Escolhas corajosas.
Menos de um ano após lançar seu segundo álbum chamado de “Furyborn“, a banda capitaneada pela vocalista Caterina Nix apresenta um novo trabalho. O EP com quatro faixas contém versões para músicas originalmente gravadas por Sting, Bruce Dickinson, Faith No More e Duran Duran. Diferente do que muitos acham, gravar uma cover de uma banda famosa não é simplesmente reunir o pessoal e sair tocando, demanda muito trabalho e se esse grupo/artista for de um estilo completamente diferente do seu, por ter certeza que o esforço será dobrado. Claro, isso se quiser um resultado satisfatório, pois comparações serão inevitáveis.
Sendo assim a escolha pelas faixas para as releituras, sempre serão um desafio e nesse caso específico com nossos vizinhos chilenos, não faltou coragem e ousadia. A começar pela curiosa opção por Sting e a canção que leva o nome desse lançamento. Tendo como convidados especiais o vocalista Zaher Zorgati da banda tunisiana Myrath e o rolo compressor Mike Terrana na bateria, a versão, com uma produção primorosa, ficou com as características comuns dentro do Symphonic Metal utilizadas pelo Chaos Magic em seu material próprio e explorou muito bem o dueto entre Caterina Nix e Zorgati. Segundo a cantora, essa foi a sua primeira escolha ao decidir gravar esse trabalho.
Em seguida um dos maiores clássicos dentro da carreira solo do Mr. Air Raid Siren, “Accident Of Birth“. O peso do rife de Adrian Smith foi mantido, mas a banda optou por deixar o refrão um pouco mais melódico. O que foi uma boa jogada, pois combinou perfeitamente com o registro vocal de Caterina. Já “Ashes to Ashes” do Faith No More recebeu uma roupagem um pouco mais moderna, mas sem perder a essência da original gravada por Mike Patton e companhia.
E para fechar uma escolha bem surpreendente, assim como a interpretação de Caterina. Acompanhada no inicio apenas pelo piano, ela consegue transmitir muito sentimento e sua performance cresce junto com instrumental conforme ele vai ficando mais pesado criando uma atmosfera única para a canção da banda inglesa Duran Duran. Segundo a própria cantora, a intenção era tornar essa cover “em algo muito especial em uma versão de metal sinfônico, combinando vulnerabilidade e poder”. E acredito que obtiveram sucesso e o trabalho de Catarina ficou realmente incrível.
A respeito de covers, eu particularmente acho muito interessante ouvir releituras de músicas já consagradas por outros nomes, principalmente quando a banda não se limita fazer uma mera cópia ou algo descompromissado demais, o que pode irritar uma legião de fãs. No caso do Chaos Magic, as escolhas foram ecléticas e a produção foi de muito bom gosto. Caterina Nix e sua banda realmente levaram a sério o desafio e fizeram um ótimo trabalho. Confira.
Nota: 4/5
Tracklist:
- Desert Rose com a participação de Zaher Zorgati e Mike Terrana (originalmente gravado por Sting)
- Accident Of Birth (originalmente gravado por Bruce Dickinson)
- Ashes to Ashes (originalmente gravado por Faith No More)
- Ordinary World (originalmente gravado por Duran Duran)
Chaos Magic:
Caterina Nix: Vocais
Nasson: Guitarras, Baixo, Teclado
Mario Torres: Guitarra
Carlos Hernández: Bateria
Músicos convidados:
Zaher Zorgati: Vocais (em Desert Rose)
Mike Terrana: Bateria (em Desert Rose)