“Um registro imponente”
Eu me lembro muito bem de quando ouvi pela primeira vez o Kamelot. Tinha feito uma compra em uma loja na Galeria do Rock e por cortesia ganhei o álbum “Eternity”, isso no já distante ano de 1995. Confesso que não fiquei nem um pouco impressionado com aquele CD, que acabou se candidatando a ficar na prateleira pegando pó e acreditava que a banda seria apenas outra comum e que em pouco tempo eu nem me lembraria mais dela. Mas o tempo provou o quanto eu estava enganado e a entrada do monstro Roy Khan mudou completamente a estória. A banda cresceu, evoluiu e se especializou em performances teatrais com muita dramaticidade, emoção e talento. Além é claro de álbuns cada vez mais consistentes e criativos. A saída de Khan, que poderia ser uma punhalada em todo esse grandioso projeto não foi mortal, pois o substituto, Tommy Karevik, se mostrou tão eficaz quanto seu antecessor.
“I Am The Empire – Live From The 013” coroa anos de trabalho duro, shows imponentes e magistrais interpretações de uma banda que soube construir ao longo dos anos um caminho seguro e digno amparado pelo respeito da crítica e devoção total de seus fãs.
O álbum ao vivo foi gravado no 013 em Tilburg, Holanda, e consiste em 21 músicas. Para deixar tudo ainda mais imponente, uma verdadeira constelação de convidados especiais torna o lançamento indispensável aos fãs. Tá curioso para saber quem são os astros da música pesada que participam do álbum? Vamos lá: Lauren Hart, Charlotte Wessels, Sascha Paeth, Alissa White Gluz e Elize Ryd. O trabalho também foi capturado para os formatos DVD e Blu-ray, que incluem inúmeros extras, entrevistas nos bastidores com a banda e todos os seus convidados.
Tudo foi perfeitamente calculado por Thomas Youngblood e companhia – produção, cenário, setlist, efeitos – e só vai restar ao fã do Kamelot escolher o formato do novo álbum que ele vai querer – ou poder – adquirir. “I Am The Empire – Live From The 013” terá os seguintes formatos: Ltd. Deluxe Box (Incluindo CD, DVD, BluRay, Flag, 5 Photocards, Lanyard + AAA Tourpass e 4 Guitar Picks); Ltd. 2 LP Gatefold Marbled Blue/White + DVD; Ltd. 2 LP Gatefold Gold + DVD; 2 LP Gatefold Black + DVD; Digipak (Incluindo CD, DVD & BluRay) e Digital Album.
Os destaques do álbum? Difícil escolher em meio a tantos clássicos, mas “Sacrimony (Angel Of Afterlife)”, “Under Grey Skies” e “Liar Liar (Wasteland Monarchy)” estão entre eles com toda a certeza. “I Am The Empire – Live From The 013” sai do forno via Napalm Records e tem como data de lançamento o dia 14 de agosto. Não perca, pois se trata de um trabalho de alto nível de uma das melhores bandas da atualidade.
Nota: 4,5/5
Setlist:
CD 1
- Transcendence (Intro)
- Phantom Divine (Shadow Empire) (feat. Lauren Hart)
- Rule The World
- Insomnia
- The Great Pandemonium
- When The Lights Are Down
- My Confession (feat. Eklipse)
- Veil of Elysium
- Under Grey Skies (feat. Charlotte Wessels
- Ravenlight (feat. Sascha Paeth)
- End Of Innocence
- March Of Mephisto (feat. Alissa White Gluz)
- Amnesiac
CD 2
- Manus Dei
- Sacrimony (Angel Of Afterlife) (feat. Alissa White Gluz & Elize Ryd)
- Drum And Keys Solo
- Here’s to the Fall
- Forever
- Burns To Embrace (with Children’s Choir, including Thomas Youngblood’s son)
- Liar Liar (Wasteland Monarchy) (feat Alissa White Gluz)
- Ministrium (Shadow Key)
Kamelot:
Tommy Karevik – Vocals
Thomas Youngblood – Guitars
Sean Tibbetts – Bass
Oliver Palotai – Keyboards
Alex Landenburg – Drums
Fique ligado: