“O poeta do rock”
O dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock, como vocês bem sabem. E para comemorar essa data, o HB tem a honra de postar em seu espaço Sugestão do Dia, um nome que não precisa de maiores introduções. Bob Dylan é uma lenda dentro do universo do rock e é com um trabalho desse ícone que vamos celebrar essa data tão significativa para todos nós que amamos todos os estilos ligados ao bom e velho rock n’ roll. E o disco escolhido por nós é o álbum “Empire Burlesque“.
“Empire Burlesque” é o 23º álbum de estúdio do cantor e compositor americano Bob Dylan e foi lançado em 10 de junho de 1985 pela gravadora Columbia Records. O trabalho foi gravado durante o período entre os meses de julho e dezembro de 1984, e março de 1985, com a produção a cargo do próprio Bob Dylan.
Antes de embarcar em uma turnê europeia no verão de 1984, Dylan havia passado uma substancial quantidade de seu tempo gravando demos de novas músicas em sua casa em Malibu, acompanhado às vezes por outros músicos. Nos ensaios para a turnê, Dylan tentou pelo menos três dessas novas canções, e ele ocasionalmente encontrava tempo para polir suas letras durante a turnê. Quando a turnê acabou, Dylan voltou para Nova York e começou a trabalhar em seu próximo álbum, que se chamaria “Empire Burlesque“. A faixa de abertura do LP, “Tight Connection to My Heart (Has Anybody Seen My Love)“, foi originalmente gravada para o LP “Infidels” de 1983 sob o título de “Someone’s Got a Hold of My Heart“. Dylan devido a sua participação no projeto ‘USA for Africa’, preferiu segurar um pouco o lançamento de “Empire Burlesque“, aproveitando assim o sucesso que o projeto obteve em prol de seu disco próprio.
“Empire Burlesque” atingiu a posição número 33 nos Estados Unidos e foi número 11 no Reino Unido. O trabalho foi certificado com o disco de OURO no Canadá, superando as 50 mil cópias vendidas e disco de PLATINA na Nova Zelândia com mais de 15 mil álbuns comercializados.
No Brasil “Empire Burlesque” foi lançado pelo selo CBS com direito a encarte envelopado interno com letras e informações pertinentes, além de outro encarte simples contendo a tradução das letras do álbum para o nosso idioma português. Na capa um selo especial indicando que se tratava de um artista do projeto ‘USA for Africa’ foi fixado, obviamente para alavancar as vendas do disco. O vídeo promocional de “Tight Connection to My Heart (Has Anybody Seen My Love)” foi exibido algumas vezes no programa Super Special da TV Bandeirantes-SP e também no Clip Clip da TV Globo/SP/RJ. Essa cópia em vinil de “Empire Burlesque” que tenho em mãos pertence a coleção de discos do meu irmão Roberto – claro que eu pedi emprestado para elaborar essa resenha – e pelo que me lembro, foi comprado logo que o LP foi lançado na segunda metade de 1985 no antigo magazine Jumbo Eletro aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP.
Bob Dylan se destacou durante toda a sua longa carreira por compor letras extremamente inteligentes e com muito conteúdo. Não é por acaso que ele é conhecido como o ‘poeta do rock’. E é com esse senhor dono de palavras tão eloquentes que comemoramos o Dia Mundial do Rock desse ano de 2021. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 10 de junho de 1985.
Selo: Columbia (EUA); CBS (Brasil).
Produção: Bob Dylan.
Certificações:
- Nova Zelândia: Platina (+15.000);
- Canadá: Ouro (+60.000).
Musicians (Track numbering refers to CD and digital releases of the album):
Bob Dylan – vocals, guitar (2, 4, 6, 8, 10), keyboards (1, 5), piano (3, 7), harmonica (10)
Peggi Blu – backing vocals (1, 4, 5)
Debra Byrd – backing vocals (5, 6)
Mike Campbell – guitar (2, 3, 6, 7)
Chops – horns (2)
Alan Clark – synthesizer (5)
Carolyn Dennis – backing vocals (1, 4, 5, 6)
Sly Dunbar – drums (1, 5, 8)
Howie Epstein – bass guitar (3, 7)
Anton Fig – drums (4)
Bob Glaub – bass guitar (2)
Don Heffington – drums (2, 9)
Ira Ingber – guitar (9)
Bashiri Johnson – percussion (2, 6, 8)
Jim Keltner – drums (3, 6, 7)
Stuart Kimball – electric guitar (8)
Al Kooper – rhythm guitar (8)
Queen Esther Marrow – backing vocals (1, 4, 5, 6)
Sid McGinnis – guitar (5)
Vince Melamed – synthesizer (9)
Jon Paris – bass guitar (4)
Ted Perlman – guitar (1)
Madelyn Quebec – vocals (3, 6, 8, 9)
Richard Scher – synthesizer (1, 5, 8, 9), synth horns (7)
Mick Taylor – guitar (1)
Robbie Shakespeare – bass guitar (1, 5, 6, 8, 9)
Benmont Tench – keyboards (2, 6), piano (4), Hammond organ (7)
Urban Blight – horns (8)
David Watson – saxophone (2)
Ronnie Wood – guitar (4)
Lado A
1.”Tight Connection to My Heart (Has Anybody Seen My Love)”
2.”Seeing the Real You at Last”
3.”I’ll Remember You”
4.”Clean Cut Kid”
5.”Never Gonna Be the Same Again”
Lado B
1.”Trust Yourself”
2.”Emotionally Yours”
3.”When the Night Comes Falling from the Sky”
4.”Something’s Burning, Baby”
5.”Dark Eyes”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)