“Banda de talento”

Você já sabe. Todas as segundas uma nova dica está a sua disposição aqui no HB, que sempre tenta na medida do possível envolver todas as vertentes da música pesada. Reforçando que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum da banda Lion, intitulado “Dangerous Attraction”.

Dangerous Attraction” é o álbum de estreia lançado pela banda de hard rock/heavy metal norte americana Lion, que foi lançado em 21 de julho de 1987 pela gravadora Scotti Brothers. O trabalho foi realizado no Studio Santa Monica Sound Recorders, Santa Monica, na Califórnia, com a produção a cargo da própria banda com a assistência dos engenheiros de som Bill Freesh e Jamey Dell.

A banda, originalmente intitulada Lyon (com y), foi formada em Los Angeles em 1983 após o ex-Tytan, o vocalista Kal Swan (nascido Norman Swan) e o ex-guitarrista do Lone Star, Tony Smith se mudarem da Grã-Bretanha. A primeira formação conta com o baixista Alex Campbell e o baterista Mark Edwards, que fez parte do Steeler (a banda americana, não a alemã homônima, que tinha em suas fileiras o guitarrista Axel Rudi Pell) ao lado de Yngwie Malmsteen. Depois de começar a trabalhar nas primeiras demos, mudanças foram necessárias com Swan e Edwards recrutaram o guitarrista Doug Aldrich e o baixista Jerry Best para completar a formação do Lion (já com seu nome definitivo). Bem empresariados em 1984 o grupo fez sua estreia com a canção “Love Is A Lie“, música quem entra na trilha sonora da película ‘Friday the 13th: The Final’. Em 1985, o Lion grava “PowerLove”, um EP de seis canções lançado apenas no Japão. Depois de gravar mais um canção para uma trilha, dessa vez para a animação ‘The Transformers’, eles assinaram com a gravadora Scotti Brothers e lançam “Dangerous Attraction” em 1987. Seu próximo álbum, “Trouble in Angel City“, foi lançado pelo selo Grand Slamm em 1989, mas em setembro daquele mesmo ano um grave acidente envolvendo Edwards, que quebrou o pescoço depois de cair de um penhasco enquanto competindo em uma corrida de motocicleta, culminou com o fim da banda.

Para divulgar “Dangerous Attraction” foram lançados singles para as faixas “The Transformers (Theme)” e “Powerlove“, em agosto de 1987. “Powerlove” também teve um clipe produzido, que foi exibido em programas especializados na MTV americana na época e posteriormente nos clássicos do canal VH1. Já o trabalho principal, “Dangerous Attraction”, teve várias edições lançadas, entre elas versões americana, alemã, italiana, holandesa e japonesa em LP, CD e K7 em 1987, sul coreana em LP e CD em 1991; além de reedições japonesas em CD e LP em 1989 e 1994. As faixas “Never Surrender” e “Powerlove” fazem parte da trolha sonora do filme ‘The Wraith’ (aqui no Brasil conhecido como ‘A Aparição’), lançado em 21 de novembro de 1986 e estrelado por Charlie Sheen, Sherilyn Fenn, Nick Cassavetes e Randy Quaid.

Além de investir em trilhas sonoras para promover sua música, o Lion também caiu na estrada para tour de “Dangerous Attraction”, que incluiu apresentações no Japão, sendo a primeira em 23 de setembro de 1987 em Tóquio e nos Estados Unidos, iniciando por Pasadena em 24 de outubro de 1987.

No BrasilDangerous Attraction” só poderia ser adquirido via importação ou apelando para alguma gravação em fita K7, que poderia ser encontrada em determinadas lojas naquela época como a saudosa Rock n’Rollos na Galeria do Rock. O Lion seria mais conhecido por causa das faixas inclusas nas trolhas sonoras, isso para o ouvinte mais atento. Minha cópia, um CD da reedição japonesa de 1994 foi comprado na Empire, Galeria do Rock, em maio de 1997.

 “Dangerous Attraction” é um clássico exemplo de um disco muito bom, de uma banda muito boa, formada por músicos fantásticos, que por fatores do destino não teve o reconhecimento que merecia. Você que é atento deve ter percebido o nome Doug Aldrich na formação do Lion e se está na dúvida, sim é ele mesmo, o excepcional guitarrista do The Dead Daisies, que já fez parte da banda do mestre DIO e Whitesnake. Faixas como “Armed and Dangerous“, “In The Name Of Love”, “After The Fire”, “Powerlove” e a paulada “Never Surrender” merecem ser conferidas, você não vai se arrepender. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 21 de julho de 1987.

Selo: Scotti Brothers (EUA).

Produção: Lion.

Singles:

– “The Transformers (Theme)”

– “Powerlove

Tracklist:

1.”Fatal Attraction”

2.”Armed and Dangerous”       

3.”Hard and Heavy”         

4.”Never Surrender”        

5.”Death on Legs”   

6.”Powerlove”

7.”In the Name of Love” 

8.”After the Fire”    

9.”Shout It Out”       

10.”The Transformers (Theme)”

Lion:

Kal Swan – vocals, acoustic guitar

Doug Aldrich – guitars, backing vocals

Jerry Best – bass guitar, backing vocals

Mark Edwards – drums, backing vocals

Additional musicians:

Pat Regan – keyboards

 (Créditos das fotos: Paulo Márcio)

https://www.youtube.com/watch?v=S1k7DWpUov4

https://www.youtube.com/watch?v=S1k7DWpUov4