“Entre safras”
Mais uma sugestão pintando no HB. Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é um álbum da ex-The Runaways Lita Ford com o álbum Stiletto.
“Stiletto” é o quarto álbum de estúdio da guitarrista e cantora Lita Ford, lançado em 15 de maio de 1990 pelo selo RCA Records. O disco foi gravado no início do ano de 90 nos seguintes estúdios: RCA Recording Studios, Nova York; Cove City Sound Studios, Glen Cove, Nova York; Horizon Studios, Connecticut e Sunset Sound Recorders, Hollywood, Califórnia, com a produção sendo realizada por Mike Chapman.
Em 1982 Lita Ford assinou com a Mercury Records e começou sua carreira solo. Seu primeiro álbum solo, intitulado “Out for Blood“, foi lançado em 1983 e foi uma decepção comercial. Seu próximo lançamento “Dancin ‘on the Edge” (1984) obteve um sucesso moderado e a popularidade da Lita começou a aumentar. O single “Fire in My Heart” alcançou o Top 10 em vários países fora dos Estados Unidos e o que proporcionou um novo contrato, dessa vez com a gravadora RCA Records.
Lita também acerta com Sharon Osbourne para gerenciar sua carreira e reapareceu com um som pop em seu direcionamento. Em 1988, ela lançou seu álbum de maior sucesso comercial, o disco “Lita”. O LP apresentou vários singles, incluindo “Kiss Me Deadly“, “Back to the Cave“, “Close My Eyes Forever” e “Falling in and Out of Love“, uma canção co-escrita com Nikki Sixx do Mötley Crüe. A balada “Close My Eyes Forever” foi gravada em um dueto com Ozzy Osbourne. Para se manter em alta Lita Ford lança em 1990 o álbum “Stiletto” e posteriormente “Dangerous Curves” (1991), que apresentou seu último single a chegar as paradas, “Shot of Poison“.
“Stiletto” gerou dois singles/clipes, para as faixas “Hungry” e “Lisa” (uma canção dedicada à sua mãe). O single de “Lisa” foi pouco divulgado, pois foi lançado apenas no Reino Unido. Já “Hungry” foi a grande aposta do disco e obteve posições nos seguintes charts: Mainstream Rock a colocação número14, UK Singles Chart a posição número 76 e na Billboard Hot 100 a posição 98. Já o álbum “Stiletto” foi posição número 52 na Billboard 200, na RPM 100 posição 54 e número 66 na UK Albums Chart. O clipe de “Hungry” foi veiculado algumas vezes no programa especializado em música pesada Headbangers Ball da MTV americana, mas não entrou na programação ‘normal’ da emissora.
Pra divulgar “Stiletto” a gravadora providenciou anúncios de página inteira nas principais revistas especializadas e Lita fez uma série de apresentações, que se limitaram ao território norte americano entre os meses de julho e agosto de 1990. O primeiro show ocorreu em 7 de julho no Summerfest 1990 em Milwaukee e o último em 7 de agosto na cidade de Buffalo.
No Brasil o LP “Stiletto” foi lançado pela Ariola/BMG com encarte interno com letras e informações ainda no ano de 1990. Diferente de seu antecessor, o álbum “Lita”, a representante brasileira não dispensou a mesma atenção ao disco “Stiletto“. O trabalho anterior de Lita foi amplamente divulgado com seus clipes passando em programas como o Clipe Trip da TV Gazeta-SP e promoções em revistas especializadas. O vídeo de “Hungry” permaneceu inédito aqui por anos, assim como o de “Lisa”. O meu LP foi comprado na Devil Discos em 29 de outubro de 1990.
“Stiletto” marcou um meio termo na carreira de Lita Ford, um álbum intermediário entre seu maior sucesso, “Lita” de 1988 e “Dangerous Curves” (1991), sendo esse período o de maior popularidade da ex-The Runaways. Os links estão no final como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 15 de maio de 1990.
Selo: RCA Records (EUA); Ariola/BMG (Brasil).
Produção: Mike Chapman
Singles:
- “Hungry/ Big Gun” em julho de 1990;
- “Lisa” / “The Ripper” em julho de 1990.
Lado A:
1.”Your Wake Up Call”
2.”Hungry”
3.”Dedication”
4.”Stiletto”
5.”Lisa”
6.”The Ripper”
Lado B:
1.”Big Gun”
2.”Only Women Bleed”
3.”Bad Boy”
4.”Aces & Eights”
5.”Cherry Red”
6.”Outro”
Band members
Lita Ford – guitar, vocals
David Ezrin – keyboards
Don Nossov – bass guitar
Myron Grombacher – drums, percussion
Additional musicians
Pablo Calagero – baritone saxophone
Richie Cannata – tenor saxophone, horns arrangements
Barry Danelian – trumpet
Kevin Osborne – trombone, backing vocals, horns arrangements
Mike Chapman, Tim Lawless, Ozzie Melendez – backing vocals
Ralph Schuckett – strings arrangements