“Grande estreia”
Hora de uma nova sugestão e essa em especial vai judiar dos seus vizinhos. Vamos lembrar que como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Hypocrisy, Penetralia.
“Penetralia” é o primeiro álbum de estúdio da banda de death metal sueca Hypocrisy e foi lançado em 5 de outubro de 1992 via o selo Nuclear Blast Records. O trabalho foi gravado no Studio Rockshop e foi produzido por Peter Tägtgren.
Embora o Hypocrisy não tenha se formado oficialmente até outubro de 1991, tudo começou como um projeto solo de Peter Tägtgren sob o nome de Seditious. Durante o final dos anos 80 e o início dos anos 90, Peter morou nos Estados Unidos e foi fortemente influenciado pela cena death metal local. Quando retornou para a Suécia, Peter já tinha uma nova perspectiva sobre a definição de death metal e queria investir suas novas ideias em uma banda. O primeiro logo do Hypocrisy, a partir de uma ideia de Masse Broberg, foi feito por Peter Almlöf.
Para promover o álbum foram produzidos dois clipes: “Impotent God” e “Left to Rot”, ambos brutais e com uma produção bem rústica, que combinava perfeitamente com a atmosfera do cenário do death metal naqueles dias. A primeira versão de “Penetralia” e também várias reedições foram lançadas sem que as letras das músicas fossem incluídas no encarte do CD. Por falar em reedições, entre lançamentos em vinil 12’, cassetes e digipaks, alguns com bônus como as faixas “Life of Filth” e “Lead By Satanism”, o álbum já superou a marca de vinte versões diferentes.
Apenas vinte e cincos apresentações foram realizadas no período do lançamento de “Penetralia”, sendo a primeira na cidade de Ludvika, na Suécia em 6 de junho de 1992 e a última em 20 de junho de 1993 em Sint-Lievens-Houtem, Bélgica. A banda visitou os seguintes países: Suécia, Bélgica, Alemanha, Holanda, Áustria, Hungria, Dinamarca, Espanha e França.
No Brasil “Penetralia” podia ser facilmente encontrado em sua versão importada nas lojas da Galeria do Rock na época de seu lançamento, mas é possível encontrar edições com preços bem em conta nos dias de hoje, como uma versão argentina lançada pela Dynamo Records.
O Hypocrisy daria um salto de qualidade incrível com seus dois próximos álbuns “Osculum Obscenum” de 1993 e “The Fourth Dimension” de 1994. Mas tudo só foi possível graças a uma estreia marcante que “Penetralia” proporcionou. Os links estão como de costume no final da página, até a próxima.
Dados:
Lançamento: 5 de outubro de 1992.
Selo: Nuclear Blast (EU).
Produção: Peter Tägtgren.
Tracklist:
1.”Impotent God”
2.”Suffering Souls”
3.”Nightmare”
4.”Jesus Fall”
5.”God Is a Lie” (titled “God Is a…” on the back cover of the original pressing)
6.”Left to Rot”
7.”Burn by the Cross”
8.”To Escape Is to Die”
9.”Take the Throne”
10.”Penetralia”
Hypocrisy:
Emperor Magus Caligula – vocals (tracks 1–9)
Peter Tägtgren – guitar; drums (tracks 1–3, 5–8), vocals (track 10), keyboards (track 10)
Jonas Österberg – guitar
Mikael Hedlund – bass
Guests
Lars Szöke – drums (tracks 4, 9–10)