Einar Solberg, líder dos dissidentes do rock norueguês Leprous, lançou seu primeiro álbum solo, “16”, em junho. Extremamente diverso, mas espiritualmente enraizado no mundo musical bem estabelecido de Einar, “16” é um álbum repleto de surpresas e reviravoltas inesperadas, apresentando uma coleção de colaborações íntimas, mas peculiares. O álbum recebeu críticas impressionantes, com a Prog Magazine chamando-o de “um novo capítulo impressionante e aventureiro em sua carreira“, enquanto a Metal Hammer UK o saudou como “um trabalho emocionante de um dos artistas mais intrigantes da música progressiva“.

Einar também lançou recentemente seu novo canal no YouTube, e aqui você pode ver um novo vídeo para a música “Over The Top“:

Ele já havia postado um vídeo para o segundo single do álbum, “A Beautiful Life”, que você pode assistir aqui:

Em abril, Einar fez suas primeiras apresentações ao vivo para este projeto no Prognosis na Holanda e no Reino Unido, e acaba de ser confirmado para tocar no Euroblast deste ano na Alemanha. Sua banda para esses shows é Hrafnkell Örn Guðjónsson (Agent Fresco), Ben Levin (ex-Bent Knee), Chris Baum (Bent Knee), Ari Karason (Mezzoforte) e Ruben Aksnes (Maraton).

Confira abaixo os vídeos postados anteriormente:

‘Home’:

‘Over The Top’

‘A Beautiful Life’

‘Grotto’ (feat. Magnus Børmark)

’16’ está disponível em Ltd CD Digipak, Gatefold 180g 2LP + LP-booklet e digitalmente, aqui: https://einarsolberg-artist.lnk.to/sixteen

Einar Solberg é tão conhecido pela terna honestidade de suas letras quanto pela excêntrica majestade da música do Leprous. Mas mesmo para seus padrões habituais, “16” é um trabalho extremamente emocional e dinâmico. Einar descreve o disco como “o mais próximo que já cheguei de escrever um álbum conceitual” e explica que as novas canções tratam de um período muito específico e transformador na vida do músico. É o som de um espírito inquieto em seu elemento absoluto.

Em “16“, Einar colabora com todos, desde contemporâneos do prog moderno como Ben Levin do Bent Knee e Toti Gudnason do Agent Fresco, até o violoncelista experimental (e músico ao vivo regular do Leprous) Raphael Weinroth-Browne e Magnus Børmark, mais conhecido como membro do grupo de folk alternativo norueguês Gåte. Ele também está colaborando novamente com Ihsahn e Star Of Ash, entre muitos outros. O álbum foi mixado por Adam Noble (Placebo, Biffy Clyro, Nothing But Thieves) e masterizado por Robin Schmidt (The 1975, Placebo, The Gaslight Anthem, etc.). A capa foi desenhada por Elena Sihida.

TRACKLIST:

  1. 16 (feat. Raphael Weinroth-Browne) 
  2. Remember Me 
  3. A Beautiful Life 
  4. Where All The Twigs Broke (feat. Star Of Ash) 
  5. Metacognitive 
  6. Home (feat. Ben Levin) 
  7. Blue Light (feat. Asger Mygind) 
  8. Grotto (feat. Magnus Børmark) 
  9. Splitting The Soul (feat. Ihsahn) 
  10. Over The Top 
  11. The Glass Is Empty (feat. Tóti Guðnason) 

EINAR SOLBERG online:
https://www.instagram.com/einar_solberg/
https://www.facebook.com/einarsolbergofficial/

INSIDEOUTMUSIC online:
http://www.insideoutmusic.com
https://www.facebook.com/InsideOutMusic
https://twitter.com/InsideOutUSA
http://www.youtube.com/InsideOutMusicTV