“O poder do power canadense”
Hora de uma nova sugestão e essa é daquelas muito uteis para judiar dos seus vizinhos. Vamos lembrar que como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Exciter, Violence & Force.
“Violence & Force” é o segundo álbum de estúdio da banda canadense de speed metal Exciter e foi lançada pelo selo Megaforce Records em 1984. O álbum foi produzido pelo baterista da banda The Rods, Carl Canedy, que já havia produzido o álbum de estreia do Anthrax, “Fistful of Metal“. As gravações ocorreram no Pyramid Sound Studios, Ithaca, Nova York em novembro de 1983. O produtor executivo responsável foi Jon Zazula.
Em “Violence & Force” o Exciter manteve o padrão musical de seu trabalho anterior “Heavy Metal Maniac”, com as músicas divididas em dois grupos. O primeiro sendo totalmente voltadas para o speed metal, e o segundo grupo com músicas mais no tradicional heavy metal variando ritmos médios e mais lentos. As músicas mais rápidas são definitivamente melhores, o que é óbvio considerando que se trata de uma banda de speed metal. As composições e arranjos foram realizados pela banda e as letras pelo baterista Dan Beehler.
Para promover o álbum o Exciter realizou 36 apresentações durante o ano de 1984. A primeira em 4 de março no Le Spectrum, Montreal, QC, Canadá e a última no famoso L’Amour, Brooklyn, em Nova York. Com a exceção de duas datas na Inglaterra todas as demais se concentraram em seu país natal e nos Estados Unidos.
No Brasil “Violence & Force” foi lançado pelo selo Woodstock Discos no ano de 1986, com encarte interno com as letras e informações sobre o disco. Ele fez parte de um pacotão de discos que a conhecida loja lançou ao longo da segunda metade da década de 80 e que possibilitou a muitos headbangers ter acesso a LPs que antes eram só encontrados em versões importadas e obviamente caríssimas. Até quem estava duro, com um pouco de sorte poderia ter o seu, pois não faltavam concursos como a que a revista Rock Brigade promoveu em conjunto com a Woodstock, sorteando nada mais que 60 discos das bandas Helloween, Running Wild, e claro Exciter. Dessa vez em especial eu não dei sorte e tive que comprar a minha cópia em 5 de janeiro de 1987 na própria Woodstock, menos de um mês após a lendária visita do Exciter ao lado do Venom por nossos palcos.
O Exciter continuaria na sua cruzada em prol da música pesada em 1985 com o também excelente álbum “Long Live the Loud”, mas definitivamente foi “Violence & Force” o principal passo na carreira do furacão canadense, que graças a ele a conquista do território europeu foi concretizada. Os links estão como de costume no final da página, até a próxima.
Dados:
Lançamento: fevereiro de 1984.
Selo: Megaforce (EUA), Woodstock (Brasil).
Produção: Carl Canedy.
Tracklist:
Side heavy
1.”Oblivion”
2.”Violence & Force”
3.”Scream in the Night”
4.”Pounding Metal”
5.”Evil Sinner”
Side metal
1.”Destructor”
2.”Swords of Darkness”
3.”Delivering to the Master”
4.”Saxons of the Fire”
5.”War Is Hell”
Exciter:
Dan Beehler – vocals, drums
John Ricci – guitar, backing vocals
Allan Johnson – bass, backing vocals
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)