Hoje o maior nome do cenário pesado Brasileiro, o clássico Sepultura do Brasilrealizou, no Hotel Hilton, em São Paulo, uma coletiva de imprensa, aonde anunciariam algo, pois depois de 40 anos, diversos discos lançados, aventuras e desventuras pelo mundo, iriam nos falar o futuro da banda.

A banda que conta com Andreass Kisser (guitarra), Paulo Jrr (baixo), Derrick Green (vocal) Eloy Casagrande (bateria) lançou, em 2020 o Quadra, que foi eleito por muitos (eu incluso), o melhor disco do ano de lançamento, sendo que, infelizmente, foi prejudicado por conta da Pandemia da COVID-19 e dentro desse evento cataclísmico, eles se reinventaram, fazendo o projeto Sepulquarta, aonde as quartas-feiras, lançavam versões de suas músicas, com diversos convidados e o resultado é um disco incrível, que conta com participações de diversos nomes do cenário Metálico Mundial.

Ontem, uma notícia correu a Internet e não nego que foi uma notícia alarmante e triste ao mesmo tempo, o texto foi exatamente esse aqui:

A seguir, um comunicado do Sepultura para os amigos, parceiros, imprensa e, claro, para SepulNation: O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada.

Nos próximos 18 meses, vamos celebrar 40 anos junto aos nossos fãs em uma tour de despedida que vai passar por todo o planeta. Celebrar acima de tudo o presente, o hoje. Um momento muito especial na nossa rica e vitoriosa carreira.

Depois de 40 anos de altos e baixos, 80 países visitados de diferentes culturas, de diferentes visões políticas e religiosas, levando as cores e ritmos brasileiros para o mundo, mostrando um Brasil mais realista e menos caricato, mais pesado e agressivo.

Depois de lançar o Quadra, um dos melhores álbuns da nossa história. Sobreviver a uma indesejável e insana Pandemia através da SepulQuarta, uma experiência maravilhosa que virou um álbum e que nos manteve unidos e fortes seguindo em frente. Depois de mudanças e aprendizados, nós vamos parar.

A tour de 40 anos está sendo gravada e vai virar um disco ao vivo de 40 músicas registradas em 40 cidades diferentes num momento em que estamos com a mais elevada energia no palco. União e conexão total.

Estamos felizes e muito agradecidos com tudo que aconteceu na nossa história, fizemos grandes álbuns e shows, cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, ajudamos a colocar o metal brasileiro no mapa mundial e, agora, deixamos a cena com o sentimento de dever cumprido.

Temos os melhores fãs do mundo, que nos apoiam com elogios e críticas, que são exigentes e inteligentes, que evoluem junto com a banda, são sempre leais e amam verdadeiramente o Sepultura. Sem vocês nada disso seria possível. Este álbum e esta tour são para a SepulNation, nós amamos vocês! Eutanásia, o direito a morte digna. Direito de escolha de ser livre quando se nasce e quando se morre!

Bem, ter lido isso ontem deixou a internet em polvorosa, sabíamos que não era uma mensagem verdadeira, mas um anúncio dessa magnitude te leva a pensar e considerar muita coisa: o que acontecerá com o cenário se realmente o Sepultura acabar? Qual banda poderia ser aquela que cobriria essa lacuna no Brasil, para o mundo? SERÁ QUE O ROCK/METAL BRASILEIRO TEM ALGUM NOME REALMENTE DE PESO PARA COBRIR ESSE ESPAÇO?

Lógico que sim, temos nomes de peso, como Crypta, Nervosa, Angra, Krisiun, Electric Mob, Ego Kill Talent, Desalmado, LAC entre muitos outros, mas, mesmo assim, será que eles conseguirão “furar a bolha”? Essas perguntas sempre surgem, caso tal notícia seja confirmada, sendo que isso entra em um campo muito maior e com diversas variáveis em jogo, coisa no qual deveríamos considerar, mas não hoje.

Pois hoje, nosso colaborador Denis Svet está no Hotel e tem também uma Livestream no YouTube, que estará abaixo e o grande Gastão Moreira, ex-VJ da MTV e atualmente com o seu canal no YouTube, o Kazagastão, apresenta a transmissão e a Coletiva in loco.

E infelizmente nosso enviado,  Denis Svet acaba de confirmar, essa será a ÚLTIMA TOUR DO SEPULTURA, com uma turnê se iniciando em março de 2024, pelo Brasil e a banda vai parar, nas palavras do próprio Andreass Kisser: “O Sepultura vai parar, no melhor momento, sem brigas e sem problemas, uma “morte digna””

A turnê irá durar 18 meses e depois disso a banda irá encerrar as suas atividades, começando pelo Brasil, primeiro show em Belo Horizonte e passarão por 40 cidades diferentes e depois disso, a banda lançará um disco ao vivo, com músicas na tour inteira.

O lançamento será dividido, primeiro um lançamento digital, com 10 músicas e depois 40 músicas a serem lançados em um box, e a banda já tem material gravado!!

PS: LINK EM ATUALIZAÇÃO.

FOTOS POR DENIS SVET