Na última terça, 13/04, o canal HEAVY CULTURE conversou com o baterista Fred Estby, da banda sueca de Death Metal Dismember, considerada uma das principais e mais influentes do gênero. O início da carreira do baterista no Metal Extremo está ligado aos seus colegas de banda David Blomqvist (guitarra) e Matti Kärki (vocal), quando fizeram parte da última formação do Carnage¸ em 1990. Além disso, a formação da banda teve em suas fileiras nomes como Michael Amott (Carcass, Arch Enemy) e Johan Liiva (Arch Enemy). Ao mesmo tempo, o Dismember dava seus primeiros passos, lançando diversas demo-tapes até o lançamento do debut “Like an Everflowing Stream”, em 1991, consolidando sua formação clássica, com Matti Kärki (vocal), David Blomqvist e Robert Sennebäck (guitarras), Richard Cabeza (baixo) e Fred Estby no comando das baquetas.
E é com essa formação que o grupo retornou em 2019, após um hiato iniciado em 2011. Nestes mais de 30 anos, além dos diversos álbuns clássicos que a banda gerou – e algumas poucas mudanças de formação – vale a pena citar também alguns projetos paralelos encabeçados por Fred Estby, como o Necronaut e o The Dagger, o primeiro voltado para o Death Metal e o segundo para o Heavy Metal tradicional, com David Blomqvist e Tobias Cristiansson (ex-baixista do Dismember) no line-up. É sabida a paixão dos músicos pelo Iron Maiden, por exemplo, vide as homenagens em shows e a própria influência musical, sentida em algumas músicas do Dismember.
No bate-papo realizado com o staff do HEAVY CULTURE, o baterista, atualmente radicado em Nova York, contou detalhes sobre o início do Dismember, suas influências, e claro, sobre o retorno da formação clássica e seus projetos paralelos. Questionado sobre material novo, Fred disse que com a situação atual da pandemia não há planos para gravações, entretanto, afirmou que a gravadora Nuclear Blast – que apagou todo o catálogo da banda nas plataformas digitais – irá relançar a discografia em formato físico (vinil, CD e K7) e o material estará de volta nas plataformas. Segundo o músico, também foram gravados alguns shows antes da pandemia e que serão lançados em DVD.
Confira o bate papo com Fred Estby:
Confira a agenda de abril:
17/04 – Thrash Wall – Banda portuguesa – 18h
20/04 – John Gallagher – Baixista/vocalista do Raven – 18h
23/04 – Arthur Von Barbarian – Baterista do Psycho Possessor – 19h
27/04 – Eric Cutler – Guitarrista/vocalista do Autopsy – 19h
Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/heavyculturebra
Grupo: https://www.facebook.com/groups/159610798712141
Instagram: https://www.instagram.com/heavyculture
Youtube: https://www.youtube.com/HeavyCulture
E-mail: heavyculture2020@gmail.com
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br