Death #8 – The Sound Of Perseverance (1998)

“O som da perseverança!”

NOTA: 5/5.

Conforme dito na Parte 7, durante o processo criativo de Symbolic (e na sua tour), Shuldiner já dava sinais de desgaste relativamente ao gênero que ajudou a solidificar. E, mais ou menos, no ano de 1996, altura em que o líder do Death, querendo dar vazão a um turbilhão de sentimentos, passou a mentalizar algo através do qual pudesse se expressar de outra forma. E, acreditando que suas vocalizações eram limitadas para incorporar às ideias que tinha em mente, o mais sensato parecia ser montar uma banda inteiramente nova na qual pudesse assumir um papel distinto do que tradicionalmente exercia. Dessa forma, chocou a comunidade do Metal ao decretar o fim do Death, para seguir com o novo projeto, ao qual chamou Control Denied.

Entretanto, por falta de acordo com a gravadora, o novo projeto levaria mais tempo do que o planejado para sair do papel, então Schuldiner cedeu a pressão do seu”empregador” e decidiu gravar mais um álbum sob a alcunha Death, resultando em 1998, num dos melhores trabalhos de sua carreira como músico (pelo menos na opinião deste que vos escreve). The Sound of Perseverance, como era de se esperar foi gravado por uma banda inteiramente nova, desta vez composta de nomes menos famosos (mais nem por isso menos virtuosos) como o guitarrista Shannon Hamm, o baixista Scott Clendenin e o baterista Richard Christy.

Novamente produzido por Jim Morris e Chuck Schuldiner, esse disco, como o último registro de estúdio do Death, pode muito bem servir de correlato para a vida e obra do seu autor. Um disco cujo lirismo é digno de filme quanto as imagens que causa. Além das visões de mundo do seu idealizador, reflete tudo o que representou a banda em seu processo de evolução. […] Considerado pela grande maioria como um dos pais do que se convencionou chamar de “Death Metal”, durante sua vida como artista, Schuldiner parece ter passado por um processo de catarse no qual sua música assumiu formas distintas de tudo aquilo que, então se praticava. Creio que, inclusive o termo Death Metal seja carente de significação para predicar a música eternizada em “The Sound Of Perseverance.

BANDCAMP: Death Band

SPOTIFY:

Texto originalmente publicado no blog Esteriltipo.  [Edição revisada].

#deathband #TheSoundofPerseverance #deathmetal #HBR