Em um entrevista ao The Metal Circus, o baterista do Slipknot, Jay Weinberg, falou sobre como foi substituir Joey Jordison, membro fundador da banda e pelo qual os fãs tinham um carinho especial. Ele diz:
“Eu não diria que estava pisando em ovos. Para mim, eu entendi meu papel no contexto de uma banda mudando sua dinâmica dramaticamente, trabalhando em novas músicas sem dois de seus membros fundadores (além do baterista Joey Jordison, o baixista Paul Gray que havia falecido). Isso foi imenso passo para uma banda que já existia há quase 20 anos ou algo assim, não era como pisar em ovos, porque eu sabia o papel que estava entrando para fazer.
“Eu não estou nessa banda há tanto tempo, então foi muito aprendizado. E ainda hoje, eu abordo essa banda com olhos abertos e ouvidos abertos, porque acho que todos os dias estou aprendendo mais e mais. E todos os dias, penso, como um indivíduo e talvez como um coletivo, nós chegamos cada vez mais perto de entender o potencial do que a banda realmente tem.
“Então, não, não piso em ovos, porque eu tinha muito a trazer e muito a provar – não ao público. Eu não me preocupei com isso, porque não posso controlar isso – não consigo controlar como um público que escuta aceitará novas músicas do Slipknot que são minhas primeiras músicas tocando com a banda ou o que for; não posso controlar como alguém vai reagir a isso, mas eu tinha muito a provar a mim mesmo, a muitos novos colegas de banda que, por qualquer motivo, eles eram atraídos pela minha atuação e que me pediram para fazer parte da banda por um motivo.
“Senti meu papel, tive que liderar com confiança. Eu estava tipo, ‘estou aqui para tocar música com esses caras, e eles gostam, então eu vou gostar.’ E qualquer que seja o papel que esteja dentro da banda, não foi pisar em ovos, porque eu tinha que realmente … eu tinha que aparecer todos os dias. E com o tempo, isso não muda, mas eu tinha que aparecer todos os dias e explodir as portas do lugar, ou pelo menos tentar. Eu tive que comunicar aos meus novos colegas de banda que eles tomaram a decisão certa. E isso é algo que eu sinto muito fortemente até hoje. Eu assumo meu papel dentro da banda, muito levemente – eu levo isso muito a sério – porque isso significa muito para mim, e eu entendo que isso significa muito para outras pessoas, porque antes de me juntar a essa banda, essa banda significava muito para mim, então eu entendo como o público do Slipknot percebe a banda e faz dela parte de suas vidas também. Então eu entendo essa dinâmica.
“Começando com ‘The Grey Chapter‘ e depois tocando 200 shows e depois trabalhando em outro álbum que se tornou ‘We Are Not Your Kind‘, e depois tocando em muitos shows que conseguimos tocar até que fomos forçados a não tocar mais nenhum. Eu realmente tinha que trazer o meu tudo todos os dias.
“E estar trabalhando em novas músicas e dando o meu próprio tipo de opinião sobre o que posso fazer na composição de uma música do Slipknot foi importante para mim, porque não vou imitar ninguém, não vou tentar ser qualquer outra pessoa, porque isso vai parecer falso. E eu não estou interessado nisso, e meus colegas de banda não estão interessados nisso. Então, acho que o que descobrimos foi que havia um som novo e empolgante que existia na dinâmica entre nós, e que aconteceu através do trabalho em músicas nas quais eles estavam trabalhando antes de eu entrar na banda, e quando trabalhamos juntos em colaborações, isso provocava músicas como ‘The Negative One‘ e ‘Custer‘, coisas assim Isso foi emocionante.
“Eu acho que era o oposto de pisar em ovos. Eu acho que era, tipo, ‘eu tenho que chutar a porta todo maldito dia.’ Era menos pressão para ser conservador sobre as coisas e mais pressão para ser enfático sobre as coisas e ser, como, excessivamente expressivo, e ser como, ‘Eu tenho que convencê-lo, meus novos colegas de banda, de que você fez o papel. escolha certa.’ Isso foi muito importante para mim e continua sendo importante até hoje.”
Jay já ocupa o posto de baterista do Slipknot há seis anos, tendo lançado até então dois discos com a banda. A entrevista pode ser vista abaixo.