“O início do Ratt n’ Roll”
Sempre é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o primeiro registro do Ratt, seu EP homônimo.
“Ratt” é o EP de estreia da banda de heavy/hard americana também chamada Ratt e foi lançado em 23 de agosto de 1983, a principio selo Time Coast e posteriormente com distribuição pela gravadora major Atlantic Records. A produção foi de responsabilidade de Liam Sternberg e Mark Leonard.
Depois assinar um contrato o empresário Marshall Berle, o Ratt conseguiu gravar seu EP de estreia via Time Coast Communications nos Estados Unidos e distribuição pelo selo Music for Nations na Europa. Em 1984, a Atlantic Records remixou e relançou o EP após o sucesso do disco “Out of the Cellar“. As pernas na capa pertencem a Tawny Kitaen, a então namorada do guitarrista Robbin Crosby. Mais tarde, ela também posou na capa do álbum de 1984 da banda “Out of the Cellar“. Uma versão de “Walkin ‘the Dog” de Rufus Thomas também está incluída, presumivelmente como uma homenagem a versão do Aerosmith de 1973. A faixa “You’re in Trouble” só saiu na versão.
Desde seu trabalho de estreia o Ratt foi um alvos preferidos da da P.M.R.C. (Parents Music Resource Center), uma organização liderada por Tipper Gore, esposa de Al Gore na época senador americano. Na prática se tratava de um comitê americano formado em 1985 com o objetivo inicial de aumentar o controle dos pais sobre o acesso das crianças à música considerada violenta, o uso de drogas ou a conotação sexual através da rotulagem com o selo ‘Parental Advisory’.
Apesar de ser um EP de seis faixas, “Ratt” gerou um single de 7’’ (sete polegadas, o popular compacto) para a faixa “You Think You’re Tough” tendo a cover “Walkin’ the Dog” como sendo seu lado B. Um clipe foi gravado para promover a canção “You Think You’re Tough” (exclusiva do EP), que obteve boa repercussão na MTV, principalmente devido participações para lá de especiais de nomes como Ozzy Osbourne, Motley Crue e King Kobra. O EP auto intitulado da banda vendeu mais de 100.000 discos só nos Estados Unidos.
O Ratt cresceu em popularidade no circuito de clubes de Hollywood, L.A., esgotando vários shows nos fins de semana e explodindo nas paradas de estações de rádio locais como KLOS e KMET. Para divulgar ainda mais o EP caem na estrada entre julho e dezembro de 1983 realizando diversos shows, começando no dia 17 de julho em Pasadena até dia 31 de dezembro com um show especial para a virada de ano novo em Santa Monica. De 25 de janeiro de 1984 em diante iniciam a ‘Tour: Out of the Cellar’.
No Brasil todos os clipes do Ratt tiveram muito boa divulgação em programas especializados como o Realce da TV Gazeta-SP e Super Special da TV Bandeirantes-SP. O EP “Ratt” foi lançado quase que simultaneamente com o LP “Out of the Cellar”, via WEA Discos encaixado em sua Série Luxo. Comprei minha cópia na loja Rick and Roll, aqui em São Caetano do Sul-SP mesmo, em 8 de setembro de 1987.
Os primeiros álbuns do Ratt ofereciam uma combinação perfeita do heavy metal com o hard rock, com muita melodia associada a rifes matadores, e o EP “Ratt” marcou o início disso tudo com então a chamada ‘Ratt n’ Roll’. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 23 de agosto de 1983.
Selo: Time Coast Communications/Atlantic (EUA); WEA (Brasil).
Produção: Liam Sternberg e Mark Leonard.
Singles:
- “You Think You’re Tough”/”Walkin’ the Dog” em setembro de 1983.
Ratt:
Stephen Pearcy – lead vocals
Robbin Crosby – lead guitar, backing vocals
Warren DeMartini – lead guitar, backing vocals
Juan Croucier – bass guitar, backing vocals
Bobby Blotzer – drums, percussion
Tracklist:
Lado A
1.”Sweet Cheater”
2.”You Think You’re Tough”
3.”U Got It”
4.”You’re in Trouble” (European-only release)
Lado B
1.”Tell the World”
2.”Back for More”
3.”Walking the Dog”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)