Há dois anos, a comunidade metal perdia um dos seus mais importantes representantes. Vinnie Paul, baterista do Pantera, morria aos 52 anos vítima de um ataque cardíaco durante a noite, enquanto dormia e o mundo vive sem ele.
Paul formou o Pantera junto com seu irmão Dimmebag Darrell nas guitarras, em 1981, numa formação ainda diferente da que viria a ser conhecida mundialmente e também em uma sonoridade distante do que ficou conhecido,sem saber o furacão que viriam a ser nos anos 90, mas com um foco e intenção. Em 88, após lançar três discos, se juntava aos irmãos e o baixista Rex Brown, o vocalista Phil Anselmo, lançando o disco “Power Metal“, mas foi em 90 que a banda teve o seu boom, com “Cowboys From Hell“. Daí em diante a banda virou um fenômeno que revolucionou o thrash metal, e lançaram ao todo 5 discos de estúdio.
Porém, em 2003, após conflitos internos, a banda acabou se desfazendo e um ano mais tarde, os irmãos traziam ao mundo o Damageplan, um projeto totalmente novo, com uma sonoridade distante do Pantera, mas mantendo todas as qualidades da dupla em sua sonoridade. Mas em 2004, de forma abrupta as atividades foram encerradas, Vinnie passou pelo trauma de ver seu irmão sendo baleado no palco durante um show da banda, onde um homem entrou na casa de show disparando contra os músico, atingindo Darrell que morreu na hora.
Após a tragédia, o baterista se desligou da música por algum momento, se tornando alguém mais recluso, mas com o incentivo de seu amigo Zakk Wylde, foi cogitada a volta de Paul ao mundo da música, e com isso surgia o Hellyeah, em conjunto com o ex vocalista do Mudvayne, Chad Gray.
Mais uma vez, a nova empreitada se diferenciava dos projetos anteriores e trazia um novo momento para o baterista que voltou a se empolgar com shows e conseguiu fazer o que sabia fazer de melhor.
O estilo de Vinnie era marcado pela agressividade que tocava, a agilidade e os ótimos grooves, principalmente em conjunto com seu irmão.
Mas em 22 de junho de 2018, a estrada chegava ao fim e ele partia desse mundo para se reunir com seu irmão em outro plano, mas deixando um longo legado para aqueles que o seguiram, seja fosse em qual projeto fosse, sua marca estava lá e sua história continua até hoje influenciando vários nomes da bateria, que trazem tanto o Vinnie Paul ou o Pantera como suas maiores influências.