Clipe Clássico HB: Satyricon, “Mother North”

                                                                      Abrindo caminhos”

Dia do quinquagésimo oitavo capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje é a vez de colocar em grande destaque um dos estilos mais sombrios dentro do universo da música pesada, o Black Metal. E clipe escolhido é um verdadeiro marco do estilo, vindo direto dos saudosos anos 90, pois se trata de “Mother North”, o grande clássico da banda Satyricon.

Mother North” é a principal música do terceiro álbum dos noruegueses do Satyricon intitulado “Nemesis Divina” (latim para ‘nemesis divino’) e foi lançado em 22 de abril de 1996, pela Moonfog Productions tendo a produção do líder do grupo, Satyr (Sigurd Wongraven).

Por se tratar de um lançamento totalmente independente, obviamente “Nemesis Divina” não possui as características comuns dos lançamentos dos selos com maior aporte financeiro, como promoção e singles individuais. Mas por causa da qualidade musical e a inovação os trabalhos do Satyricon conquistaram adeptos já em seus dois primeiros discos: “The Shadowthrone” e “Dark Medieval Times”, ambos lançados no ano de 1994.

“Nemesis Divina” seria lançado posteriormente pelo selo Century Media, o que ajudou ao trabalho conseguir ingressar em paradas importantes como a Austrian Albums na posição número 57; Belgian Albums na posição número 107 e na German Albums na posição número 71. Devido a esse sucesso e relevância, uma edição totalmente remasterizada foi lançada em maio de 2016 para marcar o 20º aniversário do álbum. A IGN Entertainment Inc apontou em sua lista intitulada ‘10 Great Black Metal Albums’, “Nemesis Divina” na posição número 6.

Vídeo:

O vídeo de “Mother North” foi uma aposta da banda para divulgar seu trabalho e o resultado não poderia ter sido mais positivo. Com produção do selo próprio do Satyricon, a Moonfog Produtions e direção do líder Satyr, o clipe é um marco dentro do estilo e ajudou a tornar o Black Metal extremo conhecido em esferas ainda inimagináveis naquela época.

O estilo brutal e assustador do Satyricon foi apresentado no enredo explorando o visual característico (maquiagem pesada, fogo e sangue) e muita sensualidade/sexualidade graças a participação da modelo Monica Braten. Na versão sem censura, toda beleza natural da moça é exibida em nu explicito. Vale lembrar que um vídeo clipe era algo geralmente incomum e muito raro dentro da cena de Black Metal na época.

O vídeo apareceu brevemente no filme mainstream ‘Spun’, que em sua trilha sonora contava com o próprio Satyricon, além de nomes de peso como Iron Maiden, UFO, Ozzy Osbourne e Mötley Crüe entre outros.

Por aqui:

No Brasil o clipe de “Mother North” (em sua versão com censura) foi exibido algumas vezes no programa Fúria Metal da MTV Brasil, sendo um dos raros dentro do estilo black metal a obter espaço no canal.

Dados:

Lançamento: 22 de abril de 1996.

Direção: Satyr

Produtora: Moonfog Productions.

Satyricon:

Satyr (Sigurd Wongraven) – vocals, lead guitar, bass guitar

Kveldulv (Ted Skjellum; also known as Nocturno Culto) – rhythm guitar

Frost (Kjetil-Vidar Haraldstad) – drums