Discos Aniversariantes – 22/04

Aniversariantes do dia 22/04

Em meio à essa loucura que temos passado ultimamente, acabamos por ter que arranjar coisas para preencher nosso tempo. Ler livros, assistir filmes ou documentários, ouvir discos… Tudo isso nos ajuda e, de certa forma, acaba nos trazendo mais conhecimento. Uma das coisas que adotei há uns três anos, foi organizar os aniversários dos discos que tenho na minha coleção. Essa foi a melhor forma que achei para escutar todos eles, pois sempre os coloco no player no dia ou alguns dias antes. Dessa maneira, pelo menos uma vez ao ano, os escuto, relembro alguma coisa ou descubro outra. Enfim, revivo sentimentos e curto o trabalho dos artistas.

Hoje, relaciono dois discos da minha coleção que fazem aniversário: Mental Funeral do Autopsy e Back From The Dead do Obituary. Abaixo de cada comentário você encontrará os vídeos dos álbuns no YouTube. Divirtam-se!

 

1 – Autopsy – Mental Funeral (22/04/91)

Segundo disco da banda americana de Death Metal, Autopsy.

Esse disco tem algumas curiosidades: é um Death Metal com uma produção não muito caprichada, o que faz com que o som seja muito sujo, com riffs rápidos alternando com outros com características de Doom Metal. A bateria soa como uma pilha de baldes despencando duma escada. Pra não ser tão duro na comparação, diria que a bateria soa muito setentista para um disco de Death Metal. Não sei se são essas particularidades que fazem desse trabalho um disco bom de se ouvir. Pra quem gosta do estilo, é claro!

O vocal fica a cargo do baterista, Chris Reifert, coisa bastante incomum. Reifert foi o baterista do primeiro álbum da banda Death, mas preferiu ficar na Califórnia quando Chuck Schuldiner decidiu voltar para a Flórida. Reifert então fundou o Autopsy. Nesse disco a banda é formada por Chris Reifert no vocal e bateria, Eric Cutler e Danny Coralles nas guitarras e Steve Cutler no baixo.

O estilo do Autopsy acabou servindo de influência para algumas bandas como Deicide e Cannibal Corpse e a banda produziu uma considerável discografia. Entre paradas e retornos, o Autopsy lançou os seguintes álbuns: Severed Survival (1989), Mental Funeral (1991), Acts of the Unspeakable (1992), Shitfun (1995), Macabre Eternal (2011), The Headless Ritual (2013)
e Tourniquets, Hacksaws and Graves (2014)

Destaque para as faixas Twisted Mass Of Burnt Decay, In The Grip Of Winter, Bonesaw (com seus 50 segundos) e Dark Crusade. As músicas mais Doom Metal são Dead e Robbing The Grave, apesar de todas terem riffs mais lentos. Podemos notar que, geralmente o batera usa mais o pedal duplo para fazer “rufadas”, deixando a levada mais Hardcore. A faixa Hole In The Head, a mais longa, é cheia de riffs e tempos quebrados. É bom prestar atenção para não se perder. Algumas faixas instrumentais têm menos de 1 minuto, mas servem de introdução para outras faixas, sendo que a faixa título é somente o ato de encerramento.

Faixas:

  1. Twisted Mass of Burnt Decay
  2. In the Grip of Winter
  3. Fleshcrawl
  4. Torn from the Womb
  5. Slaughterday
  6. Dead
  7. Robbing the Grave
  8. Hole in the Head
  9. Destined to Fester
  10. Bonesaw
  11. Dark Crusade
  12. Mental Funeral

⭐️⭐️⭐️⭐️

 

2 – Obituary – Back From The Dead (22/04/97)

Quinto álbum de estúdio da banda americana de Death Metal, Obituary.

Esse disco já começa matador com a faixa Threatening Skies. Verdadeiro chute na canela! Depois engata a ótima By The Light. Platonic Dissesse, Download e a faixa título, Back From The Dead, também merecem destaque. Além dessas faixas, Rewind também entrou no setlist do álbum ao vivo Dead, fazendo com que 6 músicas desse disco estivessem presentes no registro ao vivo. O disco finaliza com um remix que mistura o Death Metal da banda com RAP.  Ao meu ver, dispensável!

Esse disco deu suporte à turnê em que foi gravado o ótimo registro ao vivo da banda, o album Dead. Porém, depois da turnê, a banda entrou num hiato, voltando a se reunir somente em 2003. Durante essa parada, alguns integrantes formaram seus projetos paralelos.

A formação desse disco é a clássica, com John Tardy no vocal, Allen West na guitarra solo, Trevor Peres na guitarra base, Frank Watkins no baixo e Donald Tardy na bateria.

Death Metal diferenciado com ótimas levadas HardcoreBack From The Dead pode até não ser o melhor trabalho da banda, mas é o meu favorito!

O CD também traz uma faixa multimídia com vídeos da banda.

Faixas:

  1. Threatening Skies
  2. By the Light
  3. Inverted
  4. Platonic Disease
  5. Download
  6. Rewind
  7. Feed on the Weak
  8. Lockdown
  9. Pressure Point
  10. Back from the Dead
  11. Bullituary (Remix)

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️