O Ereboros surge já como uma super potência extremamente promissora no Rio de Janeiro, contando com os “Irmãos Mendonça” (Caio, na guitarra e Victor na bateria), Wederson Felix(guitarra) e Thiago Barbosa(baixo e vocal), a banda nasce com um time experimentado em tours e em fazer som extremo de qualidade. Nesse bate papo, com os guitarristas Caio Mendonça e Wederson Félix, tentaremos adentrar na besta no qual está nascendo.
Headbangers Brasil: Ereboros, queria que vocês explicassem a escolha do nome e se ele reflete como a banda trabalhará as suas músicas.
Caio Mendonça – Estávamos quebrando a cabeça para encontrar um nome que representasse bem tudo o que queríamos expressar artisticamente. O Thiago(baixo e vocal) trouxe a idéia do nome e de cara o pelo do braço arrepiou. Sabe quando as coisas parecem se encaixar perfeitamente? Ereboros é a junção de “Erebos“, nome grego que representa a escuridão, com “ouroboros“, símbolo mitológico do infinito. Ou seja, é a escuridão infinita. Sem dúvidas o nome casa com as nossas composições e mensagens que queremos transmitir.
HB: Como a formação se uniu, como foi o nascimento do Ereboros?
Wederson Felix – Eu, Thiago e Victor temos uma amizade de longa data e já tínhamos tocado juntos em formações diferentes da nossa antiga banda Engines of Torture. Após hiato da banda e termos seguido em bandas diferentes ao longo dos anos, voltamos a ter contato em 2019 e vimos que a nossa forte conexão musical se mantinha intacta mesmo com o passar dos anos, daí para voltarmos a tocar juntos e montarmos o Ereboros. Foi um pulo.
Já o Caio se juntou a nós no processo de produção de nosso EP; além dele ter se apaixonado pelo projeto, nós já tínhamos a intenção de termos mais uma guitarra e isso somado ao fato de também termos uma amizade de anos veio a calhar para que ele se juntasse a nós e fechasse esse time.
HB: .É notório que cada membro do Ereboros tem uma ótima estrada já, essas experiências com certeza poderão facilitar a vida de vocês, como vocês encaram esse tema?
Caio Mendonça – Com certeza usaremos tudo o que aprendemos ao longo dos anos a nosso favor. Temos bastante experiência acumulada para criar e expor nossa arte da melhor forma. Estamos empregando o nosso conhecimento de ponta a ponta: das composições muito mais maduras, passando pelo relacionamento e gerenciamento interno, até o network e preparo para os shows. Tenho muito orgulho do que estamos criando.
HB: Nas postagens de vocês, eu vejo uma carga filosófica bem interessante, acredito que um dos caminhos das composições de vocês sejam por essa via, quais dos clássicos Filósofos ou dos mais contemporâneos vocês gostam?
Wederson Felix – Certamente é um dos caminhos por onde andam nossas composições, e diria que mais do que falar sobre algum filósofo ou vertente filosófica específica, o que fazemos é utilizar o pensamento filosófico, assim como o ocultismo, como base para construirmos a base conceitual de nossas letras. Porém, posso apontar alguns nomes entre filósofos e “não filósofos” que particularmente me influenciam: Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Eliphas Levi, Aleister Crowley, Austin Osman Spare, entre outros.
HB: Sobre o som, o Death Metal permeará sempre a sonoridade de vocês ou podemos esperar alguma coisa a mais?
Caio Mendonça – Pela bagagem que a gente traz, o Death Metal acaba sendo o dorso principal do som, mas não se resume somente a isso. As músicas estão saindo bem a mistura dos quatro: eu trago riffs e palhetadas mais rápidas, o Victor a bateria diversificada, o Thiago vocais violentos e o Wederson melodias marcantes e elementos com mais influências do Black Metal.
HB: “Subversão eclesiástica como contra cultura” – É como o artista de vocês, o Iuri Corval apresenta a capa do vindouro single da banda, o que vocês falaram pra ele? Ele conseguiu atingir o ápice da mensagem que vocês esperavam?
Wederson Felix – Apresentamos a ele as músicas e as letras dando liberdade para que ele se utilizasse de sua identidade e expressividade para fazer as artes das capas dos singles, e o resultado foi para além do que esperávamos: sua iniciativa de “subverter” os elementos clássicos/eclesiásticos veio totalmente de encontro à veia iconoclasta das nossas letras, além de serem ilustrações de impacto, carregadas de simbolismo e beleza.
HB: Agora, na temática, o que os vindouros fãs de vocês podem esperar na parte lírica do Ereboros?
Caio Mendonça – Não nos prendemos a um tema em particular, mas utilizamos muito da filosofia e do misticismo como roupagem para nos expressar. Posso dizer também que todas as letras carregam uma carga emotiva pessoal muito forte, e os fãs vão perceber que o que estamos transmitindo é de verdade.
HB: Sobre os lançamentos, vocês pretendem lançar singles direto, ou já tem planos para um disco, ou mesmo um EP e eu queria saber como vocês pensam em usar o “algoritmo” em favor do Ereboros.
Wederson Felix – Serão 5 singles que serão lançados até o final do ano e que juntos formam um EP. Temos planos para um full lenght já em andamento, a ser lançado no ano que vem (2023). Quanto à questão dos “algoritmos”, o que posso dizer é que procuramos nos utilizar ao máximo das ferramentas que as redes sociais nos oferecem, tanto para mostrarmos nosso trabalho e nos mantermos sempre com novidades, principalmente neste inicio, quanto para criarmos uma base sólida de apoiadores e fãs, os quais já chamamos de “Ereboros Clan”.
HB: Como toda a banda, vocês com certeza almejam os palcos, já poderiam adiantar o planejamento para tal?
Caio Mendonça – Estamos trabalhando muito duro no lançamento dos singles e também na composição do primeiro full. Esse processo vai levar alguns meses, mas a idéia é na seqüência cair na estrada. Somos todos experientes, mas a banda é nova, então precisamos cair na estrada e mostrar a todos que viemos com sangue nos olhos.
HB: Agradeço demais o tempo de vocês respondendo, queria pedir para vocês deixarem para os leitores do Headbangers Brasil um recado e espero vê-los em palco logo. Até mais.
Caio Mendonça – Deixo o meu muito obrigado ao Headbangers Brasil pela oportunidade e apoio. Aproveito também para agradecer a todas as pessoas que estão confiando na gente e interessadas no que estamos preparando. O primeiro single sai agora, dia 08/07, e para conferir, basta nos seguir no Instagram e YouTube e no nosso Site.