“Em grande fase”
Como vocês bem sabem, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje vem com o icônico ManowaR, com provavelmente um dos seus trabalhos mais subestimados, o excelente álbum “Louder Than Hell“.
“Louder Than Hell” é o oitavo álbum da banda de heavy metal americana ManowaR e foi lançado em 29 de abril 1996 via selo Geffen Records. O trabalho foi gravado no Studio Haus Wahnfried, em Nova York e no SoundCastle Studios, em Los Angeles. A produção foi de responsabilidade do próprio Manowar, com auxílio do engenheiro de som Rich Breen e mixagem de George Marino.
O intervalo de quatro anos entre os álbuns “The Triumph of Steel” (1992) e “Louder Than Hell” trouxe mudanças significativas ao grupo, sendo as principais a entrada do guitarrista Karl Logan na formação, assim como a volta do baterista Scott Columbus. O ManowaR também se valeu de três composições criadas no ano de 1986 (“Brothers of Metal“, “Courage” e “Number 1“) e que ainda não tinham sido utilizadas anteriormente, o que traria um ‘felling oitentista’ bem vindo ao novo trabalho. Essas faixas aliadas a composições de extrema inspiração como “Return of the Warlord”, “The Gods Made Heavy Metal” e a paulada “The Power“, resgataram boa parte da popularidade que a banda possuía na metade dos anos 80, e por tabela angariou uma nova e maciça geração de novos fãs. Como o estilo power metal também estava em alta, principalmente na Europa, Japão e America do Sul, foi mérito do ManowaR saber se aproveitar muito bem do momento.
A gravadora Geffen apostou em muita publicidade nas diversas revistas especializadas ao redor do planeta e bancou um vídeo clipe para faixa “Return of the Warlord“, que foi um dos singles escolhidos para também provover “Louder Than Hell”. O single para a poderosa canção “Return of the Warlord” foi lançado em maio de 1996 no território europeu com duas faixas; “Return Of The Warlord” (LP Version) e “Warlord” (Live). Em agosto do mesmo ano o segundo single/EP, “Number 1”, chega as lojas com as faixas “Blood Of My Enemies” (Live) e “Kill With Power (Live)” completando o trabalho. E em março de 1997 um terceiro single, dessa vez com “Courage”/”Today Is A Good Day To Die” é lançado.
A tour para promover “Louder Than Hell” foi dividia em duas partes sendo a primeira intitulada de ‘Hell On Wheels Tour 1996’, com shows nos Estados Unidos, Argentina e Brasil, onde a banda se apresentou pela primeira vez no dia 15 de novembro de 1996 no saudoso Olympia, situado na capital paulista (felizmente eu estava lá, para ver uma excepcional apresentação). A parte europeia ficou para o ano de 1997, começando em Hanover na Alemanha em 18 de março. O giro chamado de ‘Louder Than Hell Tour‘ visitou também outras diversas cidades alemãs, alem de países como Áustria, Hungria, República Tcheca, Espanha (com várias apresentações), Suíça, Portugal, Bélgica, Holanda e Itália. A tour de muito sucesso termina em Paris, França, no dia 3 de dezembro de 1997.
No Brasil “Louder Than Hell” ficou marcado principalmente por ser o álbum da tour da primeira visita do ManowaR a nossa terrinha. A BMG/Universal lançou o CD e fez anúncios de página inteira nas principais publicações divulgando tanto o álbum como os shows da banda por aqui. A promoção foi maciça em todas as revistas e fanzines na época. O Metal Gods, por exemplo, realizou uma promo sorteando 10 CD’s entre seus leitores. Todas as apresentações foram SOLD OUT e banda ganhou muita atenção da mídia local, com entrevistas para jornais e até na MTV Brasil. O programa ‘Fúria’ (o substituto do ‘Fúria Metal’) inclusive passou diversas vezes o clipe de “Return of the Warlord” naquele período. Meu CD, importado alemão. foi comprado em 12 de maio de 1996 na loja Empire na Galeria do Rock em Sampa.
“Louder Than Hell” é um disco muito bom, tanto que trouxe o ManowaR de volta aos holofotes com faixas clássicas como “Brothers of Metal Pt. 1“; “The Gods Made Heavy Metal” e “Number 1”. A primeira passagem da banda por nosso país foi marcante e inesquecível, e álbum “Louder Than Hell” está diretamente associado a todas aquelas ótimas lembranças. Se você ainda não deu a devida atenção para esse trabalho, faça isso, pois não vai se arrepender. E se conhece, então é só por para rolar… HAIL!!. Até próxima.
Dados:
Lançamento: 29 de abril de 1996.
Selo: Geffen Records (EUA, Europa); BMG (Brasil).
Produção: ManowaR.
ManowaR:
Eric Adams – vocals
Joey DeMaio – bass, keyboards
Scott Columbus – drums
Karl Logan – guitars
Additional musicians:
David Campbell – orchestral arrangements, conductor
Tracklist:
1.”Return of the Warlord”
2.”Brothers of Metal Pt. 1″
3.”The Gods Made Heavy Metal”
4.”Courage”
5.”Number 1″
6.”Outlaw”
7.”King”
8.”Today Is a Good Day to Die”
9.”My Spirit Lives On”
10.”The Power”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)