Bestial Revolution é o título do quarto álbum de estúdio da Darkside. A capa foi assinada por Binho Rob (contorno) e Caius Augustus (cores), sob a concepção do guitarrista Tales Groo, carregando uma forte mensagem de oposição ao nazifascismo instalado na sociedade brasileira na última década, sob uma visão metafórica de um levante de entidades de povos indígenas e afro-brasileiros contra seus opressores.
Kaio: “a arte da capa do Bestial Revolution traz um cenário pós apocalíptico dentro de um contexto social que rola no Brasil, seguindo a temática dos últimos álbuns“.
O álbum traz mudanças significativas na formação da banda. A maior delas é a efetivação do baterista Mario “Tormentor “Miranda. Com uma pegada mais orgânica, Mário há 2 anos atua na Total Eclipse, banda Tributo ao Iron Maiden, juntamente com o guitarrista Tales Groo, o que possibilitou o convite para integrar a Darkside Mário: “A minha escola inicial é o Thrash Metal, na gravação da demo tape da Agony, Breaking The Silence, que por sinal quem fez a capa foi o Tales Groo, isso no fim dos anos 90. É muito empolgante voltar às origens, podendo fazer um novo registro da Darkside, imprimir a minha marca com a minha bagagem, que transitou também pelo Power Metal e até mesmo pelo Pop“.
O aspecto musical vem com novidades. “Temos faixas mais rápidas e agressivas, outras mais tradicionais. Temos agora o uso eventual de percussão e teclados, em especial uma música de autoria de Marcelo Falcão, que é completamente fora de todos os moldes do que a banda já produziu”, afirma Tales Groo.
Marcelo: “Grande parte das composições são assinadas por mim e Tales Groo. Foi um processo árduo, e não só tive uma participação significativa nas letras, como também pude dar ideias para as músicas se moldarem a estruturas diferentes e imprevisíveis.”
O set list é o mais extenso de toda a discografia da Darkside, com 12 músicas no total. Algumas delas já foram executadas ao vivo, tanto em palco quanto em festivais on line, inclusive foram lançadas em um EP nas plataformas virtuais no início de 2022, como Serpents of the Abyss, Cyberchrist, Throne of The Blind e Relíquia Ritual (que ganhou um vídeo clipe em julho de 2021), ainda com o baterista de longa data Bosco Lacerda.O álbum trará uma merecida homenagem ao vocalista Silvio Cesar, vítima de Covid em 2020. Fallen Race foi originalmente gravada na clássica DemoTape 90 da lendária Beowulf, da qual Groo fez parte antes de integrar a Darkside.Pantagruel, Into the Black Void, Return to the Doom Desert, In the Depths of Dark Water, Nightmare of a Thousand Gods e a faixa título completam a lista.
Com a pré-produção finalizada, a banda entra em estúdio nos próximos dias no Estúdio Ruído 111, o mesmo dos 2 álbuns anteriores Legacy of Shadows (2015) e Fragments of Madness…at the Gates of Time (2018). A previsão de lançamento é somente para o primeiro semestre de 2023.
Tracklist
01.Aesthetics of Downfall
02.Serpents of the Abyss
03.Throne of the Blind
04.Pantagruel
05.Into the Black Void
06.Nightmare of a Thousand Gods
07.Cyberchrist
08.Reliquia Ritual
09.Fallen Race
10.Return to the Doom Desert
11.In the Depths of Dark Water
12.Bestial Revolution