“Hard Rock sulista”
Reforçando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum autointitulado da banda Dangerous Toys.
“Dangerous Toys” é o álbum de estreia da banda de hard rock do Texas também chamada de Dangerous Toys e foi lançado em 9 de maio de 1989 pela gravadora Columbia. O trabalho foi gravado durante os meses de setembro e novembro de 1988 no Sound City Studios, na Califórnia sob a responsabilidade do famoso produtor Max Norman.
O Dangerous Toys foi formado em outubro de 1987 por Jason McMaster, cantor da banda Watchtower, e o guitarrista Tim Trembley da banda Onyxx. Em 1988 o “Dangerous Toys” assinou com a Columbia Records e logo em seguida Tim Trembley deixou a banda antes das sessões de gravação começaram, deixando Scott Dalhover como seu único guitarrista – o segundo guitarrista Danny Aaron esteja retratado na contracapa do álbum e seja creditado por tocando, ele não toca no trabalho. Em seu álbum de estreia homônimo a gravadora escalou o produtor Max Norman, famoso por realizar ótimos trabalhos para o Megadeth e Ozzy Osbourne. O Dangerous Toys contribuiu para uma canção na trilha sonora do filme do diretor Wes Craven de 1989 chamado ‘Shocker’, intitulada “Demon Bell“.
O LP “Dangerous Toys” gerou três singles: “Teas’n, Pleas’n” e “Scared“, ambos ainda no ano de 1989 e acompanhados de vídeos clipes; e no início de 1990 foi a vez da faixa “Sportin’ a Woody“. Os clipes de “Teas’n, Pleas’n” e “Scared” tiveram boa repercussão na MTV e ajudaram a impulsionar as vendas do disco principal, que chegou ao número 65 na concorrida parada Billboard 200. Tanto que o trabalho foi certificado com o disco de ouro em sua terra natal, com vendas superiores aos 500 mil discos comercializados.
A banda iniciou a tour de divulgação em 18 de junho de 1989 no Colorado e depois passam por outros estados locais antes de embarcar para o velho continente onde se apresentam na Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, Alemanha e Holanda. Retornam aos Estados Unidos para fechar o ano de 1989 na noite de ano novo na Long Beach Arena na Califórnia. Ao todo foram mais de 60 shows em 1989 e iniciam 1990 em 3 de janeiro na cidade de Salem, para depois seguir na estrada até o dia 7 de abril, em Ventura, completando 25 apresentações em 1990.
Este excelente álbum foi lançado aqui no Brasil fazendo parte de um pacote de discos via CBS Records chamado de ’Metal Giants Collection’, ao lado de bandas como Quiet Riot, Kreator, Riot, Sanctuary, Pretty Maids entre outras. Houve uma boa divulgação em revistas especializadas e até no programa Clip Trip da TV Gazeta com clipes das bandas entrando na programação, em especial no caso do Dangerous Toys, apenas de vídeo de “Scared” foi apresentado. O clipe de “Teas’n, Pleas’n” só seria divulgado com a chegada da MTV Brasil no final de 1990, no programa especializado da emissora, o Fúria Metal. Comprei meu LP (que saiu com encarte interno com letras e informações relevantes) em 06 de agosto de 1991 na loja Rick and Roll, já citada em outras oportunidades no nosso espaço, aqui mesmo em São Caetano do Sul.
O LP “Dangerous Toys” é um álbum com os pés bem firmes no hard rock com algumas pitadas de Southern rock. A banda mudaria um pouco seu horizonte em “Hellacious Acres” de 1991, mas esse é sem dúvida seu melhor trabalho e o que obteve mais sucesso. Faixas como “Scared“, “That Dog” e “Teas’n, Pleas’n” merecem atenção. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 9 de maio de 1989 .
Selo: Columbia (EUA/Europa); CBS (Brasil).
Produção: Max Norman.
Singles:
– “Teas’n Pleas’n” em 1989;
– “Scared” em 1989;
– “Sportin’ a Woody” em 1990.
Certificação:
– Estados Unidos, disco de ouro (+ 500 mil discos vendidos).
Dangerous Toys:
Jason McMaster – vocals
Scott Dalhover – guitar
Mike Watson – bass, backing vocals
Mark Geary – drums
Danny Aaron – guitar, backing vocals (credited, but did not play)
Additional musicians:
Paula Salvatore – backing vocals on “Feels Like a Hammer”
Tracklist:
Lado A:
1.”Teas’n, Pleas’n”
2.”Scared”
3.”Bones in the Gutter”
4.”Take Me Drunk”
5.”Feels Like a Hammer”
Lado B:
1.”Sport’n a Woody”
2.”Queen of the Nile”
3.”Outlaw”
4.”Here Comes Trouble”
5.”Ten Boots (Stompin’)”
6.”That Dog”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)