O melhor de dois mundos.

Já se vão quase 40 anos desde que a famosa animação canadense intitulada ‘Heavy Metal’, uma adaptação da revista em quadrinhos do mesmo nome, ganhou as telas e em sua trilha sonora contou com ícones do calibre de Black Sabbath, Blue Öyster Cult, Cheap Trick, Grand Funk Railroad, Journey entre outros. E mais uma vez uma associação entre a música pesada e os desenhos está em evidencia, mas a relação agora é com o cultuado e importante mundo dos animes japoneses, uma referencia mundialmente conhecida por seus personagens marcantes e enredos muito bem elaborados.

O desafio de dar uma roupagem mais pesada a vários clássicos do mundo dos animes foi aceito pela banda oriunda também da Terra do Sol Nascente, o Mary’s Blood. O álbum chamado de “Re>Animator” será o sexto trabalho da banda que recentemente completou dez anos de existência e mantém a mesma formação desde 2012 com Mari na bateria, Eye nos vocais, Saki na guitarra e Rio no baixo. Com influências sólidas no power e heavy metal, o quarteto não aliviou o peso na releitura das  faixas, escolhidas por elas mesmas, para compor “Re>Animator”, o que certamente vai agradar os apreciadores da boa música pesada e pode surpreender positivamente os fãs dos animes, proporcionando o melhor dos dois universos em um mesmo trabalho.

Como se percebe já pela capa do álbum as quatro integrantes da banda foram literalmente estilizadas como se fossem verdadeiras personagens de animes, o que fortalece ainda mais a proposta do trabalho. Os fãs poderão optar na hora da compra por uma versão tradicional do CD ou por uma versão limitada contendo CD + Photobook.

O álbum começa de uma forma muito significativa para nós brasileiros, com a sensacional “Pegasus Fantasy”, ou em português, “Fantasia de Pegasus”, o eterno tema de Saint Seiya dos ‘Cavaleiros do Zodíaco’. Se você estava vivo nos anos 90 e na sua cidade pegava a TV Manchete, você sabe do que eu estou falando. ‘Cavaleiros do Zodíaco’ fez um enorme sucesso aqui, sendo um dos maiores IBOPE do canal. Versões cantadas em português dos temas do anime chegaram a ganhar disco de platina e tudo o que se refere à franquia é sucesso certo nas edições da ‘Anime Friends’. A versão do Mary’s Blood é uma das melhores e mais pesadas que já ouvi, com um ritmo galopante ditado pela pancadaria proporcionada pelos bumbos de Mari. A participação do cantor Nobuo Yamada (ex-Make-up), que já esteve presente aqui em algumas edições do ‘Anime Friends’, inclusive fazendo dueto com o Edu Falaschi, dá um toque especial à faixa que vai fazer os fãs da série se emocionar.

A segunda faixa é “Kouga Ninpoucho”, tema do anime “Basilisk” e nessa musica o Mary’s Blood resolveu descer o pé na tábua em uma versão muito rápida, onde brilha a técnica da guitarrista Saki, tanto nos rifes, como no solo. Uma intro tribal apresenta “Magia”, tema de “Magical Girl Madoka Magica“. Os backing vocals realçam o trabalho da vocalista Eye, que tem uma performance fantástica, que até me faz pensar, por puro palpite, que essa música deve ter sido uma das escolhas particulares dela.

“Finale:BATTLER” (“THE AKUMA SYMPHONY SUITE number 666 in D minor”) é tema do polêmico “Terra Formars Revenge“, que anda sendo bem comentado por sua qualidade nos grupos especializados em animes. O Mary’s Blood respeitou o denso arranjo original da canção, mas sem abrir mão de dar o seu toque especial com muito peso. Em “Unravel” de “Tokyo Ghoul” o vocal à capela de Eye faz parecer, a princípio, que a versão não será muito diferente da original. Tremendo engano, pois o Mary’s Blood conseguiu transformar a música em algo tão intenso e belo, que essa deveria ser a versão principal do programa daqui em diante. Alternâncias bem colocadas nos andamentos alcançam o ápice durante o solo de Saki recheado de ‘wah-wahs’ de extremo bom gosto. Sem dúvida um dos grandes momentos do álbum.

A próxima faixa é uma das mais famosas entre as escolhidas, pois se trata de “Forever Love”, que é o tema de um dos maiores sucessos da renomada Clamp, o anime/mangá chamado “X” de 1999. A balada originalmente composta pelo líder da cultuada banda X-Japan, o famoso músico Yoshiki, ganhou um arranjo delicado, dramático, cheio de sentimento nos vocais e um instrumental esmerado. “Tamashii No Refrain” (Kouryoutaru Shinsekai) tema de “Neon Genesis Evangelion” é uma música que possui um estilo bem tradicional, um exemplo típico de aberturas de séries animadas e o Mary’s Blood não alterou muito o arranjo original, mas o talento da banda obviamente se faz notar.

O tema de “Mobile Suit Gundam SEED“, a canção “Invoke”, que em sua versão original é praticamente uma música dance, ganhou uma roupagem sintética com efeitos bem colocados e um ótimo trabalho nos vocais. O baixo de Rio fala muito alto fazendo um contra ponto ideal à guitarra de Saki. Na sequencia temos a trilha original do anime “GTO“, a música “Driver’s High”, que é uma canção meio sonsa, em minha opinião, mas nas mãos das garotas do Mary’s Blood ela ficou incrível, pois ganhou um ritmo forte e peculiar, que transformou a música em um hard acelerado, vibrante, cheio de ganchos e harmonias vocais.

A intro de “Exterminate” é feita por Eye que se utiliza mais vez do recurso à capela e no decorrer do andamento a melodia incorpora orquestrações sintéticas, ótimos rifes e faz o tema de “Senki Zessho Symphogear GX” ganhar uma versão cativante muito melhor que a original. E fechando o trabalho o tema do ótimo anime de piratas, ‘One Piece’, com a faixa chamada “We are”, que incorpora uma levada rápida no melhor estilo ska punk, realçando a relação guitarra/baixo, que ficou muito legal, umas das melhores faixas do álbum.

O Mary’s Blood realizou um excelente trabalho na escolha do repertório e principalmente em sua execução. Tenho certeza que “Re>Animator” abrirá para o Mary’s Blood novas fronteiras e as apresentará a novos fãs. E pode anotar, que os organizadores de eventos como o nosso ‘Anime Friends’ acabam de descobrir uma ótima opção para as próximas edições. Os fãs do mundo mágico dos animes e do universo da música pesada agradecem. O lançamento do CD está marcado para o próximo dia 26 de agosto via gravadora Tokuma Japan Communications. Não perca.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

  1. Pegasus Fantasy (ペガサスファンタジー)
  2. Kouga Ninpoucho (甲賀忍法帖)
  3. Magia
  4. Finale:BATTLER(“THE AKUMA SYMPHONY SUITE number 666 in D minor”)Kouryoutaru Shin-sekai(終曲:BATTLER (「悪魔組曲666番ニ短調」より)荒涼たる新世界)
  5. unravel
  6. Forever Love
  7. Tamashii No Refrain (魂のルフラン)
  8. INVOKE
  9. Driver’s High
  10. Exterminate
  11. We Are(ウィーアー!)

Mary’s Blood:

 Mari – Drums

Eye – Vocals

Saki – Guitars

Rio – Bass

Fique ligado:

https://www.facebook.com/MarysBloodOfficial/

https://marysblood.futureartist.net

@marysblood_Info