Os mundialmente renomados ícones do Death Metal americano, o NILE, retornam em 2024 com seu tão aguardado décimo ataque mortal, intitulado “The Underworld Awaits Us All”, que será lançado em 23 de agosto pela Napalm Records. No Brasil, o álbum estará disponível pela parceria entre a Shinigami Records e o selo austríaco.
Ostentando um tecnicismo hermético e uma brutalidade implacável, o novo álbum leva as habilidades de cada membro do NILE – o fundador e guitarrista Karl Sanders, o mestre de bateria George Kollias, os vocalistas e guitarristas Brian Kingsland e Zach Jeter e o baixista Dan Vadim Von – o mais longe possível, tanto na parte artística quanto na performance.
Mais uma vez produzido e gravado nos Serpent Headed Studios, do próprio Sanders, em Greenville, Carolina do Sul, a banda recrutou novamente Mark Lewis, que já tinha trabalhado com a banda no álbum “Vile Nilotic Rites” de 2019, para a mixagem e masterização.
E para comemorar o anúncio, o NILE lançou o primeiro single do álbum, chamado ‘Chapter for Not Being Hung Upside Down on a Stake in the Underworld and Made to Eat Feces by the Four Apes’, acompanhado de um videoclipe oficial. Com gritos e vocais guturais de arrasar, a faixa é uma serra sinuosa de um Tech-Death brutal que cita o Livro dos Mortos egípcio.
Assista ao vídeo aqui:
Sobre a nova faixa e o vídeo, Sanders comentou: “‘Chapter for not being Hung Upside Down’ é uma das nossas faixas favoritas do novo álbum. É muito divertida de tocar, desafiadora e imprevisível, mas com uma vibração contagiante, brutal e desenfreada que, tenho certeza, será uma explosão no mosh pit durante os shows ao vivo. Estamos muito felizes por trabalhar com Tom Flynn no vídeo dessa música. Ele é um visionário com ideias incrivelmente criativas e um cara muito legal de se trabalhar. Estamos muito animados para que as pessoas vejam o que ele preparou para esse vídeo”.
Já sobre o álbum, Sanders disse: “Estamos muito felizes por compartilhar com os fãs o décimo álbum do NILE. Trabalhamos horas extras para tornar esse álbum o mais matador possível, porque sentimos sinceramente que os fãs mereciam nossos melhores esforços. O submundo espera por todos nós e nós os veremos lá [NdT: jogo de palavras com o título do álbum “The Underworld Awaits Us All”]“.
A alucinante arte de “The Underworld Awaits Us All” foi mais uma vez imaginada e criada por Michał “Xaay” Loranc e faz referência ao ciclo da vida e ao julgamento no final da mesma.