Honesto com seus fãs, como sempre.

 

Blaze Bayley é um dos verdadeiros sobreviventes do metal. Após deixar a excelente banda Wolfsbane para enfrentar toda pressão do mundo no Iron Maiden após a saída de Bruce Dickinson, ele fez o que pode e mesmo sem ter culpa acabou sem cerimônia sendo despedido pela banda após cinco anos. Seus dias com Maiden tiveram uma resposta mista dos fãs – pesando para o lado negativo – mas é uma verdade também que os dois álbuns (“The X Factor” e “Virtual XI“) continham ótimas faixas.

A verdade é que o Iron Maiden não era o lugar para Blaze, mas nem por isso ele pode ser taxado como um cantor ruim. Muito pelo contrário. Por conta própria, Blaze começou a se estabelecer como artista solo e a produzir a música que ele ama. Este álbum foi gravado no final de uma grande turnê europeia em 2019 e mostra trabalhos solo de Blaze e algumas faixas dos tempos de Maiden escolhidas na medida certa.

Posso definir esse disco ao vivo em uma palavra; Honesto. Ninguém dirá que Blaze é o melhor cantor do mundo, pois ele não é mesmo. Ele tem seu próprio estilo particular e um alcance bem limitado, o que lhe custou o emprego na donzela de ferro, mas ele se entrega no que faz com a alma.

Das dezoito músicas, distribuídas em dois discos, apenas quatro são dos anos no Maiden: “Virus“,“Futureal”, a épica “The Clansman” e o hit “Man On The Edge “. Duas músicas são do álbum solo de estreia de Blaze, a faixa-título “Silicon Messiah“, e possivelmente a melhor música que Blaze já fez, “Stare At The Sun“. Ainda temos “The Day I Fell To Earth” que termina em uma jam da banda que não ficou algo chato e as outras onze músicas são todas da trilogia iniciada em” Infinite Entanglemen “.

Em resumo, é um disco ao vivo, AO VIVO. Sem remendos, sem produção exagerada, sem truques, sem promessas. Apenas um punhado de boas músicas sendo interpretadas de uma maneira honesta por bons músicos. Se você, como eu, também já teve a oportunidade de estar presente em uma das muitas vezes que Mr. Bayley se apresentou por nossos palcos, sabe o que eu estou dizendo.

Este álbum captura um momento da longa carreira do cantor que realmente deve ser comemorada e registrada. Então faça um favor ao heavy metal e compre o CD, divirta-se com a música e mantenha o Mr. Bayley na estrada que ele tanto ama. Como ele próprio costuma dizer, ser independente é ser bancado pelos fãs. Blaze é um cara muito gente fina e manter pessoas como ele na ativa é uma questão de honra. A música agradece.

Nota: 4/5

Banda:

Karl Schramm – baixo

Martin McNee – batera

Chris Appleton – guitarra

Blaze Bayley – vocais

Setlist:

  1. The Dark Side Of Black
  2. A Thousand Years
  3. Dark Energy 256
  4. The World Is Turning The Wrong Way
  5. Human
  6. Together We Can Move The Sun
  7. Solar Wind
  8. Virus [Iron Maiden cover]
  9. Life Goes On
  10. Fight Back
  11. Silicon Messiah
  12. The Day I Fell To Earth
  13. Eagle Spirit
  14. Calling You Home
  15. Stare At The Sun
  16. Man On The Edge [Iron Maiden cover]
  17. Futureal [Iron Maiden cover]
  18. The Clansman [Iron Maiden cover]