Ao longo de uma carreira de mais de 40 anos, Steve Vai rotineiramente transformou o que parecia ser absurdamente impossível em algo muito, muito possível … e ainda muito ultrajante. De seus dias como guitarrista de “dublê” de Frank Zappa até seu trabalho solo expansivo e exploratório mais recente, Vai tem desafiado continuamente as noções de guitarra tradicional e composição – e em mais de uma ocasião até mesmo reimaginou o próprio instrumento.
O que, ele vai admitir, não é necessariamente sua intenção. “Eu não sento e digo: ‘Ok, o que posso fazer agora que ultrapassa os limites?” Vai explica sobre sua abordagem ao violão. “O que eu digo a mim mesmo é:‘ Ok, Vai – o que você vai fazer agora que vai interessá-lo, que vai fasciná-lo, e isso é diferente de tudo que você fez antes?” A resposta a essa pergunta vem na forma do mais novo e décimo álbum solo de Vai, Inviolate, um opus de nove canções que (desculpe Steve) de fato ultrapassa os limites da música instrumental de guitarra – desta vez, Vai literalmente inventou não apenas um nova guitarra, mas também uma nova técnica de tocar guitarra.
Ao mesmo tempo, Inviolate apresenta sua música mais focada, simplificada e talvez revigorante em anos. “É muito‘ Vai ’, seja lá o que isso signifique,” ele diz, e então ri. “Alguém pode ser melhor do que eu para explicar o que é isso. Mas é uma música muito honesta. Porque muitos dos meus discos são longos e tem muitos conceitos e brincadeiras com histórias. Este não tem nada disso. São nove composições instrumentais bastante densas que eu queria capturar e gravar para que eu pudesse sair por aí e tocá-las ao vivo para as pessoas”.
A abertura mesmérica do álbum, “Teeth of the Hydra”, uma composição sinuosa de fusão latina que Vai escreveu e gravou com uma guitarra personalizada única que ele cunhou a Hydra. Mas chamar a Hydra de mera guitarra é vendê-la de maneira bem curta. Construída em conjunto com os designers da Hoshino e baseada em uma ideia de “motivo steampunk” de Vai, a Hydra é uma besta de um instrumento – uma criatura de um corpo, dois cabeçotes e três braços que abrange, entre outras coisas: guitarras de sete e 12 cordas; um baixo de quatro cordas; cordas de harpa simpáticas; pescoços sem fretless; single-coil, humbucking, piezo e captadores de sustentação; pontes tremolo flutuantes e hardtail; divisores de fase; e muito, muito mais. “É uma máquina incrivelmente construída”, diz Vai. “Eu disse ao pessoal da Hoshino:‘ Tudo o que vocês acham que é convencional, não façam isso ’. Esta foi uma oportunidade de exercitar a criatividade brutal. E eles foram além. ”
Assim como Vai em sua performance. Ao longo da faixa, ele emprega toda a gama de tons e timbres da Hydra para criar uma parte de guitarra que soa, em sua expansividade e expressividade, positivamente viva. “O interessante sobre a música e o violão é que tudo veio ao mesmo tempo”, diz Vai. “Foi uma daquelas inspirações‘ invioláveis ’- bum!”
Dito isso, ele continua, “Eu sabia que precisava criar algo com a Hydra que soasse como uma verdadeira peça musical. Não poderia ser apenas uma novidade. Porque se você soubesse o que minhas mãos estão fazendo e como estou usando minha mão esquerda para criar frases que funcionam quando não consigo pegar uma nota porque minha mão direita está em outro lugar … meu Deus. Mas a peça finalizada precisava se sustentar sozinha. Não pode soar como se eu estivesse apenas tentando fazer malabarismos.”
Ao longo de 2021, várias dessas composições foram compartilhadas publicamente. Vai compôs e gravou a música “Knappsack”, após sua cirurgia no ombro, numa época em que seu braço direito estava em uma tipoia (ou, como seu cirurgião, Dr. Knapp, chamou, uma “mochila”), e assim foi capaz usar apenas a mão esquerda ao tocar a peça. Ele lançou um vídeo de performance com uma mão que pode ser visto aqui:
Como “Knappsack”, Vai lançou “Candle Power” e um vídeo performático acompanhante no início de 2021. Mas ele acrescentou um pouco mais à versão que aparece em Inviolate, com uma faixa de bateria recém-gravada pelo colega ex-aluno de Zappa, Terry Bozzio (para isso final, outros craques que deram uma mãozinha ao disco incluem os baixistas Bryan Beller, Philip Bynoe e Henrik Linder, o tecladista David Rosenthal e o baterista Vinnie Colaiuta).
Ou sugerir “Apollo in Color”, onde o alvorecer de Vai é executado em sua guitarra Ibanez PIA (a primeira aparição do modelo recém-projetado em um álbum de estúdio Vai, é importante notar) são cercados por filigranas de som tocadas em todos os tipos de cordas exóticas instrumentos. Em essência, tudo se resume a encontrar sua própria voz, e então ter a coragem e convicção de seguir seus instintos musicais e criativos onde quer que eles o levem – algo que Vai nunca se envergonhar ao tocar. “Uma das melhores coisas sobre o violão é que você não precisa ser um virtuoso para expressar sua visão criativa”, diz ele. “Quer dizer, Bob Dylan toca guitarra perfeitamente bem para sua expressão. John McLaughlin também. Você só precisa decidir quanta técnica deseja ou precisa para chegar lá. Por mim, saí da rampa querendo e precisando de tudo. Então, quando se trata de minha música, não sinto que tenho que provar nada ou me conformar com nada. Eu adoro pensar em ideias criativas e, em seguida, usar qualquer habilidade que tenho para manifestá-las.”
“Uma inspiração inviolada é aquela que chega até você completamente pura”, explica Vai. “Parece quase completo, e há um reconhecimento de que é o certo para você – perfeitamente certo para você. Não há desculpas nisso. Não há fantasia nisso. Há apenas um reconhecimento de ‘sim’. E então você captura isso de uma forma que seja autêntica para sua criatividade única. Esperançosamente, foi isso que eu fiz com este álbum.”
Tracklist de Inviolate
1 – Teeth Of The Hydra
2 – Zeus In Chains
3 – Little Pretty
4 – Candlepower
5 – Apollo In Color
6 – Avalancha
7 – Greenish Blues
8 – Knappsack
9 – Sandman Cloud Mist
Available Formats:
Black 180gr LP
Marble LP (webshop exclusive)
CD
Digital
Steve Vai Online:
https://www.vai.com/
facebook.com/stevevai
instagram.com/stevevaihimself
twitter.com/stevevai
youtube.com/user/SteveVaiHimself