“Primordios do speed metal”
Você já sabe. Todas as segundas uma nova dica está a sua disposição aqui no HB, que sempre tenta na medida do possível envolver todas as vertentes da música pesada. Reforçando que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Savage Grace, “Master of Disguise”.
“Master of Disguise” é o primeiro álbum da banda americana de power/speed metal Savage Grace, lançado em 12 de setembro de 1985 pela gravadora Important Records. O álbum foi gravado no Sutton Place, durante os meses de agosto e outubro de 1984 com a produção da própria banda ao lado de James Sutton e Rick Knutson.
O Savage Grace foi formado por Chris Logue e Brian East (apelidado de “The Beast”) e seu nome original era ‘Marquês de Sade’, em uma homenagem ao aristocrata francês homônimo. Mais tarde, eles mudariam seu nome para Savage Grace, após serem notificados que já existia uma banda de rock dos anos 1970 liderada por Ron Koss se valendo da nomenclatura e com contrato vigente com o selo Warner/Reprise Records. As primeiras demos do Savage Grace foram gravadas com o irmão do então guitarrista de Ozzy Osbourne, Randy Rhoads, Kelle Rhoads, nos vocais. Foi Randy que sugeriu o nome Savage Grace para Kelle.
“Master of Disguise” é o primeiro álbum completo da banda e chamou muito atenção devido a sua controvertida capa, que retrata um policial com olhos vermelhos mantendo uma garota de topless amordaçada e algemada a sua motocicleta. O trabalho também foi gravado com apenas um guitarrista, o próprio Chris Logue. No início o Savage Grace contou por um curto período com Kurt Phillips da banda canadense Witchkiller e depois Mark “Chase” Marshall. Mais tarde, Mike Smith foi demitido após uma turnê pela Europa e Dan Finch também deixou a banda.
No Brasil o segundo trabalho do Savage Grace, “After the Fall from Grace” de 1986, foi lançado pelo selo Enigma, a mesma empresa que estava distribuindo por aqui maravilhas como Possessed, Exodus, Savatage, Living Death, Dark Angel, Nuclear Assault entre outros nomes, prestando um serviço sensacional aos headbangers brazucas, que podiam adquirir discos importantíssimos sem ter que recorrer aos importados. Já “Master of Disguise” passou batido só sendo encontrado em sua versão importada, que era muito cara. Os bangers mais duros tiveram que esperar até uma reedição em CD, via o selo francês Black Dragon Records, ser lançada na década de 90. E é justamente essa versão em CD que eu comprei na Empire Records, na Galeria do Rock, em maio de 1997. Essa edição conta com o bônus as gravações do EP de estreia do Savage Grace intitulado “The Dominatress”.
“Master of Disguise” é um clássico exemplo do som que as bandas dos anos 80 podiam produzir. Para quem viveu aquela época nenhuma novidade, é um grande disco. Mas para quem ainda vai conhecer já vou avisando, que é impossível entrar nesse nicho sem querer aprender, conhecer e adquirir mais e mais, discos e bandas como o Savage Grace. Prepare-se, pois vale a pena. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 12 de setembro de 1985.
Selo: Important Records (EUA).
Produção: Savage Grace, James Sutton e Rick Knutson.
Tracklist:
Lado A
“Lions Roar”
“Bound to Be Free”
“Fear My Way”
“Sins of the Damned”
“Into the Fire”
Lado B
“Master of Disguise”
“Betrayer”
“Sons of Iniquity”
“No One Left to Blame”
Savage Grace:
Mike Smith – vocals
Christian Logue – guitars
Brian East – bass
Dan Finch – drums
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)