“Rebeldia e talento”
Dia do quinquagésimo primeiro capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje especialmente vamos trazer um nome que está entre os maiores ícones do lado feminino do universo da música pesada, pois estamos falando de uma ex-The Runaways, a cantora e guitarrista, Joan Jett. E o clipe escolhido é o cover para a canção “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)”, que originalmente foi gravado por Gary Glitter como sendo o principal single do álbum “Touch Me“, de 1973.
“Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)” faz parte do álbum homônimo de estreia de Joan Jett lançado em 17 de maio de 1980 pela gravadora Ariola/Blackheart. Após a artista assinar como o selo Boardwalk o disco foi relançado em 23 de janeiro de 1981, só que com o nome de “Bad Reputation”.
O LP “Bad Reputation” se tornou um sucesso mundial e obteve posições de destaque me paradas muito importantes como Australian Albums, na posição número 45; Canada Top Albums/CDs, na posição número 76 e na mais importante, a US Billboard 200, o trabalho obteve a posição número 51. Entre os quatro singles lançados a princípio, a canção título foi a de maior destaque, tanto que na reedição lançada pela Boardwalk Recods – selo esse que foi criado por Neil Bogart em 1980, logo após a PolyGram Records comprar a Casablanca Records, que também foi fundada por Bogart.
O single “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)” apesar de fazer parte do álbum de estreia de Joan, só foi lançado após o sucesso dos segundo trabalho da artista, o LP “I Love Rock ‘n’ Roll” de 1981. A ideia era manter o nome de Joan Jett em evidencia durante o verão de 1982 e dessa forma em 17 de julho de 1982 chega as lojas o single “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)”, que tem como lado B a canção “Victim of Circumstance” (que faz parte do álbum “I Love Rock ‘n Roll”), isso para os mercados americano e europeu, mas em determinados países o lado B também foi a faixa “I Love Rock ‘n’ Roll“. O sucesso de “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)” pode ser traduzido pela quantidade de paradas significativas que o trabalho alcançou: Australia Singles, posição número 18, Austria Singles, posição 19; Canada RPM Top Singles, posição número 8; Germany Singles, número 19; New Zealand Singles, posição 11; Switzerland Top Singles, posição número 12; US Billboard Hot 100, posição número 20; US Billboard Mainstream Rock, posição 21 e US Cash Box Top 100, na posição número 29.
Vídeo:
O clipe da música “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)” foi dirigido pelo diretor britânico David Mallet, um verdadeiro mito quando se fala de vídeos clipes musicais. Mallet realizou trabalhos fantásticos e inovadores com diversos artistas do pop, como David Bowie, mas também cravou sua marca em inúmeros vídeos de nomes muito importantes dentro do universo da música pesada. Vamos citar apenas alguns trabalhos David Mallet: “You Shook Me All Night Long” do AC/DC (1986); “Uh! All Night” (1987) do Kiss; “The Number of the Beast” do Iron Maiden (1982); “Rock You Like a Hurricane” (1984) dos Scorpions; “Rock of Ages” (1983) do Def Leppard; “Radio Ga Ga” (1984) do Queen e “Distant Early Warning” (1985) do Rush.
O enredo de “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)” dá total ênfase em Joan Jett, que ora está executando música com sua banda, ora aparece nocauteando um pugilista. Não só o lado roqueiro de Joan foi bem retratado, mas também foi explorado o lado mais, sexy com a artista aparecendo de biquíni algumas vezes no contexto do refrão da canção com a letra (Tradução: ‘Você quer me tocar’).
Por aqui:
No Brasil o clipe de “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)” foi exibido várias vezes no ano de 1982 no programa Som Pop da TV Cultura-SP, que era apresentado todo sábado ás 19 horas. Com o passar dos anos e consequentemente o aumento dos programas especializados em vídeo, foi possível assistir algumas vezes “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)” nos programas FM TV da rede Manchete, Super Special da TV Bandeirantes-SP e Realce da TV Gazeta-SP.
Dados:
Lançamento: 17 de julho de 1982.
Direção: David Mallet.
Joan Jett & The Roll-Ups:
Joan Jett – lead and backing vocals; rhythm guitar
Lea Hart – lead guitar; backing vocals
Jeff Peters – bass; backing vocals
Kenny Laguna – keyboards; backing vocals
Paul Simmons – drums; backing vocals