Mais um ótimo álbum de uma banda icônica.

O novo álbum de estúdio do Kansas, o décimo sexto, tem seu lançamento previsto para o próximo dia 26 de junho de 2020. “The Absence of Presence” apresenta mais uma mudança na formação com a entrada do tecladista altamente respeitado Tom Brislin, que substituiu David Manion em fevereiro de 2019. O vocalista Ronnie Platt disse que o disco mostra a banda ‘a todo vapor’ e em determinados momentos do álbum essa afirmação é bem concreta.

A faixa-título abre o trabalho apresentando Brislin com uma bela introdução e é uma música com o selo de garantia dos anos de estrada, que só bandas como Kansas podem apresentar. “Throwing Mountains” certamente está entre as músicas mais densas que a banda já gravou. A cozinha trabalha com precisão e com detalhes intrincados por toda parte. “Jets Overhead” contempla e dá mais uma vez a atenção especial ao piano antes do instrumental encorpar e ganhar as feições das grandes canções do AOR com linhas progressivas.

Propulsion 1” altera o ritmo completamente, pois é uma faixa instrumental com uma vibe positiva, que cumpre seu papel e mantém a energia do álbum. Tanto Brislin como Platt oferecem performances particularmente fortes e melancólicas na bela faixa “Memories Down The Line“, uma balada típica da conceituada banda. Já “Circus of Illusion” mostra um lado mais poderoso do Kansas. Trata-se de uma música onde é simplesmente impossível destacar apenas um ou outro elemento. A sinergia da banda flui de uma maneira tão coesa, que se torna uma forma única e predominante. Excelente canção.

O teclado interage com as guitarras de forma peculiar em “Animals on the Roof“, principalmente no forte refrão, que envolve o ouvinte completamente. “Never” é outra linda balada, que possui uma base belíssima proposta pelo piano de Brislin. Como essas bandas lendárias conseguem criar tantas melodias em um único registro?

E para fechar de maneira mítica temos a preciosidade chamada “The Song The River Sang“, que nos leva a uma nova aventura, que mais uma vez apresenta uma banda acima da média, com músicos inspiradíssimos e literalmente tornando o mundo bem melhor, pelo menos no que se refere aos nossos ouvidos.

Bom, acho que as palavras acima já são bem autoexplicativas.  É um ótimo álbum de uma banda icônica e com músicos em uma grande fase. Não tem como dar errado. Se você é fã do Kansas ou simplesmente aprecia a música bem feita, nem pense duas vezes e confira.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

1.The Absence of Presence

2.Throwing Mountains

3.Jets Overhead

4.Propulsion 1

5.Memories Down the Line

6.Circus of Illusion

7.Animals on the Roof

8.Never

9.The Song the River Sang

Kansas:

Ronnie Platt – lead vocals, keyboard

David Ragsdale – violin, guitars

Tom Brislin – keyboards

Richard Williams – guitars

Zak Rizvi – guitars

Phil Ehart – drums, percussion

Billy Greer – bass, vocals