Einar Solberg, líder dos dissidentes do rock norueguês Leprous, lançou seu primeiro álbum solo, “16”, em junho. Extremamente diverso, mas espiritualmente enraizado no mundo musical bem estabelecido de Einar, “16” é um álbum repleto de surpresas e reviravoltas inesperadas, apresentando uma coleção de colaborações íntimas, mas peculiares. O álbum recebeu críticas impressionantes, com a Prog Magazine chamando-o de “um novo capítulo impressionante e aventureiro em sua carreira“, enquanto a Metal Hammer UK o saudou como “um trabalho emocionante de um dos artistas mais intrigantes da música progressiva“.
Einar também lançou recentemente seu novo canal no YouTube, e aqui você pode ver um novo vídeo para a música “Over The Top“:
Ele já havia postado um vídeo para o segundo single do álbum, “A Beautiful Life”, que você pode assistir aqui:
Em abril, Einar fez suas primeiras apresentações ao vivo para este projeto no Prognosis na Holanda e no Reino Unido, e acaba de ser confirmado para tocar no Euroblast deste ano na Alemanha. Sua banda para esses shows é Hrafnkell Örn Guðjónsson (Agent Fresco), Ben Levin (ex-Bent Knee), Chris Baum (Bent Knee), Ari Karason (Mezzoforte) e Ruben Aksnes (Maraton).
Confira abaixo os vídeos postados anteriormente:
‘Home’:
‘Over The Top’
‘A Beautiful Life’
‘Grotto’ (feat. Magnus Børmark)
’16’ está disponível em Ltd CD Digipak, Gatefold 180g 2LP + LP-booklet e digitalmente, aqui: https://einarsolberg-artist.lnk.to/sixteen
Einar Solberg é tão conhecido pela terna honestidade de suas letras quanto pela excêntrica majestade da música do Leprous. Mas mesmo para seus padrões habituais, “16” é um trabalho extremamente emocional e dinâmico. Einar descreve o disco como “o mais próximo que já cheguei de escrever um álbum conceitual” e explica que as novas canções tratam de um período muito específico e transformador na vida do músico. É o som de um espírito inquieto em seu elemento absoluto.
Em “16“, Einar colabora com todos, desde contemporâneos do prog moderno como Ben Levin do Bent Knee e Toti Gudnason do Agent Fresco, até o violoncelista experimental (e músico ao vivo regular do Leprous) Raphael Weinroth-Browne e Magnus Børmark, mais conhecido como membro do grupo de folk alternativo norueguês Gåte. Ele também está colaborando novamente com Ihsahn e Star Of Ash, entre muitos outros. O álbum foi mixado por Adam Noble (Placebo, Biffy Clyro, Nothing But Thieves) e masterizado por Robin Schmidt (The 1975, Placebo, The Gaslight Anthem, etc.). A capa foi desenhada por Elena Sihida.
TRACKLIST:
- 16 (feat. Raphael Weinroth-Browne)
- Remember Me
- A Beautiful Life
- Where All The Twigs Broke (feat. Star Of Ash)
- Metacognitive
- Home (feat. Ben Levin)
- Blue Light (feat. Asger Mygind)
- Grotto (feat. Magnus Børmark)
- Splitting The Soul (feat. Ihsahn)
- Over The Top
- The Glass Is Empty (feat. Tóti Guðnason)
EINAR SOLBERG online:
https://www.instagram.com/einar_solberg/
https://www.facebook.com/einarsolbergofficial/
INSIDEOUTMUSIC online:
http://www.insideoutmusic.com
https://www.facebook.com/InsideOutMusic
https://twitter.com/InsideOutUSA
http://www.youtube.com/InsideOutMusicTV