“30 anos de espera”

Iniciando uma parceria com o selo Blue Elan Records, o ex-cantor do YES, Jon Anderson, está colocando a disposição de seus fãs um material que é aguardado a um longo tempo, pois é de conhecimento geral que Anderson utilizou para criar “1000 Hands” arranjos, letras e melodias de cerca de 30 anos atrás. Essas preciosidades são do tempo que Jon estava sempre cercado por seus companheiros de YES, o baixista Chris Squire e o baterista Alan White, mas ele acabou arquivando as gravações iniciais para concentrar sua participação em sua banda principal e outros empreendimentos.

Tudo mudou recentemente quando o produtor e pianista Michael Franklin, que já havia trabalhado anteriormente em orquestrações para algumas faixas em outros trabalhos, convenceu Jon a retomar o projeto e finalmente concluir a músicas inacabadas, pois as considerava de grande qualidade. Como sabemos Jon acabou topando encarar a empreitada e ao longo de dois anos trabalhou no álbum no Franklin’s estúdio em Orlando, Flórida.

Se valendo da carta branca dada por Jon para articular a produção do álbum, Franklin recrutou vários artistas convidados para contribuir com o disco, incluindo o antigo conhecido de Jon de seus tempos de  YES, o guitarrista Steve Howe, além de outros nomes de quilate como Ian Anderson do Jethro Tull, Jonathan Cain do Journey, Rick Derringer, Steve Morse do Deep Purple, Jean-Luc Ponty entre outros.

Jon continua com sua ideologia de ‘paz e amor’ com uma abordagem reflexiva da vida, dos relacionamentos entre as pessoas e com todo o planeta. E em “1000 Hands” ele explana suas convicções e ideias, como na faixa “Activate“, que conta com o instrumental estelar proporcionado por  Ian Anderson na flauta e uma parceria imponente nas guitarras com Steve Morse e Pat Travers. Outro destaque do álbum é a faixa “1000 Hands (Come Up)” onde encontramos a participação do já falecido baixista Chris Squire (na verdade ele é um dos três baixistas da faixa) que torna a música muito especial para os fãs do YES.

Em um álbum de Jon Anderson já sabemos que entre as músicas vamos ouvir algumas limpas e revigorantes, como “Ramalama“, que possui aquela melodia edificante, perfeita para o timbre de voz calmo e sereno de Jon. Já se você procura uma faceta diferente do cantor, vai encontrar algo do tipo em “Makes Me Happy“, que poderia tranquilamente fazer parte da trilha de algum filme de animação.

Jon Anderson sempre nos proporciona ótimos discos e esse não é diferente. É um trabalho de bom gosto e muito complexo, pois foram muitos artistas participando, afinal de contas, lembre-se que Jon começou isso tudo há 30 anos e o título “1000 Hands” não foi escolhido ao acaso, como afirmou o próprio Jon, “… e sim pela quantidade de mãos envolvidas”. Confira.

Tracklist:

  1. Now
  2. Ramalama
  3. First Born Leaders
  4. Activate
  5. Makes Me Happy
  6. Now Variations
  7. I Found Myself
  8. Twice In A Lifetime
  9. WDMCF
  10. 1000 Hands (Come Up)
  11. Now And Again