16 de maio de 2020, sábado. Nesta data se completam exatos dez anos sem a lenda, o ícone maior do heavy metal, Ronnie James Dio, ou Ronald James Padavona.
O ídolo que trouxe o sinal dos “chifres” para o mundo da música pesada, nasceu em 10 de julho de 1942, em New Hampshire, lançando seu primeiro single em 1959, com o RONNIE AND THE REDCAPS, mas a fama começou a chegar com o ELF, pois foi dali que surgiu o convite vindo de Richie Blackmore para Dio integrar o Rainbow, sendo ele “Ritchie Blackmore’s”, Rainbow, “Rising” e “Long Live Rock And Roll”.
Já nos anos 80, a carreira de Dio decolava assumindo os vocais de nada menos que o Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne. O disco da estreia do cantor na banda é um marco até hoje lembrado e que para muitos é o melhor trabalho do Sabbath, o disco “Heaven and Hell“, vindo ainda gravar mais um disco de estúdio nesta década, “Mob Rules” e após deixar a banda, retorna já nos 90 para mandar ver em “Dehumanizer“.
Durante o período que esteve fora do Sabbath, Dio não ficou parado investindo em sua carreira solo, de onde surgiram os hinos “Holy Diver” e “Rainbow in the Dark“.
Mas já nos anos 2000, Ronnie voltava a se reunir com Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, mas agora sob o nome Heaven and Hell, e em 2007 lançam o ótimo “The Devil You Know“, único disco de estúdio sob este nome.
Porém, a vida é cheia de reviravoltas e em meio a festa de reunião, Dio descobriu um câncer no estomago que foi severo com o nosso tão carismático baixinho. Ainda que fosse otimista e assim como nós, acreditava em sua recuperação, em 16 de maio de 2010, aos 67 anos, o cantor deixou este plano, nos deixando órfãos de sua presença física aqui nesse mundinho que ficou um pouco mais chato depois desse dia.
Foi-se o corpo, mas sua memória, história e legado continuam aqui conosco. Dio não a toa é considerado como o “pai” de toda uma forma de cantar, de inventar uma forma de “ser” o vocalista e qual o papel em frente à uma banda de metal, vindo à ser respeitado por várias gerações, desde Rob Halford até Corey Taylor, todos citam o seu nome como a influência e grande inspiração.
Hoje se completam dez anos, mas não é um dia para ficarmos tristes. Vamos celebrar a vida, celebrar sua importância e sua história sempre presente e viva, celebrar o amor que Dio cantava e espalhar sua mensagem.
Long live Ronnie James Dio!!! \,,/,
“Se a mágica se puser entre nós
E nós nunca nos encontrarmos de novo
Leve uma parte de mim embora
Por que talvez isto tudo seja sobre amor
Amor, ooh”