Os efeitos da pandemia do novo coronavírus são vários. Um dos setores bastante atingidos pelos fatos é o do entretenimento, principalmente os shows. Bandas vem lançando novos materiais, porém, estão impedidos de fazerem turnês de divulgação destes mesmos, e este é o caso do Katatonia, que recentemente lançou o disco “City Burials“, mas não pode realizar nenhum show. O vocalista Jonas Renkse, em entrevista ao MetalSucks Quarantine Podcast , falou que se as coisas não melhorarem, ele pensa em arrumar um “emprego normal”:
“Bem, é difícil para mim entender a coisa toda agora. Estamos tão acostumados a que tudo continue como normal e tudo esteja bem. Então agora, quando começamos a ver a escala maior das coisas, é meio esmagador.
“É claro que isso afetará nossa banda de várias maneiras. Não sendo possível fazer turnês, tocar shows, temos que confiar nas vendas de álbuns, que todos sabemos que não é realmente o que qualquer músico confiaria hoje em dia.
“Eu não sei cara, temos que esperar e ver. Dentro de um ano, se pudermos voltar à turnê, espero que ainda sejamos uma banda. Caso contrário, apenas temos que … não sei, tenho que aprender … tenho que conseguir um emprego de verdade. ” (risos) “Eu acho que a banda é nossa renda há pelo menos dez anos, então parar de fazer isso agora será um grande golpe para o nosso pequeno universo que criamos e que conseguimos viver. Não ficamos ricos com isso, mas podemos pagar as contas e adoramos fazer turnês, adoramos ir lá e representar os álbuns que criamos.
“No momento, é difícil prever o que vai acontecer e até mesmo visualizar todo o cenário daqui a alguns meses. Pode ser muito diferente.”