Aumente o volume! ForCaos, um dos maiores e mais longevos festivais da cena underground vai reunir bangers e todos os fãs da música pesada em sua 25ª  edição que circulará por espaços culturais de Fortaleza – Hub Cultural Porto Dragão, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB), nos dias 12, 21 e 27 de julho. A entrada é a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão revertidas para os projetos Cozinhas Solidárias do Bom Jardim e   Coletivo Bem Viver, do Jardim das Oliveiras.

No dia 12 de julho, às 19h,  o Palco do ForCaos, no Hub Cultural Porto Dragão estreia nesta edição reunindo além do público do festival, os alunos, professores do equipamento cultural. No palco, os shows Darkside, Steel Fox e Neverheals.

Em 19 de julho, as bandas Thrunda, Void Tripper, Aderiva, Corja! e Plastique Noir agitam o palco do Esconderijo, na João Pessoa. No dia seguinte, às 18h,  o  Palco do ForCaos no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) vai reunir junto ao público do entorno, os alunos e professores do respectivo equipamento cultural e  escolas públicas e privadas do Grande Bom Jardim. Ariel Void, Pex Punk e Claudine Albuquerque são as atrações da noite.

Além das apresentações musicais, o evento apresenta a exposição “Mulherio brasileiro de luta”, que tem como principal homenageada a socióloga e ativista Rosa Fonseca, falecida em 2022. Mas a Rosa não vem só, vem acompanhada de um jardim, de outras catorze mulheres. Trata-se de uma homenagem às mulheres que contribuem e que contribuíram com a transformação da sociedade brasileira e planetária, seja no campo da música, das artes, da literatura, da política e do esporte. A exposição é composta por quinze personagens retratadas em charge pelo cartunista cearense Carlos Henrique Guabiras, um craque do lápis, da tinta, do traço e dos quadrinhos. Guabiras trabalhou no jornal O Povo por mais de uma década e já publicou mais de 5 mil tiras em diversos jornais e revistas brasileiros abordando os mais variados assuntos. Na abertura da exposição estará fazendo caricaturas ao vivo dos presentes.

No dia 27 de julho, às 21h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB Fortaleza), o Palco do ForCaos contará com o show das bandas cearenses Diagnose, S.O.H, Obskure e Facada. Nesta edição,  integra a programação de criação do Dia Municipal e Estadual do Grindcore, através de homenagem póstuma a Marcos Antônio da Silva, o “Mano”, figura marcante da Punk Rock cearense, integrou bandas importantes da cena – baterista da sobredita banda Repressão X. Entre os anos 1980 e 1990 integrou as bandas de Punk/Hardcore Ramortes, R.P.S (Renegados Pelo Sistema), Estado Indigente e HLV3+. No universo do Grindcore, foi baterista da banda Obskure, entre 1990 e 1993, deixando registrado os discos: Opressions in Obscurity (1992) e The Singing of Hungry (1993). Em 1997 integrou a primeira formação da banda S.O.H (Siege of Hate). Ambas atuantes até os dias atuais. Vitimado por uma parada cardiorrespiratória em 2012, “Mano”  deixou seu legado na história cultural da música pesada cearense.

Além das apresentações musicais, serão realizadas  oficinas de formação cultural-musical, bem como o espaço ForCaos Criativo destinado aos agentes culturais criativos que compõem a cadeia produtiva do evento. Trata-se de uma área destinada à troca, a comercialização de produtos e serviços que compõem a referida cadeia produtiva e parte integrante dos cinco palcos do festival.

Sobre o ForCaos

ForCaos é um evento cultural-musical criado no ano de 1999 pela Associação Cultural Cearense do Rock (ACR). Pensado inicialmente como alternativa ao Fortal (Micareta de Fortaleza), ganhou destaque nacional como um dos maiores eventos do underground nacional. De 1999 a 2023 foram vinte cinco edições realizadas, sendo 23 em Fortaleza e duas na cidade de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.

Em 2005 entrou para o calendário oficial de eventos culturais do Ceará, através do Conselho Estadual de Política Cultural. Em 2018, passou a integrar o calendário oficial de eventos de Fortaleza por meio da Lei nº 10.736/2018.

Do ponto de vista da economia da cultura é importante gerar mais de 300 empregos diretos  (músicos, empreendedores, artesãos, produtores, empresas de som e iluminação, expositores, designers, jornalistas).

Serviço

25ª ForCaos
Hub Cultural Porto Dragão
Dia 12 de julho

Rua Bóris, 90 C, Centro – Fortaleza-CE

Horário: 19h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível


Esconderijo Rock Pub

Dia 19 de julho
Avenida João Pessoa, 4558-Damas
Inicio às 19h
Entrada: 1kg de alimento não-perecível

Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)

Dia 20 de julho
Horário: 18h
Rua 3 Corações, 400, Granja Lisboa – Fortaleza-CE

Entrada: 1kg de alimento não-perecível

Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB)

Dia 27 de julho
Horário: 21h
Rua Conde D´Eu, 560, Centro – Fortaleza-CE

Entrada: 1kg de alimento não-perecível

Mais informações

Instagram: @forcaos

Facebook:  @ForCaosProducao