“Um clássico do Rei”

Há exatos 43 anos a música perdia uma das suas vozes mais importantes e o mundo do rock o seu REI. Em virtude disso hoje vamos sair um pouco do nosso habitual padrão para homenagear o Rei do Rock, Elvis Presley, com o álbum That’s the Way It Is.

That’s the Way It Is is” é o décimo segundo álbum de estúdio do cantor e músico americano Elvis Presley, lançado pela gravadora RCA Records em 11 de novembro de 1970 com a responsabilidade da produção a cargo de Felton Jarvis.

O álbum consiste em oito faixas de estúdio gravadas no RCA Studio B em Nashville, entre 4 e 7 de junho, e mais quatro músicas ao vivo gravadas no The International Hotel em Las Vegas, em 11 e 12 de agosto. Seu lançamento acompanhou a estreia da película do documentário com o mesmo título: “Elvis: That’s The Way It Is“, embora não seja considerado um álbum da trilha sonora. Aqui no Brasil o filme ficou conhecido com o título de “Elvis era assim”.

Os títulos, do LP e do documentário, por serem iguais causaram muita confusão, pois muitos fãs adquiriram o LP pensando que nele estivessem somente canções ao vivo que Elvis interpretara no filme, que basicamente é um show ao vivo do cantor com imagens de bastidores. Mas é claro que para os fanáticos seguidores do Rei, o álbum poderia vir sem som que eles comprariam da mesma forma.

Antes do LP original em vinil ser lançado algumas das faixas renderam alguns costumeiros singles, afinal de contas, Elvis construiu sua muito bem sucedida carreira principalmente com compactos, assim como praticamente todos os artistas dos anos 50 e 60 e entrou nos anos 70 mantendo a mesma forma de agir.

A faixa ao vivo “You Don’t Have to Say You Love Me” foi lançada como single em 6 de outubro tendo em seu lado B, “Patch It Up“. Já “I’ve Lost You“, em uma versão de estúdio, estava nas lojas de discos desde 14 de julho de 1970 tendo “The Next Step Is Love” no seu lado B. A versão ao vivo de “I Just Can’t Believin ‘” do álbum seria lançada como um single apenas no Reino Unido, em 21 de novembro de 1971, com o lado B sendo “How the Web Was Woven”. Esse single exclusivo obteve o número seis nas paradas locais.

O LP “That’s the Way It Is is” chegou ao número 21 na Billboard 200 sendo certificado com o Disco de Ouro em 28 de junho de 1971 e depois sendo atualizado para Disco de Platina em 1978, com mais de um milhão de cópias vendidas e um dos motivos é que vários discos de Elvis tiveram um aumento significativo em suas vendas após a sua morte em 16 de agosto de 1977.

No Brasil, Elvis já era extremante famoso, mas após a sua morte a representante nacional da RCA, despejou no mercado diversos títulos do cantor entre LPs oficiais e coletâneas montadas, mantendo as prateleiras abastecidas com os discos do Rei por anos e anos. “That’s the Way It Is is“, estava entre esses lançamentos e chegou as lojas ainda antes do final de 1977, principalmente por causa da canção “Bridge Over Troubled Water“, composição original de Paul Simon, que estava entre as muitas músicas de Elvis que invadiram as rádios, tanto as FM quanto as AM, naqueles dias após a tragédia. O LP que está aqui em casa pertenceu a minha mãe, ela gostava do Elvis, e foi um presente dado por meu irmão e minha irmã. Como tem o selo e a data escrita na capa, ficou fácil descobrir que ele foi comprado no antigo magazine Jumbo Eletro aqui de São Caetano do Sul-SP, por Cr$870,00 (cruzeiros) em 11 de junho de 1981.

That’s the Way It Is is” pode ser considerado um símbolo entre os trabalhos de Elvis Presley, não por ser o melhor ou o mais importante, mas por que, de uma forma ou outra, agrega tanto o filme como o disco, que foram as duas principais maneiras de expressão do Rei do Rock. Os links estão à disposição, como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 11 de novembro de 1970.

Selo: RCA Victor (EUA); RCA (Brasil).

Produção: Felton Jarvis.

Singles:

  • “I’ve Lost You” lançado em 14 de julho de 1970;
  • “You Don’t Have to Say You Love Me” lançado em 6 de outubro em 1970;
  • I Just Can’t Help Believin’” lançado em 6 de novembro em 1971.

Certificações:

  • EUA: platina (+1.000.000);
  • Reino Unido: Prata (+60.000).

Studio tracks:

Elvis Presley – vocals, guitar

James Burton – lead guitar

Chip Young – rhythm guitar

David Briggs – piano, organ on “How the Web Was Woven

Norbert Putnam – bass

Jerry Carrigan – drums

Charlie McCoy – organ, harmonica, marimba on “Just Pretend” and “Twenty Days and Twenty Nights

Farrell Morris – percussion, vibes

Weldon Myrick – steel guitar on “How the Web Was Woven

The Jordanaires – backing vocals

The Imperials – backing vocals

Live tracks:

Elvis Presley – vocals, guitar

James Burton – lead guitar

John Wilkinson – rhythm guitar

Charlie Hodge – acoustic guitar, vocals, scarves

Glen Hardin – piano, electric piano

Jerry Scheff – bass

Ronnie Tutt – drums

Millie Kirkham – backing vocals

The Sweet Inspirations – backing vocals

The Imperials – backing vocals

Lado A

1.”I Just Can’t Help Believin’”  

2.”Twenty Days and Twenty Nights” 

3.”How the Web Was Woven”  

4.”Patch It Up

5.”Mary in the Morning”   

6.”You Don’t Have to Say You Love Me

Lado B

1.”You’ve Lost That Lovin’ Feelin’” 

2.”I’ve Lost You”      

3.”Just Pretend”       

4.”Stranger in the Crowd

5.”The Next Step Is Love

6.”Bridge Over Troubled Water”       

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)