O ano: 1989; o estilo: thrash metal; a banda: Sepultura; o disco: Beneath the Remains; o resultado: o mundo da música pesada jamais seria o mesmo.
O Sepultura em sua estreia na Roadrunner Records impactou todas as esferas possíveis no mundo do metal. “Beneath the Remains” é considerado amplamente hoje como um clássico do thrash metal, e marcou o início da trajetória que colocaria nos anos seguintes o nome do Sepultura em tal evidencia, que pode até ser comparada ao futebol canarinho em termos de repercussão mundial.
Essa edição comemorativa apresenta nove gravações inéditas de “mixdowns” tiradas das sessões de “Beneath the Remains”, no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro. Com destaques para as demos de “Lobotomy” e “Mass Hypnosis”, bem como versões instrumentais de “Slaves Of Pain” e “Sarcastic Existence”.
Mas a coisa pega mesmo com as gravações inéditas da performance ao vivo da banda em 22 de setembro de 1989 no Zeppelinhalle, Kaufbeuren na então Alemanha Ocidental. Rapaz, que show! No setlist músicas do então recém-lançado “Beneath the Remains” como “Primitive Future”,“Inner Self” e principalmente a faixa título, apresentadas de uma forma crua, mortal e direta. Ah, o Sepultura com duas guitarras era outro papo. Incluíram ainda duas faixas mais antigas, “Troops Of Doom” e “Escape To The Void”. E duas covers: “Symptom Of the Universe”, do Black Sabbath e “Holiday In Cambodia”, do Dead Kennedys. Ouvir esse show traz lembranças que não tem preço para os fãs que viveram aqueles dias de glória, acompanhando passa a passo as conquistas desses músicos, que levaram o nome do Brasil a toda parte com orgulho e capacidade.
Fundado em 1984 pelos irmãos Cavalera em Belo Horizonte, Minas Gerais, o grupo gravou dois álbuns completos, Morbid Visions (1986) e Schizophrenia (1987) antes de assinar em 1988 com a Roadrunner Records. Daí em diante foi montanha acima até atingir o topo nos anos 90. Segundo o release dessa edição comemorativa a banda já vendeu quase 20 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo mais de três milhões só nos Estados Unidos ao longo da carreira.
“Beneath the Remains” é um clássico e este lançamento especial só reforça o quanto o Sepultura é grande. E durante os anos com o clã Cavalera podemos dizer que foram gigantes. Você pode ter o LP ou CD ou nenhum dos formatos, não importa. Comprar esse disco é uma obrigação para todos que gostam de thrash metal ou qualquer estilo de música extrema. Só o disco com o show ao vivo já valeria o investimento. Compre.
Nota: 5/5
CD 1:
1.“Beneath the Remains”
2.“Inner Self”
3.“Stronger Than Hate”
4.“Mass Hypnosis”
5.“Sarcastic Existence”
6.“Slaves of Pain”
7.“Lobotomy”
8.“Hungry”
9.“Primitive Future”
10.“A Hora e a Vez Do Cabelo Nascer”
11.“Inner Self” (Drum Tracks)
12.“Mass Hypnosis” (Drum Tracks)
13.“Slaves Of Pain” (Mixdown) – Instrumental
14.“Inner Self” (Mixdown) – Instrumental
15.“Hungry” (Mixdown) – Instrumental
16.“Stronger Than Hate” (Mixdown) – Instrumental
17.“Sarcastic Existence” (Mixdown) – Instrumental
CD 2:
1.“Lobotomy” (Mixdown)
2.“Mass Hypnosis” (Mixdown)
3.“Primitive Future” (Mixdown)
4.“Beneath the Remains” (Mixdown)
Ao vivo no Zeppelinhalle:
5.“Primitive Future” – Live
6.“Inner Self” – Live
7.“Escape To The Void” – Live
8.“Sarcastic Existence” – Live
9.“Slaves Of Pain” – Live
10.“Mass Hypnosis” – Live
11.“Troops Of Doom” – Live
12.“Holiday In Cambodia” – Live
13.“Beneath The Remains” – Live
14.“Symptom Of The Universe” – Live
Sepultura:
Max Cavalera – vocal, guitarra
Andreas Kisser – guitarra
Paulo Jr. – baixo
Igor Cavalera – bateria