Dez datas por dez cidades em Fevereiro de 2025

Depois de 35 anos, até mesmo seus fiéis seguidores podem ter se perguntado se ainda havia algum solo sagrado para o Rotting Christ conquistar. Mas o novo álbum das lendas do black metal helênico é um testamento para uma banda que ainda está em ascensão. O Pro Xristou subiu nas paradas em todo o mundo, de sua Grécia natal até as paradas de Hard Rock da Billboard dos EUA.

Agora, o Rotting Christ está trazendo o Pro Xristou para o Brasil pela primeira vez. Os titãs gregos apresentarão o clássico instantâneo “Like Father, Like Son“, além de outras novas músicas e favoritas dos fãs de sua poderosa discografia.

Queridos irmãos e irmãs”, o Rotting Christ escreve para sua legião brasileira. “Estamos orgulhosos de retornar à sua terra em fevereiro para 10 shows em 10 cidades diferentes, do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. Apresentaremos um setlist especial só para vocês para celebrar nossos 35 anos como uma banda. Até lá… mantenham vivo o verdadeiro espírito do metal brasileiro!“.

Ingressos aqui!!

Pro Xristou Over Brazil February 2025
February 5 – Rio de Janeiro @ Clara Nunes
February 7 – Vitoria @ Correria Music Bar
February 8 – São Paulo @ Carioca
February 9 – Limeira @ Mirage
February 11 – Curitiba @ Tork n’ Roll
February 12 – Goiânia @ Bolshoi Pub
February 14 – Recife @ Armazem 14
February 15 – Fortaleza @ Complexo Armazém
February 16 – Belém @ Botequim
February 18 – Manaus @ Porão do Alemão

Pro Xristou está fadado a ocupar um lugar reverenciado na história herética do Rotting Christ. Sempre fiel ao seu nome, o décimo quarto álbum da banda – que, em inglês, significa “Antes de Cristo” – presta homenagem ao último dos reis pagãos ao oferecer mais black metal melódico, gótico e imponente.

Nosso novo álbum foi inspirado pelo poder da antiga sabedoria pagã“, diz o vocalista Sakis Tolis. “É uma homenagem àqueles que resistiram à chegada do cristianismo, que destruiu todos os valores, tradições e conhecimento do mundo antigo“.

Elogios para Pro Xristou

Outro disco absolutamente extraordinário… Mesmo depois de trinta e cinco anos alucinantes e quatorze discos, o Rotting Christ pode realmente estar no seu melhor momento” – Metal Injection (9/10)

Com o Pro Xristou, a principal banda de metal extremo da Grécia acaba de criar seu álbum mais acessível – e talvez o mais magnífico – até agora” – Metal Hammer (4,5/5)

“O Pro Xristou demonstrou mais uma vez que o Rotting Christ é um artesão do dark melodic metal e, ainda assim, um dos melhores em seu campo” – Ghostcult (8/10)

Nas catacumbas mal iluminadas do metal extremo, um nome se destaca como um monólito: ROTTING CHRIST. Sakis Tholis e seu irmão Themis começaram essa banda juntos em 1987. Nas três décadas seguintes, esses titãs gregos deixaram sua marca enegrecida em todo o mundo do metal. Eles lançaram 13 álbuns de estúdio e fizeram mais de 1.300 shows ao redor do mundo. Por baixo de todo esse trabalho duro, o Rotting Christ tem apenas uma visão – um desejo de não apenas ultrapassar os limites do metal extremo, mas de continuar se reinventando ao longo do caminho.

A evolução do Rotting Christ se desenrolou em vários capítulos distintos. Depois de começar mais perto do caos mal controlado do grindcore, eles passaram a estabelecer o som icônico do black metal helênico. Seus álbuns geralmente abraçam paisagens sonoras góticas refinadas, apenas para mergulhar de volta nas profundezas do fervor blasfemo. Cada capítulo marcou outra exploração mais aprofundada e um compromisso inabalável de ultrapassar os limites.

Mas o verdadeiro ponto de virada veio em 2007, quando o Rotting Christ assinou um acordo com a Season of Mist. Eles lançaram uma série de álbuns para a gravadora francesa que desafiaram todas e quaisquer expectativas. Da penetrante Theogonia e a grandeza sinfônica de Aelo à intensidade ritualística de Κατά Τον Δαίμονα Εαυτού, as experiências cinematográficas criadas pelo Rotting Christ se tornaram um espetáculo de atmosferas bombásticas, coros hipnotizantes e arranjos neoclássicos. O inesperado é seu modus operandi, com o uso de vários idiomas (latim, árabe, grego, inglês), bem como o uso extensivo de poesia famosa entrelaçada em sua música, como ‘The Raven’ de Edgar Allan Poe em The Heretics.

Em 2019, a jornada épica do Rotting Christ continuou com a compilação The Apocryphal Spell, que oferece aos fãs um vislumbre íntimo de material raro e inédito. Isso permitiu que eles reunissem forças, preparando-se para o lançamento de seu próximo e aguardado 14º álbum de estúdio: Pro Xristou.

Pro Xristou (‘Before Christ’ em grego) serve como uma homenagem fervorosa aos últimos reis pagãos que resistiram ao ataque do cristianismo, protegendo seus valores e conhecimentos antigos. Nesta odisseia temática, intrincadamente tecida por faixas como ‘The Apostate’ e ‘Ygdrassil’, o Rotting Christ mergulha nos legados de figuras históricas como Flavius ​​Claudius Julianus e reis mitológicos nórdicos, incorporando o poder da sabedoria pagã em face da adversidade cristã. O álbum encapsula a essência do estilo característico do Rotting Christ — melódico, mas áspero às vezes — reinventando-se mais uma vez, enquanto permanece enraizado em seu legado de 35 anos.

Rotting Christ é:
Sakis Tolis – Guitarra e Vocal
Themis Tolis – Bateria
Kostas “Spades” Heliotis – Baixo
Kostis Fouk – Guitarra