“Muito promissor”
A banda catarinense Ignited foi formada em 2017 pelo guitarrista Dalton Castro e pelo baterista Maurício Velasco, com o intuito de apresentar um heavy metal energético e com boas melodias. No mesmo ano a line-up foi completada por Denis Lima nos vocais e Sama Benedet no baixo. Entre os meses de abril e agosto de 2019 a banda esteve no Estúdio Fusão para a gravação do disco “Steelbound”, contando com Thiago Bianchi, ex-vocalista do Shaman, na produção, mixagem e masterização. Para a arte do material o quarteto contou com o trabalho de Gustavo Sazes, artista que já trabalhou com nomes como Manowar e Arch Enemy.
As características do Ignited são calcadas no puro heavy metal tradicional como mostra o cartão de visitas “Ignition”, que abre o disco. As pitadas de Judas Priest são muito mais perceptíveis nas pauladas “Pain” e “Steelbound”. O contraste vocal proposto nessas duas faixas segue a risca os ensinamentos do mestre King Diamond. A cozinha de Maurício Velasco e Sama Benedet é o destaque em “Living In The Dark” assim como o arrastado rife.
“Call Me To Run” possui um andamento muito ‘vivo’, que proporciona um chão firme e seguro para o vocalista Denis Lima encaixar as frases em um ótimo desempenho. Hora de quebrar o intenso ritmo com “Times”, que alterna passagens mais calmas com o peso necessário para reforçar a bela melodia. Um rife muito pesado dita o ritmo de “Ground Pounding” que sobe a cadencia do álbum e apresenta backings muito bem executados.
“Shining Void” é uma mid-ballad com passagens bem densas e uma construção muito criativa no que se refere á harmonia, que ressalta o trabalho do vocalista de maneira bem destacada e o solo de Dalton transmite a emoção que esse tipo de canção exige. “Roaring Gears” é rápida e é preciso destacar o excelente trabalho da bateria de Maurício Velasco, que espanca seu kit sem piedade alguma. O arranjo foi muito articulado e privilegiou o peso de uma forma precisa. Fechando o disco temos “Rotting” que apresenta a principio uma cadência muito incisiva, mas as variações no ritmo ao longo dos andamentos ganham força, tornando essa faixa um dos destaques de “Steelbound”.
O álbum é consistente e oferece ótimos momentos ao fã de música pesada. Os músicos do Ignited sabem bem o caminho que querem seguir e o aprimoramento virá com o passar do tempo, e com a chegada de novos trabalhos. Lembrando que o álbum “Steelbound” foi lançado via Voice Music em todo território nacional. Confira.
Nota: 3,5/5
Tracklist:
01 Ignition
02 Pain
03 Steelbound
04 Living in the Dark
05 Call Me To Run
06 Times
07 Ground Pounding
08 Shining Void
09 Roaring Gears
10 Rotting
Ignited:
Denis Lima – Vocais
Dalton Castro – Guitarra
Sama Benedet – Baixo
Maurício Velasco – Bateria
Fique ligado: