Pra quem não conhece, a Neseblod Records é uma loja na Noruega que vende discos, como qualquer outra, mas se ela não tivesse uma marca gigante no nosso cenário, não estaríamos aqui falando sobre ela. A loja fica sediada na antiga instalação aonde um dia ali, a loja Helvete, que foi comandada por Øystein Aarseth (RIP), mais conhecido como Euronymous, guitarrista do Mayhem e foi ali o ponto fundamental da criação do Black Metal Norueguês.

Na noite de ontem, o prédio no qual a Neseblod Records é situada, teve um incêndio e tudo teve de ser evacuado, conforme podemos ver no Instagram da Tyra Troll, confira a postagem abaixo:

Até dado momento, ainda não sabemos o motivo do incêndio, mas Grete Neseblod, que administra a loja com Kenneth Neseblod, postou a seguinte mensagem: “Houve um incêndio na loja, mas foi extinto. Espero que o dano seja mínimo, tudo tem cheiro de fumaça.

Em entrevista ao site VGGrethe Neseblod relata que: “É difícil dizer exatamente quanto dano está envolvido, diz ela. A energia acabou e o porão está escuro. Lá eles tinham armazéns que incluíam camisetas antigas, fanzines, LPs, CDs, livros, VHSs e fitas cassete. O fogo em si caiu no porão, mas é a fuligem e a fumaça que danificaram toda a loja. É uma fina camada de fuligem em absolutamente tudo.” A administradora ainda fala: “É uma loja de colecionadores, então também tínhamos muitos aparelhos históricos como o microfone de Iggy Pop, roupas David Bowie dos anos 70 e ursinhos de pelúcia carinhosos dos anos 80, ingressos antigos para shows, fotografias e arte. O que espero é que se a fuligem não a tiver destruído, ela possa ser salva. Se for, podemos continuar a loja, mas caso contrário não poderemos operar com o mesmo conceito.” (Fonte: VG)

Anualmente fãs do mundo todo visitam a loja para tirar fotos e conhecer mais da história do Black Metal. O festival norueguês Inferno conta com uma viagem guiada por Anders Odden (Cadaver, Order) passando pelos principais pontos relacionados ao black metal na cidade, e a Neseblod é parada obrigatória. (Fonte: Whiplash)

Participe da campanha para ajudar a Neseblod Records a se reerguer.
Doe aqui: https://www.gofundme.com/f/neseblod-records-fire-fund

Foto da loja depois do incêndio – Reprodução: Instagram