscura para se reafirmar. Antes visto como o pilar daquele universo, ele é exposto como uma cobra — a queda de um falso rei.

Gravado por Sam Bloor no Lower Lane Studios e mixado por Jim Pinder (Sleep Token, Malevolence), Exuvia mantém o coração hardcore old school cru e pulsante do Cage Fight — repleto de grooves pesados, ritmos demolidores e uma fúria que soa como um soco no estômago. Ao mesmo tempo, o disco explora camadas mais atmosféricas e melódicas, fazendo a banda soar maior, mais coesa e ainda mais épica.

Ao longo de suas 11 faixas, o grupo mostra que não tem medo de experimentar — e até de se divertir no processo. Um exemplo é “Pick Your Fighter”, que conta com participação especial de Julien Truchan (Benighted) e foi inspirada na música pop francesa Et c’est parti…”, de Nâdiya — algo praticamente impossível de imaginar diante do peso esmagador da composição.

Pela primeira vez, Rachel assina sozinha todas as letras do álbum, entregando um trabalho profundamente pessoal. As composições abordam temas como ansiedade, abuso, luto e enfrentamento emocional. A faixa final, “Élégie”, fala sobre a perda de seu avô e o arrependimento pelas palavras não ditas.

Em “Pig”, a vocalista confronta homens que enviam mensagens indesejadas e invasivas a mulheres nas redes sociais. Já a faixa-título, “Exuvia”, foi inspirada por sua avó, que atualmente enfrenta um câncer e colaborou na escrita da letra.

A arte da capa, fotografada por Manuel Acquualeni, traz uma máscara de radiação, estabelecendo conexão tanto com a experiência pessoal de Rachel quanto com o conceito do álbum. O termo “exuvia” pode ser definido como a pele descartada de um animal — uma metáfora para cura, renovação e libertação emocional, processo que Rachel afirma ter vivenciado ao se abrir liricamente neste trabalho.

Tracklist de Exuvia:

  1. Confined

  2. Oxygen

  3. Pig

  4. Pick Your Fighter

  5. Un Bon Souvenir

  6. Deathstalker

  7. Le Déni

  8. Exuvia

  9. The Hammer Crush

  10. IHYG (I Hate Your Guts)

  11. Élégie
    Un Bon Souvenir (Single Version – Digital only)

Recentemente, imagens da apresentação do Cage Fight no palco principal do Bloodstock 2025 vêm repercutindo fortemente nas redes sociais. Um vídeo de Rachel performando “Pig” já ultrapassa 2,1 milhões de visualizações no Instagram.

Desde sua formação, o Cage Fight se consolidou como um dos nomes mais intensos do metal britânico contemporâneo, conhecido por performances ao vivo viscerais e de alta energia. A banda já excursionou com nomes como Sepultura e Cro-Mags, além de dividir palco com Napalm Death e Employed To Serve, marcando presença em festivais como Summer Breeze e Bloodstock.