Em 18 de agosto de 1998, exatos 22 anos, o Korn lançava seu terceiro disco, “Follow the Leader“, disco este que representa vários marcos para a banda e para seus fãs.
A banda havia despontado com o disco homônimo em 94, que trouxe uma explosão sonora, praticada de forma densa e com letras tão fortes que causaram espanto ao ouvinte, e até certa estranheza, principalmente sua faixa final, “Daddy“, onde o vocalista e compositor Jonathan Davis, relata um abuso sexual e no final explode em um choro. Em seguida, o não menos furioso “Life is Peachy” surge e traz a banda com sangue no olho, em faixas rápidas, cheias de groove, agressividade e outro encerramento fortíssimo com “Kill You“.
Era o momento da banda alçar os voos mais altos, para seu terceiro álbum, decidiram não ter como produtor, Ross Robinson, que esteve por trás dos dois trabalhos anteriores, mesmo que ele estive envolvido como preparador vocal de Davis. Trouxeram Steve Thompson e Toby Wright, este último responsável posteriormente por “Carnival of Souls” do Kiss e o disco homônimo do Alice in Chains. O Korn entrou em estúdio no início daquele ano, em meio a gravações agitadas que envolviam algumas boas doses de álcool e drogas e sexo no meio do estúdio.
As artes gráficas para o disco e também para o vídeo de “Freak on a Leash“, foram criadas por Todd McFarlane, o criador do Spawn, que após conhecer a banda na trilha sonora do filme do personagem, acabou criando algum conhecimento e foi requisitado para o feito, que mostra crianças brincando de amarelinha a beira de um precipício.
A empreitada trouxe algumas participações especiais, como a do rapper Ice Cube, que se tornou amigo da banda e também do vocalista do Limp Bizkit, Fred Durst. Contendo 25 faixas, sendo as 12 primeiras, espaços de 5 segundos que formam um minuto de silêncio, em homenagem ao garoto Justin, que morreu vítima de um câncer no estomago e como último desejo, quis conhecer a banda.
Finalmente lançado, o disco catapultou a carreira do Korn de vez na cena mundial. Na sua primeira semana, do disco venceu 268 mil unidades e liderou quatro paradas musicais. O vídeo de “Freak on a Leash” foi massivamente repetido na MTV, ao ponto de receber uma “aposentadoria” da emissora, junto com o parceiro, “Got the Life“, outro single do disco, além de ainda receber 9 indicações no “MTV Music Awards“, carregando dois prêmios, e receber também um Grammy. Além de também fecharem um acordo com cifras bem grandes com a marca de calçados Puma, deixando assim de lado um ex contrato com a Adidas. E mesmo com toda essa pompa, a banda não perdeu sua identidade, pois suas letras fortes e contando sobre traumas, desajustes sociais e a melancolia, se mantiveram ali, principalmente na carga da última música, “My Gift to You“.
O trabalho recebeu as certificações:
5× Platina RIAA
3× Platina Music Canada
3× Platina ARIA
Platina RMNZ
Ouro NVPI
Ouro BPI
Sendo extremamente bem recebido pela crítica especializada, arrancado os mais variados elogios e sendo um verdadeiro turbilhão junto aos fãs, “Follow the Leader” se tornou o ponto definitivo na carreira do Korn, os fazendo se tornar um dos maiores fenômenos da música pesada dos anos 90 e os transformando em uma das atrações principais da edição de 99 do “Woodstock” em um show emblemático, além de também dar seguimento à um festival capitaneado pelo próprio Korn, o “Family Values Tour“. O disco ganhou uma mini turnê comemorativa em 2018, com direito a visuais da época de Jonathan Davis.
Apenas um ano depois, o sucesso era de vez decretado com o disco seguinte, “Issues“, que repetiu a feita, mas aí já é história para um outro momento.
FORMAÇÃO:
Jonathan Davis: vocais/gaita de fole
Brian Head Welch: guitarra/backing vocals
James Munky Shaffer: guitarra
Reginald Fieldy Arvizu: baixo
David Silveria: bateria
TRACKLIST:
01 – It’s On!
02 – Freak on a Leash
03 – Got the Life
04 – Dead Bodies Everywhere
05 – Children of the Korn
06 – B. B. K.
07 – Pretty
08 – All in the Family
09 – Reclaim My Place
10 – Justin
11 – Seed
12 – Cameltosis
13 – My Gift to You
Lançado pela Epic Records.