O metal tunisiano do Myrath conquista o mundo há mais de 10 anos. Eu particularmente comecei a ouvir em 2017 por influência de amigos que indicaram o som e de cara assisti ao vídeo de “Believer“, canção do álbum “Legacy“, lançado em 2016. A singularidade musical e cultural que eles apresentaram, aliado ao progressive metal, estilo que amo, me fizeram virar fã de primeira.
E comecei a procurar mais informações e para minha surpresa eles estavam longe de ser uma banda nova. Em atividades desde 2001, o Myrath lançou seis álbuns de estúdio, mas 2019 foi um ano especial para eles. Além de uma bela apresentação no Wacken Open Air, eles lançaram seu primeiro registro ao vivo, Live In Carthage, no formato CD e DVD.
A apresentação foi especial, pois o grupo estava em casa, no Cartago. O show ocorreu no Anfiteatro Romano, durante o 54º Festival Internacional de Cartago.
E o Myrath esbanja magia não apenas em seus álbuns de estúdio, como em seus shows e neste eles apresentam suas canções memoráveis, como “Duat”, “Mwrciless Times”, “Dance”, e “Tales of The Sands”.
O show teve uma superprodução, com direito a telas de fundo exibindo fotos e vídeos, dançarinas do ventre além de uma excelente qualidade de som e iluminação. Tudo perfeitamente registrado e feito aos cuidados do Myrath, que entregou um verdadeiro presente aos fãs.
O agradável som do Oriente Médio aliado ao peso do prog metal ganha um brilho espetacular com o trabalho orquestral nos teclados de Elyes Bouchoucha. A cozinha da banda feita pelo baixista Anis Jouini e o baterista Morgan Ber é matadora, mantendo um ritmo empolgante na mistura de estilos.
E a potência da guitarra de Malek Ben Arbia é uma atração à parte, de ser apreciada com os inspirados solos e riffs sensacionais. Afinal foi a sua sensibilidade como músico que moldou o som que o Myrath foi reconhecido
O excelente vocalista Zaher Zorgati esbanja criatividade vocal, com seu vocal cristalino e cheio de floreios, típicos da região oriental. Sem falar no carisma com a plateia, que animadamente interage com a banda e ele cativa naturalmente.
O Making Of do DVD, mostra uma diferenciada e interessante visão dessa produção, de como uma pequena ideia de registrar uma apresentação se transformou em uma brilhante aventura. O resultado é um DVD que consigo assistir várias vezes e sempre ficar empolgada. E é exatamente isso que espero quando acompanho o trabalho do Myrtah, que vale a pena ser admirado.
Nota: 5/5
Track List:
CD:
1. Believer (feat. Don Airey)
2. Asl (Live In Carthage)
3. Born To Survive (Live In Carthage)
4. Storm Of Lies (Live In Carthage)
5. Dance (Live In Carthage)
6. Wide Shut (Live In Carthage)
7. Merciless Times (Live In Carthage)
8. Get Your Freedom Back (Live In Carthage)
9. Endure The Silence (Live In Carthage)
10. Nobody’s Lives (Live In Carthage)
11. Duat (Live In Carthage)
12. The Unburnt (Live In Carthage)
13. Sour Sigh (Live In Carthage)
14. Tales Of The Sands (Live In Carthage)
15. Believer (Live In Carthage)
16. No Holding Back (Live In Carthage)
17. Beyond The Stars (Live In Carthage)
DVD:
1. Asl
2. Born To Survive
3. Storm Of Lies
4. Dance
5. Wide Shut
6. Merciless Times
7. Get Your Freedom Back
8. Endure The Silence
9. Nobody’s Lives
10. Duat
11. The Unburnt
12. Sour Sigh
13. Tales Of The Sands
14. Madness
15. Believer
16. No Holding Back
17. Drum Solo
18. Beyond The Stars
19. Outro
Bonus: Making-Of