O rock progressivo continua bem vivo.

No final do ano passado Mr. Wakeman lançou um álbum com canções de natal, “Christmas Portraits”, a pedido da gravadora Sony Classical Records. O trabalho teve boa repercussão, mas os fãs esperavam com ansiedade por novas músicas. E sabe, valeu a pena, pois “The Red Planet”, pode estar se colocando muito em breve ao lado de clássicos absolutos como “The Six Wives of Henry VIII” (1973) e “Journey to the Centre of the Earth” (1974).

O álbum apresenta oito faixas instrumentais inspiradas em imagens de paisagens e da geografia do planeta vermelho, Marte. Acompanhado por uma banda completa, com bateria, baixo e guitarra a cargo da ‘The English Rock Ensemble (ERE)’, que conta com o guitarrista Dave Colquhoun, o baixista Lee Pomeroy e o baterista Ash Soan. Graças a essa base sólida Mr. Wakeman tem a liberdade de desfilar uma ampla variedade de teclados, e era esse tipo de lançamento, que precisamente os fãs estavam esperando há um longo tempo.

Desde a introdução magnífica ao final épico, Rick Wakeman proporciona ao ouvinte texturas musicais envolventes, sons sintéticos e mudanças entre o clássico e o moderno, que proporcionam uma nova dimensão à sua música. Este é um álbum conceitual, que, faixa a faixa, convida o ouvinte a formatar uma estória própria, pois é um disco instrumental. E justamente por essa razão, que sua imaginação irá viajar pelo estranho e desconhecido mundo vermelho, graças ao som proporcionado por Mr. Wakeman.

Como se não bastasse a qualidade musical do trabalho a apresentação gráfica impressiona. As primeiras 1.000 unidades do LP vêm em vinil duplo vermelho de 180 gramas, assinado e numerado, com direito a capa especial no estilo “Pop-Up”. Já as 2.000 primeiras unidades da edição em CD também estão assinadas e numeradas e com o mesmo design “Pop-Up” (que você deve já deve estar se perguntando que diacho é isso, né? Eu explico, são aqueles encartes dobráveis, que ao se abrir ficam em alto relevo). Se você se animou a comprar a versão mais completa e limitada de “The Red Planet”, meus parabéns, pelo bom gosto e por ter disponível mais de 80 libras para gastar.

Se você é fã do mago dos teclados é óbvio que vai se divertir com esse lançamento, mas o álbum é altamente recomendado para todos os apreciadores de boa música. Então tudo o que você precisa fazer é colocar “The Red Planet”, fechar os olhos e deixar que a música te ajude a criar suas próprias estórias marcianas em sua imaginação.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

  1. Aseraeus Mons
  2. Tharsis Tholus
  3. Arsia Mons
  4. Olympus Mons
  5. The North Plain
  6. Pavonis Mons
  7. South Pole
  8. Valles Marineris

The English Rock Ensemble (ERE):

Rick Wakeman – Keyboards

Dave Colquhoun – Guitars

Lee Pomeroy – Bass

Ash Soan – Drums