“Investindo no folk”
Mais uma semana começando e como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Atrocity, “Calling the Rain”.
“Werk 80″ é o um MCD da banda de gothic metal/industrial alemão Atrocity e foi lançado em meados de 1995 por Swanlake Records/ Massacre Records. O trabalho foi gravado no B-14 Music, Waiblingen, Berlin, Alemanha e foi produzido por Alexander Krull e Torsten Hartmann.
A banda originalmente tocava grindcore e se aprimorou ao longo dos anos no death metal, isso até o álbum “Todessehnsucht” de 1992. No entanto em “Blut” (1994), seu trabalho mais bem aceito até então, eles começaram a experimentar gêneros diferentes das vertentes tradicionais do metal. Como resultado dessa forma mais ampla em sua pensamento musical, o grupo também investiu no folk com o lançamento do EP “Calling the Rain” em 1995, que conta com a participação especial da cantora de folk Yasmin Krull, irmã do líder do Atrocity, o vocalista Alexander Krull.
O trabalho também traz uma versão diferente da canção “Land Beyond The Forest”, que faz parte do álbum “Blut” e um remix da faixa título do EP. “Blut” foi o primeiro disco do Atrocity que rendeu uma repercussão mais expressiva, tanto isso que a banda se apresentou em diversas cidades em sua terra natal e países como Suíça, Holanda, Áustria e França em os anos de 1994 e 1995.
Um vídeo par a canção “Calling the Rain” foi produzido e recebeu um grande apoio por parte da gravadora Massacre Records, que elaborou um ótima distribuição, além de coloca-lo em edições espaciais em DVD promocionais. O clipe conta com a convidada especial Yasmin Krull, e vale ressaltar que essa não foi a única participação ao lado de seu irmão. Em 2010 um single promo do Atrocity chamado “After The Storm” lançado via Napalm Records reviveu a parceria.
“Calling the Rain” só foi lançado oficialmente na Alemanha, exceto por uma edição pirata russa de 2008. Ainda em 2008 o selo Napalm Records relançou o trabalho com uma faixa bônus, “Desert Land”. No Brasil os fãs tinham que apelar para os importados mesmo para poder completar suas coleções. Eu comprei minha cópia em dezembro de 1999 na loja Die Hard, na Galeria do Rock.
Vale a pena conferir esse trabalho caso você seja dessas pessoas que gosta de conhecer trabalhos mais ecléticos, pois certamente encontrará passagens muito interessantes e complemente distintas das que o Atrocity geralmente produz. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 1995.
Selo: Swanlake Records/Massacre Records (EU).
Produção: Alexander Krull e Torsten Hartmann.
Créditos:
Alexander Krull – Percussion, Vocals
Yasmin Krull – Flute, Vocals
Michael Schwarz – Drums, Percussion
Markus Knapp – Bass
Mathias Röderer – Guitar
Richard Scharf – Guitar
Thorsten Bauer – Guitar
Tracklist:
1.Calling The Rain (Video Edit)
2.Back From Eternity
3.Departure
4.Land Beyond The Forest (New Version)
5.Migrants’ Shade
6.Die Geburt Eines Baumes
7.Calling The Rain (Remix)
8.Ancient Sadness