2025 foi um ano e tanto para a música em geral! E eu particularmente, sempre me conecto mais com o underground.

Os discos que escolhi mostram cenas e nacionalidades, justamente porque o que mais me marcou em 2025 foi essa diversidade sonora e geográfica. A banda canadense de folk The Weather Station, que roubou minha atenção de uma forma extremamente emocionante e arrebatadora mereceu seu lugar no top 1.

Do hardcore britânico, Desolated — Finding Peace, que merecia mais barulho pelo trabalho de produção incríveis; e direto ao post-hardcore japonês Asunojokei — Think of You, que tem muitas experimentações musicais híbridas e intensas, do J-Rock com o black metal, são trabalhos que recusam fórmulas prontas e apostam na originalidade, com vocais muito bons da Daiki Nuno.

Ho99o9, uma banda punk negra de New Jersey, definitivamente construiu um álbum que pode definir a carreira e consolidá-los dentro do punk. A musicalidade foi diferente de tudo que eu ouvi esse ano, com muita originalidade, a dupla introduziu uma nova plataforma pra arte.

A relevância dessas produções está na capacidade de tensionar o gênero, dialogar diretamente com uma geração mais jovem e, ao mesmo tempo, preservar uma identidade própria. Do meu ponto de vista, os trabalhos mais consistentes do período foram aqueles produzidos fora de zonas de conforto e mais próximos do risco, da experimentação e do criativo.

Baseado em choque cultural, é com destaque que eu escolho o show lotado do Sepultura na Virada Cultural de 2025, com a abertura do Dead Fish, como um dos melhores shows do ano; onde trouxe atenção à cena do rock, com uma multidão gigantesca, e comemorando 40 anos da banda com público de todas as idades, marcando um dos últimos shows da banda no Brasil.

1) The Weather Station – Humanhood

2) Desolated — Finding Peace

3) Stray from the Path — Clockworked

4) Ho99o9 — Tomorrow We Escape

5) Honningbarna — Soft Spot

6) La Dispute — No One Was Driving the Car

7) Asunojokei — Think of You

8) Psycho-Frame — Salvation Laughs in the Face of a Grieving Mother

9) Five Point Palm Exploding Heart Technique — The Storm

10) Spiritbox — Tsunami Sea

 

Show do ano – Sepultura na Virada Cultural de São Paulo