Reality show de grande sucesso do Canal BIS e Globoplay, apresentado por Paulo Baron e Orlando Custódio, o programa mostrou a busca pelos novos rockstars por todo o Brasil

A saga na busca dos rockstars pelo Brasil proposta pelo Garimpeiros do Rock, transmitida pelo Canal BIS e Globoplay chega ao último episódio da primeira temporada na terça-feira, 10 de dezembro. O programa é exibido às terças-feiras, às 19 horas, com reprises no sábado e segunda-feira. O programa é liderado por Paulo Baron e Orlando Custódio, o Garimpeiro do Rock, que seguem a caça aos novos rockstars Brasil adentro.

O derradeiro capítulo dessa jornada leva os dois de volta a cidade onde residem, Curitiba. A banda destacada é a Electric Mob, nome local com dois álbuns lançados por uma gravadora internacional e um nome crescente no cenário brasileiro. Outro destaque é a participação do eterno frontman do Twisted Sister, Dee Snider, conhecido por sua honestidade e conhecimento do show business, trazendo preciosas informações aos artistas e para o público em geral.

A temporada

O primeiro episódio contextualiza o espectador com uma narrativa leve e instigante, mostrando como os caminhos de Barón e Orlando se encontram, resultando em uma cruzada pelo Brasil em busca de novas grandes estrelas do Rock. Os cenários não ficam restritos ao Brasil, pois também há cenas gravadas em Las Vegas e Los Angeles, nos Estados Unidos. A busca incessante de Orlando em todos os redutos e as ponderações firmes de Baron prendem a atenção do espectador, tanto daqueles que tem a música como estilo de vida, quanto aqueles mais casuais, que tem curiosidade sobre o mercado da música. A banda selecionada neste primeiro passo do programa é a Sioux 66, que, entre os integrantes, conta com Yohan Kisser (filho de Andreas Kisser, do Sepultura) e Bento Mello (filho de Branco Mello, do Titãs – que, inclusive, também participa no episódio).

O segundo episódio da série Garimpeiros do Rock tem o astro do rock Rudolf Schenker, da lenda do rock mundial Scorpions, como um dos convidados especiais. Também participam do episódio Digão, do Raimundos; o guitarrista do Angra, Marcelo Barbosa; Philippe Seabra e a banda Plebe Rude, mostrando um panorama do rock em Brasília. A banda que abrilhante o enredo é a Jambalaia.

A luta do terceiro episódio é, além de encontrar uma banda – um dos grandes desafios do capítulo anterior – era ultrapassar os domínios do estilo musical predominante da região de Goiânia. Dando voltas pela cidade, o cenário parece desfavorável, porém há uma reviravolta. O escrutínio por um novo artista chega ao fim de maneira surpreendente, com o encontro casual do Garimpeiro do Rock com o vocalista da banda de pop/rock Two Wolves, Lancellote. Bruno Gouveia e a banda Biquini abrilhantam o episódio.

No quarto episódio, Orlando Custódio, o Garimpeiro do Rock – que mostra sua vulnerabilidade, mas com determinação e com o amor a música sempre vivo no coração – encontra com Zaka de maneira despretensiosa, em um dia ensolarado na praia. Ele então entra em contato com Paulo Baron para que ambos fossem conferir a banda em ação. O empresário dispara: “Precisamos de caras com personalidade, que apostem. Que não tenham medo”. Na sequência, o impacto das palavras e o resultado das mesmas são conferidos pelo espectador em meio a um belo cenário, que é Florianópolis. Empresários, produtores e Rogério Flausino compõe o episódio.

A Demonia é a banda objeto de escrutínio de Paulo Baron e Orlando Custódio. Além da música, um toque de humanização perante aos artistas se desdobra durante o capítulo, mostrando as lutas e a determinação das integrantes. Em um episódio intitulado “A Voz é Delas”, nada mais justo que Tarja Turunen, deusa do metal sinfônico, enriquecer o sexto episódio da temporada do Garimpeiros do Rock. Também está presente Clemente, da Plebe Rude e Inocentes. 

A Macumbazilla é trazida pelo empresário Paulo Baron, uma quebra na dinâmica no sexto episódio. A banda tem uma ligação com o passado de Orlando Custódio, e um embate gera momentos de tensão. O lado emotivo e o lado racional entram em confronto. Com determinação renovada, Orlando passa por cima dos impasses e vai ao encontro da banda. No decorrer do episódio, no palco, a atitude e força do trio ao vivo passa por cima de tudo e todos. Entre os convidados que abrilhantam o episódio, está o mundialmente renomado produtor e guitarrista Roy Z.

O episódio sete começa com Orlando Custódio o Garimpeiro do Rock, peregrinando nos redutos musicais de São Paulo, enquanto Paulo Baron está em Las Vegas, em uma reunião com Phil Carlson, lendário empresário que entre as bandas que trabalhou, está o AC/DC. “Eles têm que estar lá fora em algum lugar. Tem que haver um Jimmy Page, um Robert Plant por aí. Reuni-los ao mesmo tempo e no mesmo lugar que é a coisa difícil”, pontua. A banda destacada aqui é o Corazones Muertos.

A carioca Gangrena Gasosa, com forte apelo visual e música forte e cheia de identidade, fisgaram sua atenção de Orlando Custódio. A partir daí, ele vai de encontro ao empresário Paulo Baron, para que ambos conhecessem mais a fundo esse trabalho peculiar. Como cenário do enredo, participações especiais de figuras como Jimmy London, do Matanza Ritual, e Henrique Fogaça (Oitão), e belíssimos e importantes cenários turísticos e culturais da cidade, como o Circo Voador. O artista internacional que dá as caras é Mark Schmier, do Destruction, que mostra toda sua sinceridade ao analisar – positivamente – a música da Gangrena Gasosa.

A descoberta do capítulo nove é a caxiense Two Step Flow, um duo enérgico e que conquistou O Garimpeiro do Rock, que dá início ao enredo, que conta com participações especiais de figuras como Kiko Loureiro (ex-Megadeth e ex-Angra, atualmente em prestigiada carreira solo), que compartilha sua história e experiência, ampliando a visão de como funciona o mundo da música. Ao final do capítulo, ele avalia a obra do conjunto gaúcho. As fotos do consagrado fotógrafo das estrelas, Mark Weiss, ilustram uma parte crucial do episódio.

Seguindo a indicação do guitarrista e compositor Rafael Bittencourt (Angra), o Garimpeiro do Rock Orlando Custódio ruma para Belo Horizonte, para conhecer a Medjay, banda de heavy metal, e então dar início a saga do episódio. Altos e baixos se seguem na sequência das cenas, com momentos de tensão e outros mais leves. No fim, o resultado é a celebração da música.

E por fim, o último episódio reforça o amor a música, a seriedade do trabalho dos protagonistas, em uma narrativa envolvente, cheia de momentos tensos e também com muito bom humor. A parte visual é calcada em cenários fantásticos e uma visão cinematográfica que amplifica o conteúdo. O Garimpeiros do Rock marcou o nome na televisão brasileira por levar ao Rock a uma posição de destaque na grande mídia nacional. Todos ganham.

Convidados

Como mostra este episódio, o Garimpeiros do Rock conta, além dos protagonistas, por uma grande variedade de convidados nacionais e internacionais. No decorrer da temporada, integrantes de bandas como Ratt, Twisted Sister, Scorpions, Megadeth, Ratt, Angra, Destruction, Quiet Riot, Massacration, Foreigner, Matanza Ritual, Plebe Rude, Raimundos, Jeff Scott Soto, Rafael Moreira, Titãs, Biquini, Jota Quest, Lobão, Tarja, Roy Z, Dennis Ward (produtor), Henrique Fogaça (MasterChef), Régis Tadeu, Branco Mello, Liminha, Helinho Pimentel, Ney Matogrosso e Phil Carlson (Atlantic Records), que assinou artistas como Led Zeppelin, AC/DC, entre outros tantos, se fazem presentes.

Orlando Custódio e Paulo Baron passaram por nove estados brasileiros, e com rigidez e amor a música, vão guiando esses futuros rockstars na busca por atingir seus objetivos, e mapeando os diferentes estilos de rock existentes. O Garimpeiros do Rock, além da exibição no Canal Bis, também está disponível na plataforma de streaming Globoplay.

Horários de exibição no Canal BIS:
Terça-feira – 19h
Sábado – 22h29 (reprise)
Segunda-feira – 02h22 (reprise)

Fique por dentro de todos os detalhes do Garimpeiros do Rock no site oficial www.garimpeirosdorock.com.