“Muitas cores e boas músicas”
Hora de mais uma dica para você caro leitor. Mas antes é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E o clássico de hoje é o álbum do KISS, Asylum, que está completando 35 anos essa semana.
“Asylum” é o 13º álbum de estúdio da banda americana de rock pesado KISS e foi lançado em 16 de setembro de 1985. O LP foi gravado entre Junho e Julho de 1985 no Electric Lady Studios e Right Track Studios, em New York City. A produção ficou a cargo de Paul Stanley e Gene Simmons.
“Asylum” é o primeiro álbum a apresentar o guitarrista Bruce Kulick como membro oficial da banda. Kulick substituiu o guitarrista Mark St. John, que participara do álbum anterior (“Animalize” de 1984) enquanto ele esteve ausente por causa de uma forte artrite nas mãos. Posteriormente, Kulick ocupou a vaga de St. John durante a maioria dos segmentos da Animalize tour. Esta nova formação do KISS com Paul Stanley, Gene Simmons, Eric Carr e Kulick duraria até a morte de Carr em novembro de 1991 e Kulick permaneceria com a banda até a reunião da formação original em 1996.
O único single do álbum foi a faixa “Tears Are Falling” que se tornou um sucesso e ingressou em três significativas paradas: nas americanas Mainstream Rock na posição número 20 e Billboard Hot 100 na posição número 51 e na britânica UK Singles Chart na posição 57. Foram produzidos clipes para as músicas “Uh! All Night“, “Who Wants to Be Lonely” e “Tears Are Falling“, que foi o mais bem sucedido, pois foi muito popular na MTV americana. Já o álbum frequentou diversas paradas como: US Billboard Pop Albums (posição 20); UK Albums Chart (posição 12); Japanese Albums Chart (posição 18) e Finnish Albums Chart (posição 1). “Asylum” recebeu discos de ouro no Canadá (+ de 50 mil álbuns vendidos) e EUA (+ de 500 mil álbuns vendidos).
A ‘Asylum Tour’ passou por Canadá, Porto Rico e diversas cidades norte americanas, totalizando 91 apresentações. A primeira ocorreu em 29 de novembro de 1985 em Lit’ Rock e a última em Pittsburgh em 12 de abril de 1986.
No Brasil “Asylum” foi lançado pela Polygram e recebeu uma boa divulgação com posters da banda sendo exibidos nas lojas de discos. Os três clipes produzidos foram muito bem veiculados em programas como o Realce da TV Gazeta-SP e Super Special da TV Bandeirantes-SP. O vídeo de “Who Wants to Be Lonely” inclusive passou no programa Fantástico da TV Globo. O LP nacional tinha encarte interno com fotos e letras das músicas. Eu comprei minha cópia na loja Belrus discos, aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP, em 20 de junho de 1986.
“Asylum” marcou uma fase em que o KISS (assim como Ozzy e outros medalhões) parecia querer aproveitar da popularidade que bandas mais novas estavam desfrutando com o público, principalmente o americano, e por isso copiou elementos visuais desses grupos. Mas independente do visual extravagante o álbum oferece momentos muito bons e marcou o inicio de uma das line-ups mais estáveis e queridas pelos fãs da banda. Os links estão à disposição como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 16 de setembro 1985.
Selo: Mercury (EUA) Vertigo(Europe); Polygram (Brasil).
Produção: Paul Stanley e Gene Simmons.
Singles:
– “Tears Are Falling” lançado 16 em setembro 1985.
Certificações:
- Canada: disco de ouro (+50,000);
- EUA: disco de ouro (+500,000).
Kiss:
Paul Stanley – rhythm guitar, vocals, bass on “Tears Are Falling”
Gene Simmons – bass, vocals
Eric Carr – drums, percussion, backing vocals
Bruce Kulick – lead guitar, backing vocals
Lado A
1.”King of the Mountain”
2.”Any Way You Slice It”
3.”Who Wants to Be Lonely”
4.”Trial by Fire”
5.”I’m Alive”
Lado B
1.”Love’s a Deadly Weapon”
2.”Tears Are Falling”
3.”Secretly Cruel”
4.”Radar for Love”
5.”Uh! All Night“
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)