Morreu nesta segunda feita (6), o famoso compositor Ennio Morricone, conhecido por suas trilhas sonoras para o cinema, principalmente no “spaghetti western“. Uma de suas composições mais famosas faz parte da grande trilogia “Três Homens em Conflito”, “Por um Punhado de Dólares” e “Por Uns Dólares a Mais, ambos com a direção de Sergio Leone e  Clint Eastwood como o protagonista. 

Mas Morricone foi além e foi inspiração para vários artistas dentro do seguimento rock/metal, sendo alguns, o Ramones, Bruce Springsteen, Dire Straits, Roger Waters e Radiohead, mas um em especial tinha uma ligação mais forte, o Metallica. A banda usou o tema “The Ecstasy of Gold” na abertura de seus shows nos anos 80, vindo a gravar posteriormente uma versão própria do tema. 

James Hetfield comentou: Originalmente, tínhamos uma fita realmente terrível como introdução. Apenas o som de um coração com a batida ficando mais rápida. Lixo. Então, nosso agente na época teve a ideia de substituí-la por ‘The Ecstasy Of Gold’. E na primeira vez que usamos, algo aconteceu. Isso nos preparou para a noite e deixou os fãs animados.

Morricone faleceu aos 91 anos de idade, após um período internado num hospital, depois que sofreu um acidente em sua residência vindo à quebrar o fêmur. O compositor participou de mais de 500 trabalhos, divididos entre cinema e TV. 

O compositor escreveu o seu próprio obituário, deixando sua despedida. Leia em seguida:

“Ennio Morricone está morto. Anuncio a todos os amigos que sempre estiveram próximos de mim e também aos que estão um pouco distantes e os saúdo com muito carinho.

Impossível nomear a todos. Mas uma lembrança especial vai para Peppuccio e Roberta, amigos fraternos muito presentes nos últimos anos de nossa vida. Há apenas uma razão que me leva a cumprimentar todos assim e a ter um funeral privado: não quero incomodá-los.

Saúdo calorosamente Inês, Laura, Sara, Enzo e Norbert por terem compartilhado grande parte da minha vida comigo e com minha família. Quero lembrar com carinho as minhas irmãs Adriana, Maria, Franca e seus entes queridos e que elas saibam o quanto eu as amava.

Uma saudação completa, intensa e profunda aos meus filhos Marco, Alessandra, Andrea, Giovanni, minha nora Monica e aos meus netos Francesca, Valentina, Francesco e Luca. Espero que eles entendam o quanto eu os amava.

Por último mas não menos importante (Maria). Renovo a você o extraordinário amor que nos uniu e que lamento abandonar. Para você, o adeus mais doloroso.”