Ontem foi um dia ruim, eu gostaria de dizer, extremamente ruim para o cenário Nacional do Heavy Metal, já que diversos eventos que movimentariam o cenário Nacional, de uma forma ou de outra, foram cancelados pela Mosh Productions, que, de acordo com a Nota Oficial enviada a todos da Imprensa Nacional, culpou um dos Headliners dos eventos, os britânicos do Venom Inc. de não ter entregue uma documentação necessária para a vinda da banda ao país. Deixaremos abaixo, sem nenhuma ALTERAÇÃO à nota que nos foi enviada pelas Assessorias de Impresa da Mosh Productions.
“Banda britânica seria headliner de três eventos no Brasil este mês; documentos necessários para entrada no país não foram entregues pelo grupo
A Mosh Productions anuncia o cancelamento da turnê da banda britânica Venom Inc., que estaria nos festivais Armageddon Metal Fest, Mosh Metal Fest e Hell’O’rizonte Mosh Fest, com datas programadas para o fim do mês de abril. Os três festivais foram adiados para 2023.
A banda Venom Inc. não apresentou comprovante de vacinação, documentos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estrangeiros que pretendem vir ao Brasil. Lembramos que não é permitida a entrada no país sem estes comprovantes de imunização contra o Coronavírus. Além disso, os passaportes não foram apresentados.
Nas redes da produtora foi postado o seguinte comunicado: “Por motivos de falta de comunicação e pela não apresentação da documentação necessária para entrada no Brasil, é que nós da Mosh Productions estamos cancelando a turnê do Venom Inc. programada para o fim de abril”.
A nota explica o motivo do cancelamento com o grupo, pela falta de documentos: “Foram incansáveis e infrutíferos e-mails solicitando o envio da documentação da banda Venom Inc., que fazem com que a Mosh Productions venha por meio desta oficializar cancelamento dos shows com a banda acima citada por descumprimento da entrega de documentação. O grupo, faltando menos de 10 dias úteis para o embarque, não cumpriu com sua obrigatoriedade de fornecer os documentos dentro de um prazo hábil e razoável para emissão de aéreas, vistos de trabalho e demais reservas. Com este cancelamento, temos que informar que os festivais serão obrigados a serem adiados para 2023 em virtude deste fato.
Em breve faremos os anúncios das novas datas dos três festivais e dos novos headliners. Todos os ingressos comprados anteriormente para estes três eventos continuarão válidos para 2023”.
Portanto, os festivais Armageddon Metal Fest, Mosh Metal Fest e Hell’O’rizonte Mosh Fest serão realizados posteriormente, em 2023, com outras atrações. A turnê com o Venom Inc., por sua vez, está cancelada definitivamente.
A nota finaliza falando de outros shows que serão afetados pelo adiamento dos festivais: “Além destes três festivais, este impasse ocasiona o cancelamento do side show com as bandas Krisiun e Garotos Podres no Desgraça Pouca É Bobagem de abril, em Curitiba; além da turnê da banda Cérebro de Galinha, programada em função desses festivais””.
Ok, essa foi a posição da Produtora dos eventos, culpando Tony Dolan e sua trupe por isso ter ocorrido, sendo que ontem mesmo, vimos uma enxurrada de postagens na página de um dos produtores, ligado à Mosh Productions, e se vocês estão esperando prints e nomes envolvidos, não iremos dar o nome e nem colocar prints do mesmo aqui, pois fofoca não é o nosso ramo, mas voltando ao assunto, diversas acusações iam e voltavam, tanto do lado da Mosh Productions como do lado do Venom Inc.
A banda entrou em contato com o Editor Ricardo Batalha, da Roadie Crew e passou para ele o seguinte posicionamento(que você também encontrará aqui).
“O promotor cancelou na segunda-feira, quando o passaporte para Mantas foi devolvido. Ao invés de seguir em frente decidiu não comprar as passagens” diz Tony Dolan.
“O promotor está fazendo confusão desde que agendou o ‘Armageddon’ (festival), que ele remarcou para este ano e nos perguntou. Dissemos que tudo bem, sem problemas. Então, há algumas semanas ele me enviou mensagens perguntando se poderíamos fazer em 2023 e eu falei que poderíamos fazer. Faz tempo que ele está sabendo que esta banda está vacinada e temos os comprovantes. No caso do Nasty Savage, a banda saiu porque eles são antivax. Além disso, não é exigido visto de trabalho para tocar no Brasil. Tivemos um atraso de passaporte para Mantas, que estávamos esperando para que fosse devolvido a ele pelo Governo, fato que ocorreu na manhã da última segunda-feira, duas semanas antes dos shows. Porém, em vez de comprar voos, o promotor decidiu cancelar tudo e nos culpou, dizendo que somos antivacina, não temos visto de trabalho etc. São afirmações para disfarçar e desviar sua decisão de mudar (DE NOVO!) os festivais para 2023 – ele implorou isso a mim algumas semanas atrás e eu disse tudo bem. Por isso, venho aqui me desculpar por esta confusão. Eu tenho muitos amigos pessoais no Brasil há anos. Veja, eu tenho São Paulo tatuado na minha pele. Nós até iríamos apresentar uma música que estará em nosso próximo álbum pela primeira vez a vocês. Jamais iríamos criar este tipo de problema”, completou Dolan.”
E aqui temos a posição da banda acusando a produção do evento de também ter descumprido com a sua parte nisso tudo.
Mas, vamos pensar friamente, não estamos aqui para achar o culpado, vejo que isso é um tópico abrangente demais, colocar a culpa, ou a responsabilidade de um infortúnio ocorrido no “colo” de somente um dos lados. Em meu entendimento, os dois lados tem suas razões e motivos para acreditarem estarem certos, sendo que eu proponho aqui um pensamento: quem sai perdendo com isso tudo??
Então, eu fiquei ontem e hoje pensando calmamente, lendo e relendo o que a produtora mandou e quem perde primeiro é a produtora, por ter três eventos, com nomes de peso como Krisiun e Garotos Podres em outros nomes da própria Produtora, o Prejuízo Financeiro e Psicológico no qual isso causa e logicamente os fãs, que agora irão ter uma “senhora” dor de cabeça para começar o processo de resgate de ingressos, valores e afins, porquê venhamos e convenhamos todos nós, isso é super chato.
Perde demais também a banda, já que ela perde a chance de reencontrar os seus fãs no local, perde a chance de fazer uma nova Tour pelo nosso país e poder angariar, quem sabe novos fãs e assim expandir a sua base em Território Nacional, perde também a chance de com novos fãs, novas vendas de merch e mais certeza de shows com um público cada vez mais renovado, poderíamos pensar assim.
Perceberam que a minúscula palavra FÃ aparece nos dois lados da moeda?? É bem simples, porque é sempre o consumidor avído pelos shows e por querer ver um festival que vai perder, independente do que ocorra nos bastidores, os fãs, de uma forma ou de outra são sempre aqueles que são os maiores prejudicados. Mas por quê falamos isso?? Bem simples, esses festivais movimentariam todo o cenário Nacional, pois os fãs adiaram compromissos, marcaram viagens, compraram ingressos, reservaram hotéis e muito mais para comparecer a qualquer evento e faltando pouco, terá a dor de cabeça de reaver valores, desmarcar(ou remarcar) as reservas, entre outras coisas, então o maior perdedor é, impreterivelmente, sempre o FÃ. Esperamos que a Mosh Productions consiga se acertar em todos os problemas e bem como o Venom Inc com os seus, mas deixamos aqui é os votos de força aos FÃS que estavam programados para os eventos, que infelizmente não os terão.