Clipe Clássico HB: Testament, “Nobody’s Fault”

                                                                                     By Bay Area”

Dia do quadragésimo sétimo capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje é dia de maltratar (no bom sentido, é claro) os vizinhos, pois temos thrash metal de alta qualidade para por o volume no 11. O clipe escolhido é “Nobody’s Fault”, uma das melhores canções compostas pelo Aerosmith, mas na ótima versão gravada por um dos ícones da Bay Area, o Testament.

Nobody’s Fault” é o lado B do single intitulado “Trial by Fire“, uma faixa pertencente ao álbum “The New Order“, que é o segundo trabalho de estúdio da banda americana de thrash metal Testament, lançado em 5 de maio de 1988 pela gravadora Atlantic/Megaforce. A canção “The Preacher” também ganhou a edição de um single promocional e um vídeo clipe.

The New Order” foi o disco que trouxe o mainstream para a vida do Testament, sendo um dos discos mais populares da banda e entre os de maior sucesso até agora. Até ano de 1990 “The New Order” já tinha vendido mais de 250.000 cópias, isso só em território norte americano. O disco obteve posições de destaque em importantes paradas como a German Albums, na posição número 49; UK Albums, posição 81 e Billboard 200, na posição número 136. Em agosto de 2014, a publicação Revolver colocou “The New Order” em sua lista ‘14 Thrash Albums You Need to Own’, na posição número 5.

O single “Trial by Fire”/“Nobody’s Fault” foi lançado em formatos diferentes em alguns países, sendo as principais: a edição 7″ (Single) via Megaforce Worldwide na Europa; a edição americana 12″ (EP, Vinil, 12″, 45RPM, Maxi-Single) via Atlantic/Megaforce Worldwide com a faixa “Reign Of Terror” inclusa também no lado B; a edição americana em K7 (Cass, Maxi) via Atlantic/Megaforce Worldwide e a versão europeia em 12″ (EP, Picture Disc, Gat) com pôster via Megaforce Worldwide, com “Nobody’s Fault” e “Reign Of Terror” do lado B.

Vídeo:

Apesar do single principal de “The New Order” ser o single “Trial by Fire” foi um consenso que a cover de “Nobody’s Fault” do Aerosmith merecia um destaque especial. E sendo assim, mesmo sendo um lado B de um single, “Nobody’s Fault” também ganhou a produção de um vídeo clipe promocional, a exemplo de “Trial by Fire“. O vídeo de “Nobody’s Fault” foi dirigido por Nancy Bennett, que foi a responsável por outros clipes do Testament como “Practice What You Preach” e “The Legacy” – além de ter dirigido diversos trabalhos da banda Mr. Big como “Stay Together”, “Take Cover”, “To Be With You”, “Alive and Kickin’”, “Just Take My Heart”, só para citar alguns.

O enredo que é bem-humorado começa com o Testament aguardando sua vez em um bastidor de um show enquanto são enquadrados numa câmera pessoal pelo guitarrista Eric Peterson, que fica irritando seus colegas de banda, filmando-os constantemente na sequência de abertura. Essa abertura em especial só está na versão original do clipe e posteriormente foi excluída.

Nesse meio tempo o vocalista Chuck Billy após gritar com Peterson, dizendo que queria fica em paz, pega no sono e sonha que a banda está indo rumo a uma apresentação numa Kombi veia. Depois de muito procurar acham o lugar, um verdadeiro buraco, para a frustração de todos. Daí eles se apresentam para um diminuto grupo e uma garçonete mal encarada, até Chuck dar um mosh e esborrachar no chão e acordar.

Nobody’s Fault” é frequentemente citada como uma das músicas mais pesadas que o Aerosmith já gravou (a faixa pertence ao álbum “Rocks”, de 1976) e foi uma ótima escolha do Testament para regravar e fazer um vídeo. O clipe teve boa receptividade no programa Headbangers Ball da MTV americana e ajudou a tornar a banda muito mais conhecida.

Por aqui:

No Brasil o clipe de “Nobody’s Fault” foi exibido algumas vezes no programa Clip Trip da TV Gazeta-SP, principalmente no ano de 1989, pois foi quando o LP “The New Order” saiu em versão nacional (e logo em seguida o álbum “Practice What You Preach”) e o Testament veio se apresentar em nosso país pela primeira vez em julho daquele ano.

Dados:

Lançamento: Julho de 1988.

Direção: Nancy Bennett.

Testament:

Chuck Billy – vocals

Alex Skolnick – lead guitar

Eric Peterson – rhythm guitar

Greg Christian – bass

Louie Clemente – drums