Kreator – London Apocalypticon: Live At The Roundhouse (2020)

O monstro teutónico arrasa Londres.

O Kreator mais uma vez dá uma aula de thrash metal intransigente e brutal neste excelente disco ao vivo. E o local escolhido não é qualquer um. O The Roundhouse de Londres foi construído em 1846 como um galpão ferroviário, e na metade do século 20 se tornou um importante centro de artes cênicas e concertos. Foi o local favorito para apresentações de varias bandas desde então, como Jeff Beck, Motörhead e Ramones.

A escolha das faixas é muito sólida, e convenhamos, montar uma seleção com as opções que a discografia do Kreator possuiu não é uma tarefa das mais fáceis. Porém a banda conseguiu equilibrar entre os clássicos e as mais recentes, até por que os discos recentes são excelentes, coisa que nem todos os medalhões daquela época conseguem realizar.

Após uma introdução atmosférica, “Enemy of God” explode o cenário e é seguido intensamente por “Hail to the Hordes“. Daí não teve mais volta. Mille Petrozza incentivando a multidão no verdadeiro estilo germânico a transformar o The Roundhouse em um “massacre”, mas com muito estilo. Esta apresentação teve todo o requinte de um evento de teatral elaborado, com pausas obrigatórias entre os atos para dar ao público tempo para se recuperar e respirar.

Mas como se trata do Kreator você pode esperar energia bruta e adrenalina desenfreada no lugar de interpretações perfeitas e também uma pequena quantidade de história do metal, pois a banda ajudou a escrever várias paginas. Como não gritar e levantar as mãos ao som de “Flag Of Hate” e “Pleasure To Kill“? O auge do thrash dos meados dos anos 80 sendo relembrado pela própria banda, que soa muito mais clara, mas nem um dia mais velha.

Eu já tive a oportunidade de assistir Mille e Ventor em algumas ocasiões ao lado de diferentes asseclas, e nunca me decepcionei. Esse ‘ao vivão’ faz jus ao legado desses alemães, que já no lançamento do clássico “Endless Pain“, mostrou a poderosa cena thrash metal da Bay Area americana, que haveria competição forte chegando pelos lados do leste do Atlântico também.

Compre sem pensar duas vezes para completar sua coleção de CDs da banda e se o bolso permitir pode investir na edição tripla com DVD pois a Nuclear Blast caprichou. São mais duas pauladas para você  apreciar e destruir seu pescoço com os shows filmados no Masters of Rock em 2017 e Live in Chile de 2018.

Nota: 4,5/5

Banda:

“Mille” Petrozza – Vocais, Guitarra

Sami Yli-Sirniö – Guitarra

Christian Giesler – Baixo

Ventor – Batera

Track-list:

  1. The Four Horsemen/Choir Of The Damned
  2. Enemy Of God
  3. Hail To The Hordes
  4. Awakening Of The Gods
  5. People Of The Lie
  6. Gods Of Violence
  7. Satan Is Real
  8. Mars Mantra
  9. Phantom Antichrist
  10. Fallen Brother
  11. Flag Of Hate
  12. Phobia
  13. Hordes Of Chaos
  14. The Patriarch
  15. Violent Revolution
  16. Pleasure To Kill
  17. Apocalypticon